Um bom curso online de secretariado forma profissionais essenciais para o gerenciamento de uma organização. Comete um grave equívoco quem pensa, na atualidade, que se trata de profissionais responsáveis por servirem cafezinhos, anotar recados ou atender telefonemas.
A carreira, regulamentada em 1985, tem se fortalecido a cada dia. Assim, ela tem o seu espaço no mercado de trabalho ampliado, afastando-se do perfil burocrático para se tornar verdadeiramente indispensável às empresas de sucesso.
Com efeito, este profissional detém um profundo conhecimento acerca do negócio em que atua, sendo um verdadeiro articulador. Enquanto tal, deve utilizar raciocínios analíticos e críticos para auxiliar a gestão corporativa.
À medida que este mercado está em constante expansão, empresas de todos os tipos, organizações internacionais, nacionais, privadas, públicas, de grande, médio e pequeno porte necessitam da atuação desse profissional. Afinal, ele pode contribuir significativamente para a evolução e inovação, tanto dos elementos tecnológicos quanto no relacionamento interpessoal.
Por que optar pelo curso online de secretariado?
O curso em Secretariado (de nível Superior) oferece a habilitação de bacharel, com a tendência de durar 4 anos na maioria das instituições. Há, também, o curso tecnológico, com uma duração média de dois anos.
Em algumas instituições de ensino o curso recebe a nomenclatura de “Secretariado Bilíngue” ou “Secretariado Executivo”. Ao longo da faculdade, os estudantes aprendem conceitos de Informática, Comunicação, Idiomas e Administração.
As estruturas curriculares dos cursos contam com algumas disciplinas de Ciências Humanas (como Ética, Psicologia, Recursos Humanos) e da área de gestão (Contabilidade, Economia, Finanças etc.).
É possível acessar os conteúdos do seu curso quando e onde quiser via plataformas educacionais para EAD, com downloads de materiais didáticos e videoaulas, usando ferramentas voltadas à interação com outros alunos e professores.
Ao final do curso você receberá o Diploma correspondente, válido em todo o território nacional e tendo, portanto, o mesmo valor que os diplomas obtidos em cursos exclusivamente presenciais.
Como é a carreira?
A função principal de um profissional de secretariado consiste em assessorar administradores ou executivos em suas tarefas cotidianas. Ele participa ativamente do trabalho e das decisões, auxiliando a execução de tarefas administrativas como o atendimento a clientes, agendamento ou cancelamento de compromissos, controles de saídas e entradas de documentações, organização de eventos, resoluções de problemas etc.
É imprescindível, assim, que o profissional de secretariado domine, ao menos, um idioma estrangeiro, a fim de poder dialogar com clientes externos e, também, exercer liderança sobre as equipes locais de seu escritório, incluindo auxiliares gerais, faxineiros, copeiros, motoristas, office-boys, entre outros.
O mercado de trabalho, conforme mencionado, está aberto aos profissionais que fazem cursos técnicos ou graduações na área. A distinção reside na quantidade de funções a realizar e na remuneração percebida.
As disciplinas estudadas podem variar de acordo com curso escolhido. Os técnicos, por exemplo, assistem aulas de Gestão e Contabilidade, Legislação (Laboral e Comercial), Informática (Agenda Eletrônica, Excel, Word e Windows), Inglês, Português e Comunicação e Técnicas de Secretariado.
Os cursos superiores, por sua vez, além de Técnicas Secretariais, Inglês e Português, ministram Psicologia Aplicada, Ética, Comunicação Verbal, Economia, Direito, Sociologia e, em certos casos, Espanhol.
Perfil profissional
Uma das mais importantes características profissionais do profissional de secretariado é, sem dúvida, a organização. Uma vez que é preciso trabalhar, por exemplo, com a redação de documentações oficiais, é crucial ter um bom conhecimento acerca das regras gramaticais e a norma culta Língua Portuguesa e de, ao menos, outro idioma (de preferência, o inglês).
