Cursos

Curso online de RH: como e onde fazer?

Curso online de RH

Toda empresa precisa de alguém que cuide das contratações e demissões, além de outros fatores burocráticos. É aí que o RH (Recursos Humanos) se faz útil, mas é necessário um preparo. Se essa for a sua intenção, saiba que pode contar com um curso online de RH para melhorar seu desempenho.

O que faz um profissional dessa área?

Não pense que um profissional de RH cuida apenas dos processos de demissão, desligamento e contratação, pois vai muito além disso. É muito comum encontrar empresas em que os funcionários de RH cuidam da parte burocrática como salário, problemas entre funcionários, etc. Basicamente eles gerem a questão do relacionamento interno.

São preparados para o processo de contratação, além de receberem orientação da empresa sobre o perfil desejado. Também lidam com a documentação, processos burocráticos, cuidam da demissão de funcionários, desligamentos e não raramente acabam no setor financeiro. É bastante comum que recebam reclamações, inclusive o RH de algumas empresas está sempre ao dispor para auxiliar os funcionários em diversas questões, como descontos, valores, etc.

Na verdade cada empresa possui um RH diferente, pois lidam de maneira diferente com as questões. Em algumas o RH nem se quer faz contratações, pois os funcionários entrevistam os candidatos. Em outras, eles são responsáveis por apresentar a empresa e lidar com os documentos dos iniciantes. Então cada uma funcionará de uma maneira e é preciso se adaptar.

Qual é a formação necessária?

Geralmente é necessário um bacharel em qualquer área, mas isso não é exatamente necessário. É claro que áreas como psicologia e administração são bastante adequados para qualquer ambiente empresarial, mas supondo que a contratação será feita para uma área específica como a engenharia. Nesse caso um profissional com bacharel (ou mais graduações) em engenharia seria o mais adequado para lidar com o perfil, pois sabe exatamente o que esperar da função e dos funcionários.

Hoje em dia você pode facilmente encontrar cursos tecnólogos de cerca de 2 anos de duração para realizar na área de RH. Eles preparam bem o funcionário para a função e é uma opção mais rápida do que o bacharel, portanto para aqueles que desejam se iniciar na área, essa é uma ótima opção.

Também existem os cursos livres que podem ser um grande diferencial e peso no seu currículo, mas não é possível exercer a função apenas com eles. É claro que se você tiver cursos relacionados à vaga, quando se candidatar naturalmente chamará mais atenção que os outros candidatos.

Curso online de RH

Qual é a vantagem de cada curso online de RH?

Os cursos livres são muito baratos, quando não são gratuitos, além de poucas pessoas optarem por eles, o que os tornam um diferencial. Além disso, o tempo investido é bem pouco, o que facilita bastante a vida de quem está procurando emprego.

O curso de tecnólogo possui duração média e já te deixa absolutamente preparado para trabalhar na área. Possui um grande peso no currículo, mas em algumas ocasiões o bacharelado vai acabar pesando mais, principalmente em áreas mais específicas.

Ao optar por cursar um bacharelado na universidade estará apto para o mercado de RH, assim como para as diferentes funções da área. A vantagem é que é múltipla, o único porém é que exige bastante tempo e muitas vezes pode custar bastante.

Escolhendo um curso online de RH

Primeiro decida qual a sua situação, quanto tempo e dinheiro deseja investir e se realmente deseja ficar na função. Após decidir tudo isso, confira os itens abaixo para selecionar cursos online confiáveis.

Iped

Além de oferecer inúmeros cursos relacionados ao RH, também oferece RH estratégico, introduções, consultoria, etc. Alguns desses cursos são gratuitos (os introdutórios), mas os mais completos são pagos. É um grande diferencial no currículo de quem deseja se iniciar na área.

Unip

A Universidade Paulista conta com uma infraestrutura totalmente online que dura 2 anos, oferecendo um curso completo de Gestão de Recursos Humanos (tecnólogo), no entanto as provas são presenciais, então tenha certeza de que existe algum polo da universidade que seja de fácil acesso.

Gin EaD

O site conta com diversos cursos gratuitos que não são necessariamente de RH, mas que possuem conexão, como gestão de pessoas, do tempo, planejamento de RH, etc. O aluno precisará pagar pelo diploma, mas todo o processo de aprendizagem é de graça.

FGV

A Fundação Getúlio Vargas já é conhecida por seu ensino de qualidade e isso não é diferente com os seus cursos livres. Ela apresenta 7 cursos relacionados ao RH, incluindo um de introdução que são ótimos para quem está em dúvida sobre se iniciar na área. Todos são gratuitos.

Prime Cursos

Possui um curso específico de Recursos Humanos que introduz o aluno às funções mais comuns, comportamento, técnicas, táticas, pensamento estratégico e muito mais. Também é gratuito, mas o diploma precisa ser pago. Também conta com cursos relacionados que podem te ajudar a se dar bem na área.

Cursos Online Educa

Também são gratuitos e que cobram pelo diploma. É uma boa opção, pois são mais direcionados, como o curso de gestão de cargos e salários, para aqueles que vão lidar com números e valores. Assim como cursos específicos de recrutamento e seleção.

Faculdades diversas

Você já está ciente que qualquer bacharel pode se tornar um RH, mas os mais propensos são psicologia e administração, pois o primeiro lida com comportamentos e análises, o que torna a pessoa capacitada para a contratação, enquanto a segunda prepara o indivíduo para o ambiente empresarial e torna a pessoa mais apta a lidar com documentação, burocracia, demissão, etc. Faculdades mais específicas são recomendadas para suas respectivas áreas.

Considerações finais sobre o curso online de RH

Com tantos empreendedores e empresas surgindo, fica claro que contratações e demissões começam a surgir, assim como mais documentação e a função dos gestores de Recursos Humanos se fazem cada vez mais necessárias. Independentemente de ser um bacharel ou uma graduação tecnológica, o curso online de RH vai te preparar para a função e conseguir qualquer vaga. Os cursos livres são adequados para enriquecer e diferenciar o seu currículo perante outros convidados.

Deixe seu Comentário