Cursos

Curso online de biologia: é possível fazer?

Curso online de biologia

A biologia é uma área que sempre recebeu grande renome por seus avanços em estudar a vida na totalidade. No entanto, nem todas as pessoas têm tempo para frequentar uma faculdade presencialmente para se profissionalizar nesse assunto tão incrível. Devido a isso, muitas pessoas acabam procurando um curso online de biologia.

Todavia, essa tarefa nem sempre é algo fácil para quem busca um curso que realmente seja interessante, tirando que muitos deles apresentam frequentes problemas em sua forma de ensino. Em especial, para quem leva o estudo das ciências biológicas com bastante profissionalismo.

Já no caso de outras pessoas, esse fato acaba não incomodando tanto, sendo o valor investido o ponto mais importante. Geralmente, os cursos de biologia tendem a ter valores bem elevados, principalmente quando são feitos presencialmente. Contudo, há opções gratuitas que realmente ajudam e ensinam o aluno com excelência.

Como é fazer um curso online de biologia?

Bem, como todo curso online, a experiência é completamente diferente de um ensino presencial. Para algumas pessoas, o curso online pode ser até melhor para aqueles que preferem o conforto das saladas de aulas. Em especial, caso você não goste tanto assim do ambiente escolar.

Além disso, a possibilidade de rever aulas quando e onde quiser são coisas que pesam muito na escolha de um curso. Para os alunos, isso seria a melhor opção para gerenciar o tempo, assim não tendo a necessidade de ter um horário pré-estabelecido para os estudos, emboras muitos cursos exijam que a avaliação seja feita em um momento específico do dia.

Todavia, o curso online não apresenta somente vantagens para o aluno. Em alguns casos, a plataforma pode mais atrapalhar do que ajudar. Para muitos indivíduos, a comodidade acaba virando uma desculpa para não fazer os exercícios ou ficar atento nas videoaulas. Geralmente, esses fatores influenciam diretamente no desempenho na avaliação, algo muito preocupante.

Por outro lado, também devemos considerar que o curso online de biologia pode necessitar de bem mais que apenas algumas aulas práticas. Nesse caso, o profissional pode até sentir falta de fazer alguns experimentos e aulas práticas. Para isso, é sempre interessante que o aluno estude um pouco fora de casa, buscando uma interação mais direta com o tema.

Curso online de biologia

Qual a diferença entre um curso online de biologia e um presencial?

Essa pergunta varia muito dependendo do que você está procurando na vida profissional. No caso de laboratórios, a experiência com um curso presencial pode ser algo que afetará muito na decisão final de conseguir um emprego. Todavia, nem sempre isso é uma realidade. Em alguns casos, o renome da instituição de ensino e seu conhecimento mais aprofundado pode ser aquilo que te fará garantir o cargo.

Hoje, principalmente no curso de biologia, os caminhos de carreira são bem diversificados. No caso de um curso online de biologia, isso pode ser mais abrangente. Segundo muitos profissionais da área, a variedade de plataformas disponíveis são perfeitas para quem procura algo bem específico no meio acadêmico.

Nessas situações, você achará diferentes valores e tempos de curso, sendo muito raro que pelo menos um não se encaixe perfeitamente nos seus interesses. No entanto, mesmo com todas essas vantagens, o curso pode não ser do seu agrado. Geralmente, sendo um fato que está presente em todos os estilos de curso independe dele ser presencial ou online.

É possível?

Sim, é possível fazer um curso online de biologia com o mesmo nível de ensino que outras faculdades presenciais. No entanto, é sempre interessante que você pesquise muito bem sobre o que aquele curso irá te oferecer. É importante ressaltar nem sempre esse modelo de ensino será o ideal para você.

Atualmente, não é raro de encontrar alguma pessoa que simplesmente não encontrou nada que goste em um curso que sempre teve interesse na teoria. Por outro lado, caso você ainda esteja em dúvida sobre fazer ou não um curso, é sempre interessante buscar pessoas que já passaram por ele.

Geralmente, caso você tenha contato com algum professor formado na área, não é raro que eles comentem como era a vivência deles em cursos. No caso do curso EAD – Ensino a Distância – esse número fica realmente mais reduzido, embora, principalmente nos últimos anos, eles estejam mais presentes na comunidade academia.

Devido a isso, você poderá tentar contato com alguns deles através de sites gratuitos como o Linkedin. Essa plataforma funciona como uma espécie de rede social para profissionais de todas as áreas, inclusive da biologia. Nos perfis, você conseguirá mandar facilmente uma mensagem ou encontrar algum relato de como era a vivência desse profissional no curso online.

Qual o melhor curso online de biologia?

Como já foi explicado, os cursos de biologia apresentam uma imensa variedade. No caso de biologia, algumas faculdades atualmente são focadas totalmente nesse modelo de ensino a distância. Contudo, nem todos apresentam uma boa qualidade de ensino. Vale ressaltar que esse modelo ainda é bem novo, ainda não havendo uma padronização.

No entanto, já é possível ver que algumas que se destacam nesse meio. Dentre elas, as plataformas como UNIP, Cursou e WR Educacional são as que mais se destacam, embora apresentem grandes diferenças entre elas. No caso da UNIP, por exemplo, ela também é uma faculdade presencial, apesar seu grande foco esteja no modelo EAD.

Em questão de ensino, principalmente por seu longo período de atuação, a UNIP acaba sendo a mais preparada dentre as 3 plataformas citadas. Nela, o aluno conseguirá fazer de exercícios e consultar um professor – para alguns, essa é maior vantagem desse curso online de biologia.

Por outro lado, temos as plataformas como a Cursou e a WR Educacional, ambas sendo totalmente gratuitas e que apresentam uma excelente qualidade. Contudo, diferente da UNIP, elas contam somente como um curso livre. Ou seja, todos os cursos feitos nelas não constaram como uma graduação, impedindo que você consiga exercer alguns cargos.

Apesar disso, temos que considerar que, caso você queira somente adquirir conhecimento, essas plataformas gratuitas são de excelente ajuda. Também vale lembrar que, geralmente, esses sites oferecem pelo menos a base para os concluintes. Portando, é interessante que você faça um deles antes de tentar um curso online de biologia pago.

Deixe seu Comentário