Cursos

Curso online de massoterapia: veja quais fazer

Curso online de massoterapia

O curso online de massoterapia é voltado aos ensinos que abrangem a aplicação da força em determinadas áreas do corpo, em geral usando as mãos, partindo de manobras e movimentos precisos. Esses maneio proporciona à região manipulada sensações de conforto e melhorias nos sintomas de dor, desfazendo nós de tensão, lesões e inflamações. Como, por exemplo, inchaços, gorduras localizadas e alívio e relaxamentos de dores musculares.

Cada dia mais, a procura pelo curso online de massoterapia tem sido encarada e difundida como um tratamento estético e de saúde. Afinal, nos dias de hoje, com a rotina corrida e cansativa, onde o sedentarismo predomina, as técnicas da massoterapia  são uma medida de bem estar. A seguir, conheça mais sobre esse recurso terapêutico cada vez mais popular e descubra os principais cursos disponíveis online!

Curso online de massoterapia

O curso online de massoterapia é de imenso auxílio para aqueles que desejam se inserir nesse mercado de trabalho em ascensão.  Afinal de contas, esses cursos levantam temas de imensa relevância para todos que desejam se profissionalizar na área.

Entre as matérias abordadas, costumam constar técnicas contemporâneas de massagem, a significância do sistema linfático, as estruturas da pele e até mesmo os direcionamentos mais importantes para abrir uma clínica própria.

Afinal, existe muito estudo e eficácia envolvidos nessa prática terapêutica. A massoterapia está presente na sociedade há muitos anos, aparecendo em diversas culturas e ganhando uma série de técnicas específicas ao redor do mundo.

Atualmente, muitos gêneros e seguimentos de massagem terapêutica são usados para uma variedade de finalidades atribuídas à saúde e bem estar. Em alguns países, a massoterapia já é considerada uma atividade alternativa e complementar da medicina.

A seguir, você conhece um pouco mais sobre a história da massoterapia e sua crescente importância na vida contemporânea!

História da massoterapia

A massagem com fins terapêuticos é praticada há milênios, sendo uma atividade medicinal antiga. As referências mais antigas registradas sobre a massoterapia aparecem em escritos de Roma, Egito, Arabia, Índia,  Japão e China. Na Grécia, por exemplo, a massagem terapêutica foi descrita pelo médico Hipócrates como “a arte de esfregar”.

Seu uso se difundiu e se tornou mais procurado durante o período Renascentista na Europa. Nos Estados Unidos, a massoterapia foi introduzida em 1850, através de uma dupla de médicos formados na Suíça. Foi nessa época que a prática se tornou comum, sendo divulgada e promovida como um recurso direcionado para uma série de quadros de saúde.

Contudo, a massagem terapêutica se viu suprimida um século mais tarde. Afinal de contas, devido aos avanços tecnológicos e científicos na medicina, ocorridos na década de trinta e quarenta, a massagem se tornou obsoleta e caiu no desuso. A atividade terapêutica só foi reviver cerca de trinta anos mais tarde, na década de setenta, em grande parte por conta dos atletas.

Qual a função do massoterapeuta no tratamento dos pacientes?

Os especialistas e profissionais formados no curso online de massoterapia tem a oportunidade de prestar seus serviços em diversos ambientes. Como, por exemplo, academias fitness, instalações de atletas esportivos, estúdios, asilos, hospitais e clínicas particulares.

Além disso, alguns massoterapeutas também atendem em domicílio, visitando os locais de trabalho ou casa de seus pacientes. Em geral, os profissionais procuram proporcionar aos pacientes um ambientes relaxante e calmo.

Para direcionar seus serviços, os profissionais formados no curso online de massoterapia perguntam aos pacientes novos a respeito de seus históricos médicos, sintomas e expectativas de resultados. A avaliação também pode ser feita através do tato, usando o toque para identificar regiões tensas e doloridas e determinar a pressão que deverá ser aplicada.

Convencionalmente, a avaliação é realizada com o paciente debruçado sobre uma maca ou mesa, vestindo roupas folgadas ou nus. Nesse último caso, o corpo é coberto com um lençol, deixando a mostra apenas as áreas a serem massageadas pelo profissional.

Para diminuir o atrito das mãos na pele do paciente, o massoterapeuta pode utilizar de loções e óleos específicos. Em alguns casos menos comuns, os pacientes podem receber a massagem enquanto estão sentados. A duração de uma sessão de massoterapia é relativa, podendo ser breve ou durar horas.

Curso online de massoterapia

Como a massoterapia age no corpo?

É possível encontrar diversas teorias de como a massoterapia age no corpo humano. Um exemplo disso é a “teoria do controle do portão”. Essa teoria indica que a massoterapia fornece estímulos que bloqueiam os sinais de dor que o cérebro envia.

Em contrapartida, existem teorias que sugerem que a massoterapia estimula a liberação de substâncias químicas específicas no corpo, tais como endorfina e serotonina. Alguns afirmam ainda que a massoterapia é capaz de promover mudanças de ordem mecânica que beneficiam o corpo.

Cursos online de massoterapia

Udemy

No curso online de massoterapia da Udemy, os alunos aprendem a diferenciar o Shiatsu de outras técnicas culturais e milenares de massagem. Além disso, é ensinado como aplicar a massagem Shiatsu na coluna vertebral, nos ombros, nos pés, nas pernas, nas mãos, nos braços, no pescoço e na costas. O curso é focado nessa técnica específica, preparando seus alunos para prestá-la corretamente em pacientes.

Educamundo

No curso online de massoterapia do Educamundo, os alunos aprendem diversas matérias. Por exemplo, eles são apresentados aos conceitos básicos da massoterapia, bem como suas técnicas principais. Além disso, são conscientizados pelos benefícios e contraindicações da massagem terapêutica e sua aplicação.

Desse modo, são introduzidos de modo responsável às normas de segurança que envolvem a prática de massoterapia. Assim, sendo apresentados aos instrumentos de trabalho principais de um massoterapeuta.

A duração do curso pode ser básica, com cerca de cinco horas, ou avançada, com aproximadamente quatrocentas e vinte horas. Os alunos a se matricularem no curso online de massoterapia terão acesso ao material na íntegra, decidindo pela carga horária que prefere caso pretenda prestar a avaliação.

Cursos 24 horas

O curso online de massoterapia do Cursos 24 horas é bastante completo. Nele, os alunos matriculados aprenderão como analisar os pacientes e as técnicas mais básicas para a aplicação de pedras quentes durante a massagem. É também ensinado técnicas de massagem japonesa, bem como massoterapia desportiva e instrumentalizada com velas. Está incluso também no curso o aprendizado sobre drenagem linfática.

Deixe seu Comentário