Cursos

Curso online de acupuntura: os melhores estão aqui

Curso online de acupuntura

A procura por curso online de acupuntura já é considerável e tende a aumentar, porque as oportunidades para esses profissionais tendem a crescer com o passar dos anos no Brasil. A acupuntura é uma ferramenta milenar Medicinal Tradicional Chinesa (MTC). A técnica consiste em alcançar o equilíbrio interno por meio de aplicação de agulhas de aço inoxidável em pontos específicos do corpo.

Os benefícios dessa técnica é o alívio de dores de cabeça e musculares, pois as agulhas têm efeito relaxante, anti-inflamatório. Também têm capacidade de curar ou amenizar alergias pelo corpo, reduzir os sintomas de depressão e ansiedade, entre outros benefícios.

Por muito tempo essa técnica foi tratada como um tratamento médico marginal, sem digno de crédito e não era reconhecido pelos conselhos médicos do país. Mais esse cenário mudou quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a considerá-la uma solução válida de medicina complementar por ter constatado a eficácia de seus métodos.

Logo no Brasil conquistou reconhecimento sendo tratada de fato como um tratamento médico alternativo, complementar, porém de credibilidade, tanto que passou a ser aceito em seguros e planos de saúde.

A aceitação e consequente popularização da técnica devido a seus inegáveis benefícios e pela percepção que a dor provocada pela injeção das agulhas é mínima.

O profissional dessa área tem várias possibilidades de trabalho e perspectiva de crescimento devido a um grande mercado a se explorar.

Neste post forneceremos mais informações a respeito do mercado do profissional de acupuntura, o que é preciso para poder exercer a profissão e indicaremos algumas opções de curso online de acupuntura aos que se interessarem pela área.

Confira!

Mercado de trabalho

São várias possibilidades do profissional de acupuntura. Além de hospitais e ambulatórios, o acupunturista tem espaço em consultórios e clínicas. Também é possível empreender por conta própria na área ao montar o próprio consultório para comercializar sessões pagas, inclusive colocando-se a disposição para os planos de atendimentos de sistemas públicos e privados.

Outra possibilidade é prestar o serviço fazendo sessões domiciliares.

No país berço da acupuntura, China, o serviço de acupuntura é oferecido em postos de saúde e hospitais da rede pública tal a sua popularidade e reconhecimento no meio médico quanto as suas qualidades.

Conforme a sua popularidade aumenta no Brasil de encontro a enorme carência de profissionais e serviços médicos para atender a população, é razoável supor que a procura por esse tipo de profissional tenda a aumentar e, por isso, seja cada vez mais requisitado em locais de atendimento ao público.

Popularidade, alta demanda, alternativa que deverá ser cada vez mais recorrida. Dados e perspectivas animadores para qualquer mercado. Talvez não haja momento mais propício de se investir em acupuntura no Brasil.

Curso online de acupuntura

O que é preciso para ser um acupunturista?

Pessoas com formação em medicina, fisioterapia, enfermagem, fonoaudiologia, psicologia, biomedicina podem exercer a profissão. Os respectivos conselhos de categoria reconhecem a acupuntura como tratamento medicinal complementar.

Portanto, isso significa que apenas pessoas com formação prévia nessas áreas podem exercer a profissão? É um pré-requisito ter algumas dessas especialidades para conseguir se especializar na área?

Em tese, sim, porém há profissionais que até a data de promulgação da lei que versa sobre a regulamentação da profissão no país exerciam a profissão sem contar com um curso superior. Profissionais com diplomas de nível médio em acupuntura reconhecidos por uma Secretaria Estadual de Educação.

Esses são autorizados a continuar exercendo o ofício com esse grau de qualificação, no entanto, não é mais permitida a inclusão de mais pessoas trabalhando nessa área sob tais condições.

Por enquanto, profissionais das áreas citadas acima podem fazer a especialização em acupuntura. Dizemos “por enquanto” porque há um debate tramitando na justiça sobre as profissões que podem ou não exercer o ofício.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) entrou com um processo contra os conselhos de farmácia, psicologia, enfermagem, biomedicina, fisioterapia e terapia ocupacional solicitando a restrição dessas categorias quanto à prática de acupuntura.

No entendimento do CFM, apenas três categorias têm o direito de exercer a profissão: médicos, cirurgiões-dentistas e médicos veterinários e cada qual em sua área legal de atuação, legislação que ficaria em conformidade com a da China, país de origem da técnica. Mas essa discussão ainda está sendo travada nos tribunais e não há data de apreciação final sobre a matéria.

Curso online de acupuntura

É provável que mesmo em caso de decisão favorável da justiça ao processo do CFM as categorias que exercem a profissão continuem com o direito de exercê-las. É provável que seja vetada apenas a inclusão de novos profissionais que não tenham curso superior nas áreas indicadas, uma solução idêntica aos dos profissionais com diploma de nível médio.

Por isso, é melhor não deixar para outra oportunidade um curso online de acupuntura, pois talvez seja a última oportunidade. O que seria uma pena, pois como dissermos é um mercado ainda vasto a se explorar e com grande potencial de crescimento.

Veja aqui opções de curso online de acupuntura.

Curso online de acupuntura: Portal Educação

Os cursos do Portal Educação usam a plataforma de ensino a distância para ensinar por meio de quiz, jogos, animações e outras ações interativas do gênero. O curso online de acupuntura tem carga horária de 60 horas e ensina os conceitos básicos da técnica. Esse curso emite certificado de conclusão.

Curso online de acupuntura: WR Educacional

O curso online de acupuntura da WR Educacional é focado em noções básicas sobre a técnica. A carga horária fica a critério do aluno escolher, contudo, deve compreender entre 8 e 160 horas.

O material será enviado na forma de apostilas. Não precisará sair de casa para estudar. O certificado de conclusão é válido em todo o território nacional.

Curso online de acupuntura: Cursos ESCON

A Escola de Cursos Online (ESCON) tem a disposição curso online de acupuntura totalmente gratuito, apenas o certificado precisa ser pago, mas é opcional. A carga horária varia de 8 a 180 horas.

A prova final é um questionário com 10 perguntas compostas por 4 respostas de múltipla escolha. A média para aprovação é 60 pontos.

Gostou deste conteúdo sobre curso online de acupuntura? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio é muito importante para nós.

Deixe seu Comentário