Gostar de lidar com pessoas, atender o público e dispor de uma boa comunicação são qualidades que auxiliam significativamente suas atividades profissionais.
Quais são as características dos novos profissionais de secretariado?
Os profissionais de secretariado sempre tiveram suas imagens associados à de assessores responsáveis por atividades exclusivamente operacionais e, por vezes, até relacionadas às necessidades pessoais dos gestores ou executivos que eles atendem. Não obstante, essa profissão evoluiu junto ao mercado e às relações trabalhistas.
A figura do secretário ou secretária executiva ascendeu em relevância a partir do instante em que suas carreiras passaram a exigir uma nova gama de conhecimentos. Nos dias atuais, estes profissionais são capacitados a assumir maiores responsabilidades e a desempenhar tarefas que exigem competências específicas.
Um bom exemplo disso pode ser encontrado nas traduções e na função de intérpretes em reuniões e viagens. Confira, a seguir, algumas das ações realizadas pelo secretariado moderno:
- encontrar soluções autônomas para os mais diversos tipos de problemas;
- redigir relatórios estratégicos e com visão empreendedora;
- realizar cotações de preços junto a prestadores de serviços;
- fazer análises da concorrência;
- administrar custos e supervisionar compras de seu setor em seu segmento de atuação.
Como é o mercado de trabalho?
A despeito de o mercado encontrar-se estabilizado para esse profissional, empresas privadas de grande porte, tais como instituições financeiras e indústrias automobilísticas, contratam os profissionais de secretariado para assessorar seus altos executivos, a fim de gerenciar suas agendas, organizar as correspondências e selecionar comunicados e e-mails importantes.
Um profissional atende, de modo geral, 2 ou 3 executivos concomitantemente. Além disso, cresce, também a procura em companhias de médio porte. Nesses casos, o profissional não atua apenas junto às diretorias, trabalhando nos setores comerciais e administrativos, cuidando dos recursos humanos e da contabilidade.
A maioria das oportunidades podem ser encontradas na região Sudeste do país, onde se concentram as maiores indústrias, empresas e prestadores de serviços. Na região Sul, as ofertas de emprego também são boas, contudo, as empresas demandam que, além da fluência em língua inglesa (algo, de resto, exigido em todas as regiões), o profissional seja fluente em espanhol, para atuar em negócios que envolvem as nações do Mercosul.
Evolução do Secretariado ao longo do tempo
Devido às 2 guerras mundiais e a consequente escassez de homens trabalhadores no século passado, as empresas, com uma estrutura empresarial e/ou industrial já desenvolvida, se viram impelidas a empregar mulheres nas mais diversas áreas. De modo geral, é possível afirmar que:
- na década de 1950, as secretarias limitavam-se à execução de algumas técnicas como anotação de recados, atendimentos telefônicos, arquivos, datilografia e taquigrafia;
- na década de 1960, o início dos treinamentos gerenciais provocou mudanças no perfil de executivos e administradores. As secretárias, porém, continuaram a exercer funções meramente auxiliares;
- na década de 1970, a profissão passou a ser considerada parte integrante do desenvolvimento empresarial. A quantidade de profissionais masculinos aumentou e a atuação de profissionais masculinos e femininos passou a ser mais abrangente e dinâmica;
- na década de 1980, a renovação profissional invadiu as organizações. Desse modo, os líderes empresariais se deram conta da necessidade de promover administrações participativas em ações conjuntas de executivos e secretariado;
- na década de 1990, a busca pela excelência levou os profissionais a redimensionarem seu escopo de atuação.
Com a chegada do século XXI , o próprio mercado de trabalho espera profissionais que demonstrem habilidades inovadoras e polivalentes. Isto é, que sejam capazes de produzir lucros e resultados tangíveis, justificando a necessidade de qualificações cada vez melhores, como as oferecidas no curso online de secretariado.
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