Cursos

Curso online de AEE (Atendimento Educacional Especializado)

Curso online de AEE

O atendimento a crianças com necessidades especiais, como pessoas com deficiência em escolas públicas, para a integração desses alunos, é uma conquista que vem sendo ampliada para todas as escolas de ensino público. Para especialização de professores e pedagogos, há algumas opções de cursos, inclusive curso online de AEE.

Crianças especiais podem ser aquelas com deficiências físicas, mentais, portadoras de síndromes, entre outros, as quais por muito tempo foram privadas do ensino regular, permanecendo em escolas como a APAE, pois estas deveriam ter cuidados especiais e melhor preparo para lidar com as necessidades destas crianças.

Entretanto, o desenvolvimento destas crianças deve ser integrado ao ensino regular, os quais devem promover meios de acessibilidade para integração delas.

Para que isso seja possível, é necessário então que existam profissionais qualificados, os quais devem estar preparados para promover essa integração e desenvolvimento do aluno, ao mesmo tempo que deve trabalhar os demais alunos para convivência com esses alunos de necessidades especiais.

O atendimento educacional especializado é conhecido pela sigla AEE. Essa envolve conhecimentos a respeito da educação de pessoas com deficiência, educação inclusiva, promoção da acessibilidade de pessoas com deficiência física, bem como conhecimentos a respeito das leis que amparam a inclusão educacional e abrangem a atuação de profissionais da área.

As competências destes profissionais são diversas, e a sua preparação para a educação inclusiva deve ser de excelente qualidade.

Como são os centros de ensino especializados

As mais conhecidas como APAE são as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais, as quais têm o objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência intelectual e múltipla. A APAE atua em diversos segmentos para acompanhamento do desenvolvimento e integração de pessoas com deficiência, primando pela melhoria de qualidade de vida dessas pessoas.

Essa instituição tornou-se fundamental para fornecer toda a assessoria que e necessária para que pessoas com deficiências pudessem passar por processo de reabilitação ou ainda de modo a prevenir que estas pessoas se tornem incapazes de interagir nos mais diversos setores da sociedade.

Nestes centros educacionais são disponibilizados para acompanhamento das crianças profissionais da saúde, como fonoaudiólogos, fisioterapeutas, bem como professores capacitados para atendimento de suas necessidades especiais. Do mesmo modo, a instituição APAE luta pela inclusão de pessoas com deficiência nos mais diversos segmentos sociais.

O convívio dessas crianças em escolas de ensino regular, com alunos sem deficiência, é importante não só para  desenvolvimento intelectual e inserção delas no convívio social, mas também para os outros alunos aprenderem a lidar com pessoas excepcionais e aceitá-las em meio ao seu convívio social, de forma natural, livre de preconceitos.

Dessa forma há uma dupla preparação, tanto da criança com necessidades especiais para enfrentar os desafios do convívio social, como também a preparação de uma sociedade para absorver as diferenças e estar preparada para contribuir com  melhoria da qualidade de vida destas pessoas.

Curso online de AEE

A luta pela inclusão

Conquistas como o teste do pezinho na rede pública de saúde e  inclusão de práticas de esportes e educação artística para crianças excepcionais são exemplos de ações que fazem com que haja maior desenvolvimento das crianças com deficiências. A participação dessas crianças em eventos adaptados a elas faz com que elas tenham uma nova perspectiva, como festivais de artes, paraolimpíadas, e muitos outros.

Entretanto, a exclusão social dessas pessoas ainda é um agravante para a inclusão delas no ensino superior e mercado de trabalho. Os alunos com necessidades especiais também podem aprender, interagir e desenvolver uma vida social normal, ingressando no mercado de trabalho a partir de sua capacitação profissional. Essas conquistas são possíveis, mas o processo tem sido lento devido a democratização da inclusão de alunos especiais em escolas de ensino regular.

Para que as escolas possam receber esses alunos, é necessário que tenham maior acessibilidade, bem como profissionais preparados para atuar efetivamente na educação dessas crianças. Para capacitação profissional, os professores e pedagogos podem se especializar pelo ensino online.

Plataformas para fazer um curso online de AEE

A educação a distância para capacitação profissional tem sido uma das formas mais procuradas de se especializar. Cursos online oferecem apostilas, livros, video aulas entre outros materiais que ajudam o profissional a ampliar os seus conhecimentos para atuar de forma eficiente na educação especial.

A plataforma Educa Mundo oferece curso online com certificação para profissionais atuarem na área de Atendimento Educacional Especializado, contribuindo assim para a promoção de acessibilidade de crianças especiais ao ensino regular. Esta é uma das opções disponíveis online que facilitam o acesso a preparação profissional.

No site Estude sem fronteiras também é disponibilizado, no formato de pós graduação, grande quantidade de conteúdos ao contratar o curso de AEE. Este possui valor acessível e também oferece flexibilidade de horários, com conteúdos completos e didáticos em sua plataforma.

Do mesmo modo, faculdades com módulos de pós graduação à distância oferecem a capacitação profissional aprovada e reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Esta, pode ser incluída em seu currículo. Materiais disponíveis na internet podem servir de materiais complementares a sua formação profissional, em vista da grande exigência e responsabilidades que demandam o cargo.

O que é ensinado nos curso online de AEE

O profissional que cursar a especialização terá em seus estudos uma abordagem a respeito da história da inclusão no Brasil. Assim como de diversas informações a respeito de crianças com as mais diversas necessidades especiais.

Algumas delas são alunos superdotados, portadores de paralisia cerebral, com deficiência mental, deficiência visual, deficiência auditiva, as quais o professor deverá estar preparado para lidar. Desta forma o professor além de aprender a respeito do processo de inclusão social e ações afirmativas, deverá se incluir em um novo universo.

Além disso, a preparação do curso online pode fazer uma abordagem a respeito das relações familiares. Com as crianças portadoras de necessidades especiais e com a escola. Isso porque para o processo ser contínuo, a família deve estar integrada. Assim como deve se sentir segura ao confiar no processo de inclusão da criança na escola.

Portanto, o curso online de AEE é um modo eficaz de o profissional começar a sua especialização para atuação profissional na área de ensino.

Deixe seu Comentário