Cursos

Curso de contabilidade online: as melhores opções

Curso de contabilidade online

A qualidade dos serviços prestados pelos profissionais de contabilidade depende, em grande medida, do nível de capacitação adquirida pelo prestador. Como você sabe, bons profissionais sempre são valorizados pelo mercado, seja qual for o contexto econômico. Nesse sentido, um bom curso de contabilidade online pode contribuir para o estudante obter uma ampla visão da área, mantendo-se atualizado e continuamente evoluindo na carreira.

Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, alguns cursos online de baixo custo ou gratuitos das mais renomadas instituições. Antes, porém, abordamos a importância de escolher uma boa formação e o papel a ser desempenhado nos ambientes profissionais. Boa leitura!

A importância de escolher um bom curso de contabilidade online

Não é necessário se preocupar com a decifração de termos como “fonte de financiamento para ativos circulantes”, “gestão de compliance” ou tantos outros que você possa se defrontar em seu trabalho diário.

As cargas horárias dos cursos que selecionamos podem, dependendo dos conteúdos acessados, variar de 4 a 280 horas. Não obstante, você se decidirá apenas no momento da inscrição. Ademais, na maioria deles, é possível iniciar seus estudos a qualquer momento.

Caso você já tenha alguma formação básica, busque por áreas para se especializar. Uma boa ideia é começar pela introdução e, posteriormente, seguir adiante se, efetivamente, a área for interessante para as suas pretensões profissionais.

O papel do profissional da contabilidade no mercado de trabalho

A contabilidade é uma fonte de informações indispensáveis para que os negócios cresçam seguros. Afinal de contas, os registros contábeis fornecem dados e informações cruciais sobre tributos, encargos, giros de capital e custos.

O reconhecimento implica, também, no preparo dos profissionais responsáveis pelo atendimento correto dos seus clientes. A confiança e o contato pessoal, bem como a visão estratégica do empreendimento, tendem a ser considerados requisitos essenciais para a consolidação de parcerias duradouras.

De fato, os serviços contábeis estão entre os mais procurados pelos empreendedores, segundo uma pesquisa recentemente efetuada pelo Sebrae. Além disso, eles são considerados um dos mais importantes quesitos para o sucesso empresarial.

Todavia, muitas empresas encerram suas atividades em, no máximo, 2 anos (de acordo com os dados da referida pesquisa) devido, principalmente, à falta de clientes, capital de giro ou problemas financeiros.

Nesse cenário, o profissional de contabilidade pode exercer funções de extrema relevância quanto à organização do negócio, sua estruturação contábil, seu planejamento fiscal e a mensuração do retorno de investimentos realizados.

Curso de contabilidade online

USP: Fundamento da Linguagem de Negócios

A USP (Universidade de São Paulo) oferece um curso online e gratuito, por meio de uma parceria firmada com a Coursera – uma plataforma internacional – chamado de “Fundamentos da Linguagem de Negócios: A Contabilidade”. O professor responsável é Edgard Cornacchione.

O curso, de modo geral, é bastante útil, sobretudo, para quem quer atuar nas esferas corporativas, apoiando a terminologia contábil dos ambientes de negócios. Ademais, o treinamento ajuda os estudantes a conhecerem os relatórios essenciais para a atuação na contabilidade de qualquer empresa.

SENAC-SP: Contabilidade Geral

O SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), de São Paulo, oferece o curso online de Contabilidade Geral, distribuído em vinte e cinco unidades tanto no interior paulista quanto na capital do Estado.

Um dos maiores objetivos deste curso é capacitar os estudantes a trabalharem na área contábil, baseando-se nas legislações vigentes e nas boas práticas contábeis. Entre os conhecimentos a serem desenvolvidos, destacam-se as técnicas necessárias para a elaboração de demonstrativos precisos e confiáveis, isto é, capazes de oferecer suporte aos processos decisórios das empresas

Ao custo de R$ 850 (que podem ser pagos, em até 4 parcelas, via cartão de crédito), são 60 horas de aula. A instituição oferece bolsas de até 50% para estudantes que se candidatem a tal benefício dentro de 60 dias antes do início das aulas.

Escrita Fiscal 2.0

Este curso é altamente recomendável aos profissionais que já trabalham na área da contabilidade. Ele é ministrado e organizado pela empresa “Contabilidade Brasil”. Antes da inscrição, é possível fazer 2 aulas grátis.

A duração total do curso é de 12 meses, sendo composto por treze módulos. Se você pensar que não terminará as aulas dentro desse prazo, não se preocupe: como é um curso vivo (atualizado à medida que há alterações na legislação), você terá condições de acessá-lo posteriormente.

Unieducar: Substituição tributária

Nesse curso, as dúvidas em relação às ST (Substituição Tributária) do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) são esclarecidas. Sem embargo, nesse regime tributário a responsabilidade pelo recolhimento e retenção de impostos é atribuída a outros contribuintes da cadeia.

A condição do Substituto Tributário também é explicada no curso, abordando os casos nos quais a legislação da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) estadual pode atribuir, a quaisquer títulos, aos depositários ou aos contribuintes do imposto, a responsabilidade pelo seu pagamento.

Na ocorrência de substituição tributária, duas modalidades são utilizadas para classificar os contribuintes:

  • Contribuinte Substituto: que recolhe e retém os tributos;
  • Contribuinte Substituído: aquele que é dispensado de sua obrigação, tendo em vista que ela ficou sob a responsabilidade do primeiro.

CFC: Programa de Educação Contábil Continuada

Foi criado, por determinação do CFC (Conselho Federal de Contabilidade), o programa obrigatório de formação contínua dos profissionais da área. Essa obrigatoriedade começou a vigorar em 2016, no mês de janeiro. Deve passar por essa capacitação todos os responsáveis por demonstrações contábeis e/ou exerçam funções de chefia ou gerência nos processos de elaboração de demonstrações contábeis.

Contadores que exercem a função de auditor também devem passar pelo curso. A NBC (Norma Brasileira de Contabilidade) é a legislação que, especificamente, regulamenta os detalhes referentes à educação profissional, tendo passado a vigorar em janeiro de 2017.

Os referidos profissionais devem, portanto, cumprir, pelo menos, 40 pontos de EPC (ou seja, Educação Profissional Continuada) a cada ano. A norma permite saber quais instituições estão devidamente credenciadas como capacitadoras, sendo autorizadas pelo CFC a manter os cursos. Cada CRC (Conselho Regional de Contabilidade), por exemplo, figura entre as entidades que possuem essa autorização.

O CRC de São Paulo é um bom exemplo, à medida que ajuda no cumprimento anual dessa obrigação, por meio de seu curso de contabilidade online que, aliás, é oferecido gratuitamente.

Deixe seu Comentário