Cursos

Curso online de ACD (Auxiliar de Consultório Dentário)

Curso online de ACD (Auxiliar de Consultório Dentário)

O curso online de ACD (Auxiliar de Consultório Dentário) pode fazer de você um profissional altamente requisitado junto ao mercado. Os dentistas, em seu importante papel relativo aos cuidados com a preservação e obtenção da saúde bucal de seus pacientes, têm procurado, cada vez mais, esse tipo de profissional especializado.

Sendo assim, você atuará diretamente com pacientes, realizando diversas atividades indispensáveis à prevenção, promoção e recuperação da boca e dos dentes. Essa capacitação visa desenvolver, nos estudantes, as competências e habilidades relacionados à atenção odontológica, possibilitando a elevação da qualidade nos serviços prestados.

A partir do curso online de ACD, você entrará em contato com todas as informações importantes para desempenhar suas atividades profissionais, bem com os aspectos próprios ao funcionamento de um consultório odontológico.

Tenha em mente que um bom curso online de ACD deve englobar também o conceito de biossegurança e sua importância nessa área de atuação, além de conhecimentos acerca de emergências médicas.

Por que fazer um curso online de ACD?

O curso se justifica pela necessidade de que os profissionais de ACD sejam capazes de cumprir suas inúmeras funções no consultório odontológico. O objetivo central é, certamente, elevar a eficiência nas execuções de trabalhos e no atendimento de pacientes.

Ademais, há funções previstas nas regulamentações do CFO (Conselho Federal de Odontologia). Dessa forma, o profissional de ACD não deve se esquecer de que seu trabalho elencará outras funções igualmente relevantes.

Frequentemente, esse trabalho será efetuado fora das cadeiras de atendimento dos pacientes. Em outras ocasiões, ele não estará sob a supervisão de um Cirurgião-dentista. Portanto, é imprescindível que o ACD conheça todos os materiais instrumentais, os odontológicos e os procedimentos de rotina.

Requisitos legais para atuar como ACD

A função do ACD é antiga, contudo, apenas recentemente passou a ter uma regulamentação na lei 11.889, de 2008. Essa legislação apresenta uma gama de atividades próprias ao profissional e, também, os requisitos necessários para uma execução correta de suas atividades laborais.

Entre suas principais atribuições, destaca-se a necessidade de obter, junto ao CFO, um registro profissional. Para tanto, o profissional de ACD deve ter realizado um curso formativo que assegure sua certificação, com uma carga de, pelo menos, 300 horas e realização de um estágio.

A própria regulamentação denota a importância do profissional em questão. Ele pode atuar em consultórios dentários e clínicas, em cirurgias odontológicas e junto aos programas de Saúde da Família e demais ações públicas.

Curso online de ACD (Auxiliar de Consultório Dentário)

Características essenciais do profissional de ACD

Uma das características essenciais do ACD refere-se à capacidade de trabalhar em equipe e a facilidade em estabelecer relacionamentos com outros indivíduos, sejam prestadores de serviços, fornecedores, pacientes ou os integrantes da equipe técnica.

Desse modo, se você já atua como Auxiliar de Consultório ou pretende seguir essa carreira, precisará aperfeiçoar e/ou desenvolver suas habilidades, a fim de atingir os padrões desejáveis de comportamento da profissão.

Não obstante, lembre-se do fato de que, enquanto profissional ligado ao CRO de seu Estado, você será um profissional do setor de Saúde. Logo, os cuidados com sua apresentação pessoal e higiene devem merecer uma atenção especial.

Foco na saúde bucal

Embora muitos dissociem a odontologia do setor de saúde, ela efetivamente integra esta área. À medida que todas as especialidades são importantes, é fundamental que a saúde bucal seja preservada para um bom funcionamento de todo o organismo.

E o profissional de ACD tem a função vital de contribuir para a manutenção da saúde bucal dos pacientes. Afinal, é o Auxiliar que manterá diálogos mais diretos com os pacientes, destacando as atividades necessárias e explicitando os hábitos que garantam uma boca saudável e dentes perfeitos.

Relacionamento com dentistas

Esse relacionamento não pode, devido à sua importância, ser negligenciado. Quando um cirurgião dentista conta com um bom profissional de ACD ao seu lado, ele pode focar sua atenção exclusivamente aos pacientes, sem que existam interferências.

Com efeito, o curso online de ACD assegura que o profissional esteja apto a efetuar todos os trabalhos referentes à esterilização e higienização dos materiais usados pelos dentistas.

Todo esse conjunto de atividades que está sob a responsabilidade do ACD faz com que os dentistas possam aprimorar seus serviços, uma vez que deixam de se ocupar com questões diversas, tanto organizativas quanto burocráticas.

Há, inclusive, pesquisas que comprovam que a performance de um cirurgião dentista que conta com o auxílio do ACD aumenta em mais de cem por cento! Portanto, há dentistas que decidem ampliar suas equipes, contratando mais de um Auxiliar.

Dessa maneira, os pacientes passam a ser mais bem atendidos e acolhidos, tendo sempre alguém pronto a sanar suas necessidades e responder aos seus questionamentos e dúvidas.

Relacionamento com pacientes

Conforme mencionado, o ACD, por manter contatos diretos com pacientes de consultórios e clínicas odontológicas, reúne as condições necessárias para a coleta de dados e informações relevantes.

O preenchimento desses dados, assim como a ficha de anamnese (onde se registram as condições gerais de saúde dos pacientes), pode ser realizado satisfatoriamente quando os contatos iniciais são embasados na cordialidade e confiança entre as partes, visando, também, facilitar a atuação posterior do dentista.

Como receber os pacientes?

Para receber os pacientes, o profissional de ACD deve executar certas tarefas essenciais, entre as quais:

  • Preparar materiais a serem usados nas atividades do dia;
  • Verificar a agenda de trabalho do dia;
  • Organizar o consultório para iniciar o expediente, entre outras obrigações.

O estudante aprenderá, no curso online de ACD que, após sua chegada ao consultório, é preciso realizar uma vistoria geral, começando, preferencialmente, pela recepção. Isso deve ser feito para que tudo esteja devidamente organizado e limpo.

É necessário repor revistas e jornais, organizar materiais que, eventualmente, estejam fora do lugar (geralmente, por terem sido retirados no dia anterior pelos pacientes que permaneceram nas salas de espera), conferir a iluminação e itens de decoração etc. Em suma, tudo deve ser checado antes de receber o público.

Cumpre ressaltar, por fim, a necessidade de escolher um curso online de ACD que englobe, também, a utilização de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Isso deve estar associado à utilização de tecidos levemente umedecidos e limpos, complementações com álcool (70%) em todas as superfícies.

Deixe seu Comentário