Cursos

Curso online de agronomia: estude à distância

Curso online de agronomia

O curso online de graduação em agronomia é um dos mais procurados em todo o país. Isso ocorre, uma vez que a área está sempre em grande expansão, com novidades em equipamentos, formas de plantio, novos produtos utilizados, entre outros fatores que sempre mantém o segmento em foco. Além da graduação, também existem outras formas estudar sobre o assunto, como é o caso de um curso online de agronomia.

Os cursos de graduação em EAD (educação à distância) são muito mais completos do que os outros cursos básicos e introdutórios que estão disponíveis na rede de forma paga ou gratuita. Entretanto, existem diversas opções para quem quem já atua ou deseja ingressar na área. Vejamos a diferença entre eles:

Graduação com curso online de agronomia

Algumas instituição de grande reconhecimento internacional oferecem o curso online de agronomia, são elas a Uniasselvi e a Unopar. Em ambos os casos, os cursos formam o profissional apto para atuar no ramo da agronomia em seus diferentes segmentos. Este profissional é chamado de agrônomo, e após o término da graduação poderá trabalhar em diversas áreas, como:

  • Propriedades Rurais com plantios e colheitas;
  • Adubos e agrotóxicos;
  • Análise de sementes;
  • Professor da área; entre outras.

Independentemente do curso escolhido, muitas vezes é necessário que se faça uma pós graduação, mestrado ou doutorado. Isso serve para que o profissional possa atuar em determinadas empresas e instituições públicas que exigem maior grau acadêmico.

Os conteúdos abordados pelo curso de graduação em agronomia EAD, não diferem muito dos ensinados em instituições puramente presenciais. As principais faculdade que oferecem a modalidade online do curso, também contam com uma graduação que se divide em 10 semestres (5 anos).

Existe um mito de que o aluno que opta pela faculdade à distância não tem contato com a prática do curso. Isso certamente não é o que acontece de fato. O único contato que os estudantes do curso presencial teriam com as atividades externas seriam em eventuais saídas para reconhecimento de campo, que não fazem a menor diferença para o aluno EAD, que também tem acesso a essas informações online.

Entretanto, algumas faculdades optam por fazer encontros presenciais semanais ou mensais, o que ajuda a manter a disciplina e o comprometimento do aluno durante o curso. Além, é claro de proporcionar um maior contato com a parte prática do curso.

Curso básico online de agronomia

Os cursos de natureza básica e introdutória no segmento da agronomia, podem se dividir em diversas áreas. Entre os principais cursos disponíveis online encontram-se os dos sites WR Educacional, Cursos Grátis Online, e Learncafe. Selecionamos os mais interessantes:

  • Controle de pragas e agrotóxicos;
  • Georreferenciamento de imóveis rurais;
  • Contabilidade rural;
  • Introdução à agronomia;
  • Germinação, plantios e agronomia; entre muitos outros.

Alguns destes cursos possuem ainda a possibilidade de realização gratuita. Isso permite que os alunos possam aprender sem precisar realizar um grande investimento inicial. O que possibilita também que o conhecimento seja transmitido de maneira mais democrática e facilitada.

Os cursos gratuitos mencionados acima, assim como diversos outros disponíveis na internet dispõe de um certificado de conclusão que pode ser solicitado ao final. Entretanto, a solicitação e o envio deste certificado pelo correio, são pagas pelo aluno.

Além disso, os cursos servem mais para o aumento do conhecimento propriamente dito do aluno, uma vez que não são reconhecidos pelo MEC como cursos técnicos, de graduação e nem de especialização. Porém, podem ser utilizados para complementação de currículo profissional, bem como para complementação de horas extracurriculares solicitadas pela maioria das instituições de ensino.

Curso online de agronomia

A agricultura e os alimentos orgânicos

A CNI (Confederação Nacional da Indústria) realizou uma pesquisa esse ano e atestou: O brasileiro está optando pelo consumo de alimentos orgânicos e está disposto a pagar valores mais altos para isso. A pesquisa também atestou que quase metade das pessoas está preocupada com o consumo de alimentos ambientalmente corretos.

A partir desse dado muito interessante, é possível concluir algumas coisas. A primeira é que o brasileiro está se conscientizando cada vez mais sobre os riscos do consumo de alimentos produzidos a partir da utilização de agrotóxicos. E a segunda, é que somente os profissionais detentores de vasto conhecimento de plantio poderão se destacar no mercado.

Por conta da alta procura por alimentos orgânicos, os profissionais da área da agronomia terão que se especializar cada vez mais. Isso porque será necessário diminuir a utilização dos agrotóxicos para que os alimentos sejam consumidos. Ao mesmo tempo a produtividade das propriedades rurais do pequeno ao grande produtor não poderá ser afetada drasticamente, implicando em aumento dos preços e quebra de muitos negócios.

A importância do curso online de agronomia

Os cursos online de agronomia auxiliam o aluno a ter uma visão mais ampla do segmento, além de aprender sobre as suas especificidades. O aluno pode optar por cursos mais técnicos e voltados a um segmento, ou também pode optar por se tornar um profissional agrônomo fazendo um curso EAD e obtendo a sua graduação.

Aliar produtividade e sustentabilidade não é nada fácil. Para que esses dois polos se unam é preciso que muitas pesquisas sejam realizadas, bem como haja um comprometimento entre profissionais e produtores. Nesse âmbito também é importante que o agrônomo e os outros profissionais da área forneçam mais soluções do que dificuldades, e para isso devem deter um vasto conhecimento.

Dessa forma, o mais recomendável é que as pessoas que se interessem fortemente pela área, foquem muito no aprendizado de novas técnicas de produção, que respeitem o meio ambiente, estejam preparadas para as mudanças climáticas inevitáveis e principalmente, que forneçam boas alternativas para todos os envolvidos no processo, desde o que possui apenas alguns hectares de terra para o plantio, até as grande empresas e indústrias da agronomia que fomentam a economia no país.

O profissional que consegue abordar todos esses aspectos, é o que mais vai se destacar no mercado. E para isso deverá sem dúvida optar por se qualificar cada vez mais, sendo que a opção mais viável e prática é a realização de um bom curso online de agronomia.

Deixe seu Comentário