Cursos

Curso online de administração de condomínios

Curso online de administração de condomínios

Os cursos de ensino à distância são um grande aliado para a capacitação profissional de jovens e adultos. Para quem já atua no ramo ou gostaria de atuar na área de administração de condomínios existem diversas opções, desde o curso online de administração de condomínios até treinamentos presenciais.

Entretanto, muitas pessoas não dispõem de recursos como tempo disponível, dinheiro para investir em cursos profissionalizantes, e acabam recorrendo a cursos online. Isso ocorre porque os cursos online disponíveis na internet podem ter valores mais acessíveis e também promover maior flexibilidade de horários.

Para quem estuda ou trabalha durante o dia, fazer cursos de especialização como o de administração de condomínios em casa é a melhor opção.

Nessa perspectiva, a internet tem sido uma grande ferramenta para aumentar as oportunidades do mercado de trabalho para pessoas que não conseguem se matricular em cursos presenciais para qualificação profissional. Ao que tange o mercado de administração de condomínios, é um investimento que vale a pena, pois tem sido um mercado promissor e com grande crescimento de demanda por imobiliárias.

Como é feita a administração de condomínios

Condomínio é uma área comunitária em edifícios, andares, apartamentos, que são pertencentes a diferentes proprietários. Portanto, a administração de condomínios deve gerir sobre essa área em comum, a qual deve estabelecer regulamentos para a boa convivência, ao mesmo tempo que promover a boa manutenção e preservação dessas áreas.

Desta forma, são estabelecidos os direitos e deveres dos proprietários, os quais são agentes para a promoção de conservação, manutenção e boa convivência em ambientes residenciais.

O condomínio possui natureza jurídica ao ser criado. Por meio de convenções são estabelecidos os regulamentos que regem o uso do espaço. Isso é fundamental, para que quando houver diferenças entre vizinhos possam ser estabelecidos meios justos de serem cobrados os direitos e os deveres de todos.

O condomínio pode ser administrado por morador, síndico, ou por empresas terceirizadas. Estes precisam estar cientes de suas responsabilidades e também de quais funções lhe são atribuídas.

Para que o responsável pelo condomínio, seja ele o síndico, ou mesmo a empresa terceirizada, tenha um bom gerenciamento, é conveniente que sejam realizados treinamentos a fim de orientar esses profissionais a respeito de sua atuação na área e como desempenhar o papel de administrador de condomínio.

Existem diferenças entre o síndico e o administrado de condomínio?

Sim, existem diferenças, mas o síndico pode ser o mesmo administrador do condomínio, uma vez que ele cumpre as tarefas de ambos. Apesar disso, as habilidades que competem ao síndico são diferentes das que competem a administração do condomínio.

O síndico é um representante da comunidade de moradores que deve trazer à tona, em reuniões por ele solicitadas com os demais moradores, assuntos de interesses gerais e reivindicar as necessidades e demandas dos condôminos. Ele também é o mediador para a tomada de decisões.

Ao mesmo tempo, o administrador do condomínio deve gerir a respeito, principalmente, do aspecto financeiro, sanando desde despesas com água e luz, a partir do recolhimento de taxas dos moradores, bem como a respeito de investimentos em melhorias de infra estrutura, manutenções, entre outros, reivindicados pelo síndico.

Portanto, a administração  atua em conjunto com o síndico, mas não necessariamente é dever do síndico ser o administrador do condomínio.

Atualmente, empresas são contratadas para a administração de condomínios, as quais contratam profissionais com conhecimentos técnicos e capacitados para atuar na área.  Desta forma, a área de administração de condomínios é bastante promissora e pode ser ampliada nos próximos anos, a partir da distinção entre a atuação de síndico e gerente.

Quem pode fazer o curso online de administração de condomínios?

O curso de administração de condomínios é voltado para estudantes e profissionais que estão inseridos na área. Pessoas já formadas em cursos como contabilidade, administração, direito, podem procurar ampliar seus conhecimentos na área. Ao mesmo tempo que síndicos, zeladores e condôminos podem se interessar em assumir as responsabilidades, por meio de preparação com cursos online.

Para isso existem diversos cursos online, simples e com carga horária bem flexível, os quais podem alavancar a sua carreira. Desta forma, seja para administração de seu próprio condomínio ou, ainda, para atuar em empresas administradoras de condomínios, você pode incluir em seu currículo os seus conhecimentos sobre o tema, além de experiências na área.

Opções para o curso online de administração de condomínio

Algumas plataformas disponibilizam conteúdos que vão ajudar a melhorar a perspectiva de muitos profissionais. Antes de contratar qualquer curso, verifique a segurança do site antes de realizar pagamentos.

Prime Cursos

O site oferece conteúdos programáticos de acordo com o exigido na legislação, e não exige nenhum pré requisito além de ensino médio completo.disponibilizam apostilas, video-aulas e é totalmente gratuito. Ainda é oferecido certificado de participação.

Educa Mundo

Nesta plataforma o curso é igualmente gratuito e com uma linguagem bem clara. O site também emite certificação de capacitação profissional e para realizar o curso de forma mais completa são oferecidos outros módulos.

Terra Uol

No site Terra Uol é oferecido, com 80 horas, por R$29,90 (vinte e nove reais e noventa centavos) a assinatura para o curso de administração voltado para condomínios. É uma opção viável oferecida para qualquer pessoa que tenha acesso ao site.

Como escolher o melhor curso online de administração de condomínios

Para escolher o melhor curso, ou o qual mais se adapte ás suas necessidades, você deve pesquisar a respeito dos conteúdos que ele aborda. Ao mesmo tempo deve verificar se a linguagem utilizada é mais objetiva ou mais técnica. Tudo isso de modo a facilitar a sua compreensão.

No caso de cursos online gratuitos, podem haver carências de conteúdos, procure então complementar com vídeo-aulas no youtube ou procurar materiais confiáveis para consulta.

Apesar de os sites oferecerem curso online de administração de condomínio gratuito, há outras plataformas com acesso a consultas com professores para nível de aprendizado mais avançados. Desta forma você deve escolher, de acordo com o seu nível de conhecimento, para dar início a sua capacitação profissional, qual o site ou editor de conteúdos mais completos e interessantes para você estudar em casa.

Deixe seu Comentário