Cursos

Curso online de kinesio taping: veja como fazer

Curso online de kinesio taping

Kinesio Taping é uma técnica de quiropraxia utilizada para auxiliar atletas no tratamento de lesões. É possível encontrar curso online de Kinesio Taping que ensina como deve ser feita a prática.

Essa técnica foi desenvolvida pelo profissional quiropraxista Kenzo Kaze  no japão em 1970. Atualmente foi difundida entre os atletas para remediar lesões musculares. A técnica consiste na aplicação de fita elástica de forma estratégica para que essa exerça pressão sobre o local desejado. Além da bandagem exercer pressão sobre o músculo, ela também envolve articulações, nervos e tendões caso necessário.

Aplicações do Kinesio Taping

Muito comum tem sido ver atletas utilizando fitas coloridas no corpo, aparentemente distribuídas de forma aleatória. No entanto as fitas coloridas não são questão estética, tampouco moda entre os profissionais da categoria. Dependendo do histórico de lesões do paciente, o fisioterapeuta que domina a técnica pode aplicar as bandagens, que são feitas com a fita adesiva Kinesio Tape, própria para a técnica.

A fita pode ser usada antes, durante ou depois da prática de esportes. Ao ser aplicada a fita mantém a estrutura muscular, sustentando-a. Essa pressão exercida durante o movimento evita que sejam causadas contusões ou danos aos tecidos musculares.

Elas podem ser aplicadas devido ao paciente sentir dores incomuns, ter tido cãimbras, ou outros tipos de complicações. Elas servem de tutor para o movimento. Ela favorece também o fluxo sanguíneo no local que houve lesão ou está causando dores, de modo que auxilia na sua recuperação. Assim sendo a fita evita lesões, mantém a dor sob controle, ou ajuda na execução do movimento sem que a lesão piore.

Existem outras práticas  fisioterápicas que contribuem para que o desempenho do atleta seja bom apesar das lesões. E, apesar de parecer simples de ser feita, a bandagem deve ser posicionada de formas diferentes dependendo da atuação desejada. É preciso que um profissional qualificado realize a bandagem da maneira adequada para que essa seja eficaz.

Nessa perspectiva, técnicas como o Dry Needling para tensões musculares, e outros devem ser realizados por profissionais capacitados da área de fisioterapia.

É possível, sendo um profissional da área, conseguir materiais complementares na internet a respeito do Kinesio Taping. Há oferta de curso de noções básicas ou especialização na técnica que pode ser adquirido para aprendizado a distância.

Curso online de kinesio taping

Como encontrar o melhor curso

Na Plataforma CF Cursos é disponibilizado curso EAD com comprovação de horas complementares. A inscrição deve ser realizada no site, e pode conter carga horária de até 200 horas. É um curso completo sobre Kinesio Taping que pode ser adquirido por um valor bem acessível, de modo confiável.

A Shopfisio por sua vez oferece o curso extensivo para profissionais com certificação internacional. Esse fornece materiais online e aulas presenciais em Mogi Guaçu. O curso considera as aulas práticas muito importantes para que a prática seja iniciada.

Caso você seja um profissional da área, e deseja a certificação, é necessário participar pelo ao menos de algumas aulas que certifiquem 75%de participação e possam certificar o profissional. O restante é feito a distância, online.

O curso de bandagem elástica também pode ser oferecido na plataforma Sympla, a qual abre turmas para que sejam ofertados os materiais e o treinamento de profissionais. O curso é oferecido por profissionais especializados na área e que possuem experiência nas técnicas de bandagem, por preço muito acessível.

Técnica aprendida no curso online de Kinesio Taping

A função muscular não fica restrita aos movimentos corporais, ela fornece resistência e sustento. Por esse motivo a bandagem promove não somente a melhora dos movimentos e desempenho do atleta. A técnica de bandagem elástica funcional auxilia no fluxo sanguíneo nas regiões em que são aplicadas, oxigenando melhor os músculos, evitando a fadiga muscular e as contusões.

A kinesio tape é utilizada no tratamento de disfunções neuromusculoesqueléticas, em pacientes que têm movimentos limitados também, e que necessitam promover o aumento da circulação venosa no corpo.

Além disso a fita pode ser empregada para o tratamento de dores crônicas, as quais podem ou não ter sido causadas por exercícios. Quando há problemas funcionais ou ligamentares a fita também auxilia a recuperar as lesões e evitar que sejam causados novos danos.

A técnica de kinesio tape se mostra eficiente, no entanto costumam ser empregadas com outras técnicas de fisioterapia a fim de promover resultados mais rápidos e recuperações mais eficientes dos tecidos, evitando uma nova lesão no mesmo local.

A técnica deve ser empregada por profissionais como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais ou ainda quiropraxistas. Em contrapartida, alguns estudos não ratificaram a eficiência do kinesio tape, o que faz com que hajam divergências entre os profissionais da área a respeito da real eficiência da técnica e de sua influência no tratamento de atletas.

Por que fazer curso online de Kinesio Taping

O curso kinesio taping deve ser realizado por profissionais para que possa ser aplicado em pacientes com segurança. Do mesmo modo, a fim de poder remediar qualquer infortúnio ocorrido com a aplicação inadequada ou deslocamento da fita adesiva elástica.

A técnica deve ser certificada para que o profissional atue com base e estudos que lhe forneçam créditos pela sua atuação. Concomitante a isso, o curso kinesio tape é um curso acessível, e que pode ser feito a distância.

Pessoas sem conhecimento prévio de anatomia e fisiologia humana podem ter dificuldade em diagnosticar e aplicar a fita de forma correta, apesar de fazer o curso da técnica de kinesio tape.Portanto o curso é voltado para profissionais como uma pós graduação ou complemento curricular.

Indicações das técnicas do curso online de kinesio taping

A bandagem elástica cinesiológica pode ser aplicada por profissionais que procuraram se especializar em curso online de kinésio taping, o qual permite que o profissional amplie a sua área de atuação. O kinesio tape é indicado para atletas amadores ou profissionais e pessoas com doenças que precisam de estímulo de circulação.

Da mesma forma que o dry needling, técnicas fisioterápicas para promover a melhora das contusões, tensões musculares, entre outros, como a sangria, devem ser feitos por profissionais que tenham qualificação e experiência para lidar com os materiais, mesmo que o kinesio tape seja de baixo risco.

Deixe seu Comentário