Cursos

Curso online de segurança do trabalho

Curso online de segurança do trabalho

Hoje, mais do que nunca, o trabalhador busca seus direitos básicos, não apenas segurança, mas também para manter a dignidade. Antigamente era comum que acidentes ocorressem e os funcionários fossem simplesmente demitidos, mas isso mudou. Agora toda empresa deve oferecer as condições necessárias para que todo funcionário trabalhe bem e um curso online de segurança no trabalho pode resolver esse problema.

Todo tipo de trabalho e empresa precisa, obrigatoriamente oferecer certas condições que são impostas por lei e por profissionais da segurança do trabalho. Por exemplo, empresas de telemarketing, precisam oferecer cadeiras, espumas e headsets que não vão prejudicar a saúde auditiva e nem a coluna dos funcionários.

Uma empresa que lida com química precisaria oferecer máscaras e todo o conteúdo necessário para garantir que ninguém se prejudique, assim como qualquer empresa que lide com altas temperaturas ou eletricidade.

Mas isso não é tudo. Saiba que de uns tempos para cá a saúde psicológica tem entrado cada vez mais em pauta e já existem empresas que oferecem auxílio psicológico. Da mesma forma que muitas pessoas buscam psicólogos para lidarem com uma série de questões.

O que faz um profissional de segurança do trabalho?

É aquele que é responsável por garantir a segurança dos trabalhadores no ambiente de trabalho, tanto acidentes quanto doenças que poderiam surgir a longo prazo. Dessa forma ele protege a integridade das pessoas e a capacidade de trabalhar.

Vale ressaltar que atualmente alguém que venha a ter uma doença ocupacional ou acidente de trabalho recebe uma remuneração da empresa, então esses profissionais são econômicos, pois evitam prejuízo. Além de claro, garantir a dignidade e qualidade de vida básica para todos.

Existem alguns ramos diferentes, como aqueles que são contratados por uma empresa para prevenir tudo antes mesmo de ela abrir as portas. Mas também existem justamente aqueles que vão fiscalizar para ver se tudo não está dentro dos conformes.

Podem haver especializações, dependendo da área, pois um profissional que vai trabalhar em uma empresa de química precisa saber se as substâncias são nocivas. Da mesma forma um profissional da área de eletrônica ou hospitalar precisam saber, no mínimo, o básico do assunto.

De uns tempos para cá estão surgindo alguns profissionais que lidam mais com a questão psicológica e com o impacto do trabalho e ambiente na mente dos trabalhadores. Não pense apenas na questão física, mas também em outros fatores como os emocionais.

Fazendo um curso online de segurança do trabalho

Tenha em mente que a única forma de exercer a profissão atualmente é por meio de um curso técnico (de nível médio) ou de tecnólogo (nível superior). Cursos técnicos são mais curtos, geralmente duram cerca de 2 anos e os cursos de tecnólogos tem duração média de 3 anos.

Existem cursos livres, mas eles não capacitam o profissional de atuar na área, mas servem como complemento e são ótimos agregadores no currículo. Digamos que você vai se candidatar para uma empresa de guindastes e possui um curso de inspeção de cabos de aço. Isso seria algo que te diferenciaria de outros candidatos.

Cursos mais genéricos podem ser feitos, mas são apenas complemento, pois os únicos que realmente te permitirão trabalhar na profissão são os técnicos e tecnólogo.

Curso online de segurança do trabalho

Curso online de segurança do trabalho: técnico

O Instituto Universal Brasileiro oferece um curso online de duração média de 6 meses, o que é muito vantajoso para quem tem pressa. É reconhecido pelo Sistec-MEC e pode te auxiliar a conseguir um emprego na área. O valor varia conforme o tempo que levará (pode durar mais de 6 meses dependendo do seu desempenho), assim como o método de pagamento (à vista é mais barato).

A Ecid também oferece um curso bastante completo com uma grade curricular transparente que capacita o profissional de forma completa. Os valores são variáveis conforme o número de parcelas, assim como a duração depende do seu desempenho (mínimo de 8 meses e máximo de 18).

Claro que você já ouviu falar no Senai, pois a instituição é conhecida por promover cursos técnicos. A escola também garante um curso EaD de segurança no trabalho com qualidade comprovada, mas infelizmente não é técnico e sim inicial. Embora você possa fazer um presencial com toda a confiança em algum polo do Senai.

Curso online de segurança do trabalho: tecnólogo

A Universidade Paulista (UNIP) oferece o curso de duração de 3 anos. Após isso, o profissional já sairá formado e pronto para exercer a função. É preciso saber se existe um polo perto da sua região, pois as provas costumam ser online.

Curso online de segurança do trabalho: livre

O site da FBV Cursos oferece um curso gratuito para os interessados, de nível iniciante. É interessante para quem está em dúvida se deve ou não se iniciar nessa área. O certificado deve ser pago, após o término do curso, mas não é uma obrigatoriedade.

A Prime Cursos oferece cursos de curta duração e com valores bem baixos, mas bem específicos. Como cursos de segurança do trabalho na área agrícola, verificação de tratores, etc. É ótimo caso tenha um especificidade e queria se destacar, como a biossegurança.

Também pode conferir cursos específicos, baratos e de curta duração no Learn Cafe, que possui muitas opções para agregar no seu currículo e diferenciá-lo perante outros concorrentes nas vagas.

Curso online de segurança do trabalho pode ser pós?

Sim, dependendo da área. Por exemplo, a engenharia de segurança do trabalho é um curso lato sensu de pós graduação. É indicada e, por vezes, exclusivas para engenheiros, mas isso não significa que precisariam de um curso técnico ou de tecnólogo para exercer a função.

Considerações finais

Conforme a conscientização dos trabalhadores e dos donos de empresas, a segurança dos funcionários está cada vez mais sendo cuidada. Um exemplo disso é que até mesmo a saúde mental está sendo levada em consideração, ao ponto de algumas empresas oferecerem psicólogos de graça nas mediações da empresa.

O curso online de segurança do trabalho é a opção perfeita para quem busca cuidar do bem-estar de todos ao seu redor e garantir que nada saia dos conformes, além de ser uma profissão que tende a ser valorizada cada vez mais.

Deixe seu Comentário