Cursos

Curso online de garçom: quais os melhores?

Curso online de garçom

Os dados do setor gastronômico justifica a alta procura por curso online de garçom. É um dos setores que mais geram emprego e apresenta crescimento por ano. Mesmo em tempo de crise, a gastronomia apresenta alta de 10% ao ano. A área de alimentação fora de casa gera 450 mil vagas de emprego anualmente, sendo 250 mil dessas novas vagas destinadas para cargos de garçons.

A oferta de vagas se mostra uma saída para quem precisa urgentemente apagar o incêndio das contas ou está em busca da primeira oportunidade no mercado de trabalho.

Apesar de muitas vagas não exigirem experiência anterior ou cursos específicos, a tendência quando se há boa oferta de vagas e um enorme contingente procurando por recolocação no mercado de trabalho junto a um grande volume de pessoas tentando ingressar neste mesmo mercado é que filtros sejam implementados na hora da escolha. Quem tiver um diferencial a apresentar certamente terá mais chances de uma oportunidade.

Obter esse diferencial não é muito custoso, na verdade com curso online de garçom pode vir a gastar absolutamente nada a não ser um pouco de seu tempo, pois muitos cursos da área são gratuitos.

Como são online ainda oferecem a comodidade de não precisar sair de casa, pois fornecem vídeo aulas e apostilas que podem ser conferidas em vários dispositivos com conexão a internet.

Outra vantagem é que as opções de curso fornecem certificados de conclusão.

Mas o que se aprende exatamente em um curso online de garçom? Quais são as disciplinas? Saiba de mais detalhes conferindo a seleção que fizemos sobre as melhores opções de curso na área.

Confira os cursos e mais da profissão a seguir. Veja os tópicos abaixo!

O que faz um garçom?

Garçom é um profissional do atendimento ao cliente. Ele é requisitado em bares, restaurantes, casas noturnas, festas, casas de espetáculo ou onde mais necessite de um serviço que preste atendimento ao público relacionada a comes e bebes.

O trabalho desse profissional consiste em servir bebidas e comidas. Estas podem ser entregues aos clientes oferecendo-se de maneira espontânea ou após serem solicitadas ao próprio garçom, que cuidará de anotar os pedidos, passá-los aos mestres cozinheiros, retirá-los da cozinha quando estiverem prontos e fazer a entrega aos solicitantes.

Além de anotar, administrar a gestão de pedidos e encaminhá-los corretamente aos autores dos pedidos, o trabalho do garçom também consiste em limpar as mesas destinadas a clientela, seja antes da chegada de novos fregueses seja durante o uso destes para tornar a refeição mais agradável.

Outra tarefa importante do garçom é informar sobre os pratos servidos pela casa com precisão de detalhes para que os clientes tenham total ciência sobre o que pedem. Esse papel é importante para se evitar frustrações, desperdícios e prejuízos.

Não menos importante é a tarefa de apresentar a conta do que se foi consumido pelos clientes. Se não for prática da casa encaminhar os consumidores até o caixa para realizar o pagamento, ficará a cargo do garçom conferir e recolher o dinheiro. Pode ser necessário o uso de máquinas de cartão de débito e crédito, portanto, é preciso o profissional saber usar esses aparelhos de uso simples.

Qualidades de um bom garçom

  • Agilidade, tanto de locomoção como de raciocínio para fornecer um atendimento rápido aos clientes. Muitas vezes o principal critério avaliado pela clientela sobre a qualidade do lugar;
  • Capacidade de observação. Isto envolve inteligência emocional para captar o humor do cliente e entender os seus gostos. Qualidades que podem ser essencial para conquistar fidelização;
  • Paciência. Trabalhar com público não é fácil. Muitas pessoas não são razoáveis ou são completamente sem noção, mas gerar atritos constantes pode não ser bom para reputação do comércio e ocasionar situações desagradáveis e até perigosas. É preciso saber respirar fundo e ter em mente que há dias bons e dias ruins, o mais sábio é tentar prolongar os bons momentos e não os maus;
  • Capacidade de organização. Fundamental para não gerar confusão quanto aos pedidos solicitados. Pega muito mal para um garçom pedir ou entregar um prato que não lhe foi solicitado ou simplesmente esquecê-lo;
  • Um garçom muitas vezes precisa fazer mais de uma função, atender o público, ser caixa, recepcionista, decorador e dependendo do caso até fornecer uma ajudinha na cozinha;
  • Pró-atividade, um bom garçom não espera a necessidade surgir para que seja chamado a prestar uma assistência. Verificando a necessidade, já se coloca a disposição gerando economia de tempo para todos.

+ qualidades

Também são qualidades apreciáveis em um garçom:

  • Não é obrigatório. Um garçom que cumpra as principais obrigações com competência sem dúvida tem o seu valor, mas é um diferencial ter habilidades sociais que o faça gerar uma boa relação com a clientela. Com tantos bares e restaurantes disponíveis, muitas vezes a simpatia dos profissionais da casa acaba sendo o fator decisivo na hora da escolha;
  • O garçom é fundamental para se prestar um bom atendimento ao público. A sua ausência repentina ou atraso acaba por sobrecarregar outros setores do comércio que muitas vezes não tem uma segunda opção disponível. Pontualidade e compromisso de avisar sobre eventuais falta com antecedência são muito importantes para não prejudicar toda a estrutura de trabalho.

Curso online de garçom

Veja a seguir a nossa seleção de curso online de garçom.

Curso online de garçom: SENAC

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) oferece um curso online de garçom que certamente é um dos mais completos disponíveis. São 250 horas de carga horária com vídeo aulas e exercícios práticos.

Emite certificado.

Curso online de garçom: Primer Cursos

O Primer Cursos libera para a disposição do público um curso online de garçom gratuito.  São setes módulos onde os alunos aprenderão sobre as funções do garçom, apresentação pessoal, postura, cuidados com o ambiente do restaurante, como receber e acomodar os clientes, comer servir o cliente e outros temas.

Também fornece certificado de conclusão.

Curso online de garçom: LearnCafé

A LearnCafé oferece uma opção de curso rápido para quem tem urgência para saber ao menos dos fundamentos básicos do serviço de garçom. Este curso online de garçom tem carga horária de apenas 1 hora, mas é gratuito e com certificado. Saiba mais!

Gostou deste conteúdo sobre curso online de garçom? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio é muito importante para nós

Deixe seu Comentário