Cursos

Curso online de Gastronomia: 3 dicas

Curso online de Gastronomia

Se você está procurando por curso online de Gastronomia, veio ao lugar certo, porque entendemos a sua motivação. O setor gastronômico é um dos que mais empregam no país, mais oferece oportunidades de empreendedorismo e mais apresenta alta mesmo com os tempos de crise. Afinal, tal observação já devia ser antiga já na época da sua avó, todo mundo precisa se sustentar com comida, é uma despesa básica e primordial. Terá sempre mercado.

Outro fator que ajuda é que muitas pessoas já nascem com talento natural para a coisa e o aprimoramento não é tão complexo como se graduar em física quântica. Logo a facilidade de aperfeiçoamento aliado à alta demanda estimula muitos a tentar abrir o seu próprio negócio.

Porém, uma coisa é manjar de fazer comida, outra é saber administrar um negócio. Um bom curso online de Gastronomia vai fornecer dicas e instruções nas duas frentes: no preparo de pratos e na administração do negócio, porque se tal habilidade não fosse necessária toda vozinha seria dona de franquias milionárias espalhadas no mundo inteiro.

Por isso, por melhor que seja as habilidades na cozinha é essencial se especializar para não ocorrer o mesmo que para 35% dos bares e restaurantes que abrem as portas: em dois anos, acabam fechando, isto segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL).

Conta também que a concorrência é braba: as mesmas facilidades que você enxerga outros tantos enxergam também. Considerando o ambiente de crise, o desemprego galopante e os incentivos de nossa querida elite para que se empreenda em vez de reivindicar essas cafonices de trabalhos bem remunerados, o que não falta é gente tentando alimentar o próprio bucho alimentado os buchos alheios.

Ou seja, se não se atualizar, não apresentar algo novo, vai dançar.

O curso a distância

O curso online de Gastronomia é indicado não só para quem está começando na área, portanto, até porque não existe apenas cursos para iniciantes. Há vários cursos voltados para profissionais já experientes e que têm como proposta ensinar técnicas mais avançadas, complicadas, trazer novidades para que os alunos possam se destacar da concorrência.

O curso online de Gastronomia proporciona várias vantagens. Primeiro que é mais barato que um curso presencial e isso não interfere necessariamente na qualidade do ensino. Isso não tem nada a ver. É mais em conta pelo fato de ser online. O professor pode gravar as aulas no horário que bem entender, pois estas ficarão disponíveis online para que os alunos consultem quantas vezes quiser.

Não é necessário ter gasto com locação de prédios para abrigar os alunos, nem com material escolar como lousa, carteira, giz etc.

Não precisando de um espaço físico para receber os alunos também não é necessário gastos com água e luz, porque simplesmente não existirão.

Mas a parte econômica não é a única vantagem do curso online de Gastronomia. A praticidade conta muito também, pois se adéqua perfeitamente a rotina agitada, de prazos curtos e locomoção lenta que o viver em grandes centros urbanos acarreta.

Com as aulas 100% online, em alguns casos a presença só será solicitada para fazer provas, os alunos podem acessar o conteúdo a qualquer momento do dia e a qualquer lugar. Bastar um dispositivo móvel, celular, com conexão a internet. Poderá acessar do trabalho, no ônibus, no metrô, em casa, onde achar mais conveniente para aproveitar melhor o seu dia com mais qualidade.

Fazer um curso online não é estudar de maneira solitária assistindo aulas gravadas. Muitos cursos fornecem suporte via chat para se comunicar diretamente com os professores ao surgir de alguma dúvida.

Há também ocasiões de plantão online com professores respondendo perguntas  e grupos de discussão de alunos postando dúvidas e compartilhando experiências para tornar os estudos mais enriquecedores.

Há interação com outras pessoas e não são raras redes de network se formando ou se fortalecendo nos cursos a distância.

Curso online de Gastronomia

Dados do mercado

Acima mencionamos de passagem alguns dados de mercado, mas vamos citá-los nominalmente para que se empolgue mais ainda em investir na área. Porque se realmente gosta de gastronomia, tem jeito para coisa, o mercado vale a pena se for aplicado e investir na especialização.

O setor gastronômico tem média de crescimento de 10% ao ano. O segmento de alimentação fora de casa, compreende bares e restaurantes, emprega 450 mil pessoas por ano. Boa parte desse número é para cargo de garçons, 250 mil.

Ou seja, tem crescimento constante, emprega gente pra chuchu, clientes, em potencial, nunca ficará em falta. Se fizer o seu bonitinho, só tem a ganhar.

Para fazer o seu bonitinho, veja a seguir algumas opções de curso online de Gastronomia.

Curso online de Gastronomia: Senac

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) tem curso online de Gastronomia em sua página online. Aliás, um não, vários cursos livres voltados para a área e até cursos de pós-graduação. Todos têm certificado de conclusão e valores bem acessíveis.

Confira!

Curso online de Gastronomia: LearnCafé

O LearnCafé, tradicional plataforma de curso online, também tem vários cursos de gastronomia online e com um ingrediente muito saboroso ao bolso dos interessados: vários deles são totalmente gratuitos. Online, gratuito e ainda com certificação garantida ao final de cada curso.

Vários tipos de pratos e cozinhas são abordados, como por exemplo: receitas de frango, moqueca, peixes, requeijão caseiro, receitas vegetarias e muito mais.

Confira as opções de curso online de Gastronomia e comece a se especializar agora mesmo no ramo!

Curso online de Gastronomia: Cursos Online Educa

A exemplo dos casos anteriores, o Cursos Online Educa coloca a disposição do público vários cursos livres voltados para gastronomia.

Neste notamos, porém, uma diversidade maior de temas. Há desde cursos básicos como de decoração de bolo, como modalidades de ensino direcionadas para Barman. A média de carga horária é de 30 horas, mas costuma variar de curso para curso. A exemplo dos demais, todos emitem certificado de conclusão.

Gostou deste conteúdo sobre curso online de Gastronomia? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio e sua opinião com certeza são muito importantes para nós e fazem toda a diferença. Veja outros tipos de curso online conferindo mais do conteúdo do CTC Digital.

Deixe seu Comentário