Cursos

Curso online de bartender: seja um craque em bebidas!

Curso online de bartender

Seja por gostar de festas ou por haver a possibilidade de trabalhar de forma autônoma, existem diversos cursos no mercado para quem quer se especializar. Para quem não é dotado de tempo e possibilidade de deslocamentos frequentes, há na internet o curso online de bartender.

O bartender está sempre presente em festas e eventos em geral. São responsáveis pela preparação de coquetéis utilizando-se de técnicas atrativas para chamar a atenção dos convidados, como malabarismo, mágicas, pequenos truques, uso de fogos, etc. O principal objetivo de um bartender é animar os convidados e aumentar a venda de bebidas do local em que estão trabalhando, podendo ser bares, restaurantes, festas, baladas noturnas, entre outros eventos em geral.

Alguns profissionais desse segmento trabalham para empresas especializadas em eventos e festas. Porém, há hoje em dia, bartenders que trabalham de forma empreendedora e totalmente autônoma, que são conhecidos como “bartender freestyle”.

Esse perfil de profissional, tanto o Bartender tradicional quanto o Freestyle, exige grande conhecimento técnico de bebidas e uma sensibilidade aguçada para identificar o perfil de cada cliente, pois sempre há a possibilidade da criação de novos coquetéis ao gosto dos convidados.

O carisma, charme e atenção nos mínimos detalhes são, algumas das características indispensáveis desse profissional.

Confira mais informações!

Bartender e Barman, é a mesma coisa?

Não. E por isso, tanto o contratante quanto a pessoa que deseja se especializar, deve ficar atenta na diferença que há entre os dois.

O Barman geralmente possui o curso de coqueteleira e trabalha seguindo o perfil Europeu de vestimenta. Sempre de forma clássica, terno e gravata, trabalham em hotéis, navios e restaurantes procurando conhecer cada cliente e recomendando bebidas de acordo com cada personalidade.

Para se manter sempre no topo do mercado de trabalho, o barman precisa sempre estar atualizado sobre as novidades do cotidiano para desenvolver conversas profundas e atrativas com os clientes.

O bartender geralmente é um profissional mais jovem e trabalha em festas e baladas. As bebidas, geralmente, são menos elaboradas para poderem servir com mais agilidade o público. Dessa forma, o bartender, ao contrário do barman, costuma se vestir de forma moderna e informal, levando em conta o fato de trabalhar em ambientes jovens e de maior liberdade de estilo.

Sendo um ou outro, é imprescindível que o profissional não só saiba preparar as bebidas, mas que tenha noções básicas de atendimento ao público e, de certa forma, vendas.

Curso online de bartender

Onde fazer o curso Online de Bartender

Abaixo, segue a lista de algumas opções para quem procura se especializar na profissão de bartender.

Instituto Universal: Com professores altamente qualificados, conta com apostilas claras e objetivas. No curso é ensinado sobre utensílios, classificação de bebida, orientações passo a passo das técnicas e também as variações usadas nos coquetéis mais populares. O curso também dispõe de certificado profissionalizante.

Prime Cursos: Nesse curso, o aluno aprenderá a postura profissional, organização, atendimento ao cliente, o ambiente do bar, receitas, entre outros. O curso fornece qualificação profissional completa e segue excelente metodologia e as normas do MEC.

EduK: O curso é produzido por profissionais, possui chat ao vivo para tirar dúvidas. Além disso, dispõe da grande vantagem de que a aula pode ser assistida offline através do celular.

Características aprendidas no curso online de bartender

Essa profissão é considerada por muitos um grande desafio, pois exige fazer malabarismos e ao mesmo tempo se manter calmo, amigável e focado em preparar os inúmeros pedidos. Algumas das características mais marcantes que um ótimo bartender possui, são:

Atenção para com os clientes

É necessário que o profissional seja um bom anfitrião e possua uma energia acolhedora. A pior coisa que um profissional pode fazer, é ignorar totalmente um cliente e deixá-lo esperando. A melhor dica e que é muito ensinada em cursos, é ao menos, cumprimentar um cliente com um aceno de cabeça caso esteja ocupado.

Saber trabalhar sob pressão

Um bartender está sempre ocupado, pois além de atender aos pedidos, também precisa ordenar os pedidos dos garçons. Alguns profissionais mais jovens no ramo, podem deixar transparecer o estresse e o descontentamento. Mesmo em um lugar estressante e agitado, o profissional deve transparecer calma e serenidade.

Recomendações

É sempre necessário ouvir as preferências e gostos de todos os clientes, mas também é possível recomendar. Um profissional que demonstra entusiasmo e fluidez na recomendação de uma bebida, pode considerar-se um ótimo profissional.

Memória afiada

É praticamente impossível memorizar todas as receitas de uma só vez, porém é indispensável saber o que misturar de bebidas para criar uma nova. Outrossim, o mais importante é lembrar do pedido do cliente e executá-lo de maneira correta e eficiente. Lembrar o nome do cliente também é um coringa para todas as situações, pois demonstra atenção e profissionalismo.

A organização do bar

Para um bartender, o bar deve ser um local quase intocável. Um bar sujo, desorganizado, com restos de comida ou frascos espalhados, passa uma impressão de desleixo e descontentamento. As mãos e as ferramentas do bar, incluindo a bancada, devem estar sempre limpas. Caso o bartender tenha um ambiente de trabalho impecável, há grandes possibilidades de que ele seja um ótimo e dedicado profissional.

A bebida

Uma das melhores maneiras de saber se um bartender é um ótimo profissional, ou não, é o simples fato de experimentar a bebida. Por possuírem a grande capacidade de ler as pessoas, os bartenders saberão exatamente como preparar a bebida. Se o cliente ficar satisfeito, o profissional é ótimo.

Considerações finais do curso online de bartender

Olhar as pessoas nos olhos, ser cortês e curvar-se levemente, são sinais corporais de profissionais educados e atenciosos. As frases básicas de educação social também devem ser utilizadas pelos profissionais.

Com relação aos clientes, é sempre importante a interação na medida certa para ter sucesso ao se relacionar com as pessoas. Além disso, é importante frisar que, para atuar nessa profissão, é necessário que o profissional goste de festas, música e principalmente: que goste de pessoas.

De nada serve especializar-se em uma profissão caso não goste de se relacionar com o público e, também, de servi-lo. Por isso, além de profissionalizar, o curso online de bartender é extremamente eficaz para o aluno saber se possui identificação com a área de atuação desejada.

Deixe seu Comentário