Cursos

Curso de controlador de acesso: quais os melhores?

Curso de controlador de acesso

Fazer um curso de controlador de acesso não necessita de grandes investimentos, passar por uma prova ou ter grau de estudo elevado. Basta ter o ensino médio completo, tempo e disposição para se dedicar o curso, alguns são gratuitos.

Há um vasto mercado disponível para esse tipo de profissional, que apesar do nome mais sofisticado, é um porteiro, exerce as funções de um.

Considerando que famílias e empresas brasileiras são responsáveis por 47,9% dos gastos com segurança no país, acima dos gastos do Estado, 36,1%, percebe-se que a questão da segurança é prioritária para grande parte dos brasileiros.

Cada vez mais empresas e condomínios investem na contratação de serviços especializados em portaria, exigindo grande demanda e consequentemente necessitando de bastante mão de obra.

É onde entra os profissionais da portaria.

Outro aspecto interessante para quem pensa em investir na área é que praticamente todas as iniciativas governamentais, não importa esfera, de programa de moradia populares, prioriza prédios ao invés de casa.

Primeiro que o custo de produção é mais baixo e, segundo, possibilita que muitas famílias abriguem um mesmo espaço, pois os prédios são verticais e não horizontais. Isso contribui para otimizar espaços que já são poucos e onerosos e ajuda a evitar aglomerações desordenadas de moradias.

Ou seja, locais para se controlar acesso não vão faltar e investimento no setor vem em uma crescente há vários anos e nada indica que mudanças radicais nesse sentindo vão ocorrer em curto espaço de tempo.

As oportunidades estão presentes, basta se qualificar para agarrar a sua chance.

Abaixo apresentamos algumas opções de curso de controlador de acesso.

Confira!

O que é e o que faz um controlador de acesso?

É um nome mais garboso para porteiro, pois suas funções são as mesmas.

Controlar a entrada e saída de pessoas dentro de uma localidade, prédios, casas, empresas, verificar se as pessoas solicitando entrada têm autorização para adentrar no recinto, conferir o sistema de câmeras e certificar que tudo transcorre como o esperado, etc.

O controlador de acesso também fica encarregado de armazenar e fornecer informações que diz respeito à segurança do prédio, como o número de pessoas que entraram no local, por onde essas pessoas entraram e o horário de maior fluxo.

Também fica de anotar recados e abrir e fechar portas de acesso de veículos.

Em caso de ocorrência mais séria, ficam encarregados de chamar a polícia ou outras autoridades competentes, a depender da natureza do problema.

A média do salário de um controlador de acesso é um pouco superior a R$ 1,300. Não é necessário ensino superior para exercer a profissão, apenas um curso técnico da área que podem ser realizado sem custo e na sua casa.

Como assim?

Essas são as grandes vantagens dos cursos de ensino à distância (EAD). Nem todos são gratuitos, mas mesmos os que não são cobram valores inferiores aos cursos presenciais, porque não é necessário comparecer a uma sala física exigindo, o que exige uma estrutura adequada e custeio de água, luz, lousa, giz etc.

O curso, por se online, pode ser feito de qualquer lugar, em casa, no trabalho, até no transporte público, e pode ser acessado em qualquer horário.

O aluno pode fazer a sua programação.

Esses cursos livres são reconhecidos pelo MEC, emitem certificados reconhecidos por empresas, instituições de ensino e em concursos públicos.

O aprendizado não ocorre de maneira totalmente solitária, professores ficam disponíveis em chats online e geralmente há comunidades de alunos que respondem dúvidas e compartilham experiências.

É uma excelente alternativa para quem anda com dificuldade de agenda para se dedicar aos estudos ou não tem condições de fazer grades investimentos na sua formação.

Veja a seguir algumas opções de curso de controlador de acesso.

Curso de controlador de acesso: Cursos gratuitos

O site Cursos Gratuitos fornece cursos onlines credenciados pelo Ministério da Educação (MEC).

O curso de controlador de acesso é gratuito, no entanto é cobrada uma taxa para a confecção e emissão do certificado vindo a ocorrer a aprovação.

O conteúdo programático abrange conhecimento e operacionalização de equipamentos de vigilância eletrônicos, controle de veículos, controle de visitantes, funcionários e prestadores de serviços, além de controle de materiais e correspondências.

Há módulos específicos sobre identificação e controle de acesso.

Curso de controlador de acesso: WR Educacional

O curso de controlador de acesso da WR Educacional tem certificação reconhecida em todo o país.

O curso é gratuito e fornece material de estudo, como cartilha do funcionário, apostilas de prevenção e combate a sinistros e de sistema de monitoramento.

O conteúdo trata de temas como controle de acesso, atendimento, porteiro residente, relacionamento interpessoal, noções de Direito Penal entre outras modalidades pertinentes para o exercício do cargo em qualquer empresa ou domicílio.

O diferencial da WR Educacional é que os alunos podem escolher a carga horária de estudos de que precisam. No caso deste curso de controlador de acesso a carga mínima é de 8 horas, mas pode chegar até 140 horas.

ABBA Cursos online

A exemplo dos demais, o curso de controlador de acesso da ABBA é livre, gratuito e emite certificado reconhecido em todo o território nacional.

O certificado pode ser utilizado como Atividades Acadêmicas Curriculares Complementares (AACC), prova de títulos, concursos públicos e principalmente como comprovante de qualificação profissional.

O conteúdo programático versa sobre:

  • Qualidade do atendimento;
  • Postura no atendimento pessoal;
  • Tecnologias utilizadas.

E diversos outros módulos necessários para a especialização desse ofício.

Certamente cursar um desses cursos será um importante passo para investir em uma área que fornece muitas oportunidades e que se mostra em constante expansão.

Com certeza o módulo online proporciona muitas vantagens, principalmente os gratuitos, como comodidade, praticidade e economia.

É importante sempre deixar claro que esses cursos são classificados como “livres” e esse tipo de curso é reconhecido em lei como uma modalidade de educação profissional, por isso podendo emitir certificado e com credenciamento do MEC.

Gostou deste conteúdo sobre curso de controlador de acesso? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós e fazem toda a diferença. Leia mais postagens como essa conferindo o conteúdo do CTC Digital.

Deixe seu Comentário