Cursos

Curso online de Social Media vale a pena?

Curso online de Social Media

A procura por curso online de Social Media vem aumentando porque se tornou uma profissão tão requisitada quanto desejada, pois se trata de trabalhar com redes sociais. Considerando que existem milhares, bobagem, milhões de pessoas que adoram ficam o dia inteiro nas mídias sociais é um trabalho bem atrativo sem dúvida.

Mas se engana quem pensa que a função se limita a ficar navegando na internet, curtindo e comentando publicações nas principais plataformas de socialização online disponíveis atualmente. Claro, parte da função exige a navegação e interação com usuários e postagens, mas isso é apenas uma parte do trabalho. Se está interessado na área certamente vai aprender isso no curso online de Social Media que decidir optar.

O mercado de trabalho dessa profissão está em plena ascensão, afinal, até o mais jeca tatu da sua cidade sabe a influência e a dependência que essas mídias conquistaram perante o público nos últimos anos.

E se o povo está concentrado em um mesmo lugar, as empresas precisam também, pois é uma ótima oportunidade de atrair a atenção de seu público alvo. Mas como se trata de uma função nova, ocorre de muitas empresas, especialmente média e pequenas, não terem em seu corpo de funcionários tal profissional e nem saberem exatamente o que fazem.

Contudo, se há um bom mercado a se explorar, há também muitas pessoas para competir, pois essa percepção de boas e muitas oportunidades relacionadas a área de Social Media está no radar de muitas pessoas, seja por gostarem realmente de trabalhar com mídias sócias, seja por questão de necessidade. Certamente sabe que o mercado de trabalho não está fácil. Os milhões desempregados que o digam.

Neste post vamos apresentar alguns cursos online de Social Media, se realmente valem a pena e também um pouco mais sobre a profissão.

Confira!

O que é um social media?

A tradução para o nosso idioma é: “mídia social”. É inegável a influência e o impacto das redes sociais na vida de grande parcela da população mundial nos últimos anos. Tornaram-se instrumento de comunicação, entretenimento e até de trabalho, retirando dos meios de comunicação tradicionais a regalia do monopólio da atenção do grande público.

Mas ocorre que essas plataformas de comunicação digital não operam sozinhas. Elas nada mais são do que um depósito de conteúdo que acaba despertando a atenção de seus usuários, mas é necessário que alguém produza e publique o conteúdo despejado nessas mídias. É onde entra o papel do social media.

Ele é o responsável por gerenciar o que é produzido e publicado nas redes sociais de uma empresa, de um cliente ou até mesmo de um projeto pessoal.

Curso online de Social Media

O que faz um social media?

Dando prosseguimento a este post sobre curso online de Social Media, o que exatamente faz esse profissional?

Como apontado anteriormente seu trabalho não se resume em apenas ficar navegando o dia inteiro na internet. Ele deve primeiro ficar antenado sobre o que é tendência, as últimas novidades relacionados ao campo de atuação do cliente ou projeto que trabalha, pois ter essa noção facilitará para pensar em um conteúdo que seja eficaz em despertar atenção do público alvo.

Isso é um detalhe importante e até óbvio: não basta produzir conteúdo, tem que ser um conteúdo que gere engajamento, atraia a atenção e torne a marca memorável na cabeça do público. Memorável de uma maneira positiva, proporcione boas experiências.

O social media deve planejar o conteúdo, produzi-lo e postar em datas e horários adequados. Além disso, mensurar os resultados das publicações e relatá-los por meio de relatórios de desempenho e interagir com o público de modo a prestar um bom atendimento.

Esse trabalho feito pelo social media é realizado por meio de ferramentas essenciais para o desenvolvimento do trabalho. Vamos conhecer as principais.

As principais ferramentas de trabalho do Social Media

Logo mais veja a lista de opções de curso online de Social Media, mas antes veja que tipos de ferramentas você precisará utilizar e com certeza terá contato no curso que optar.

Para planejamento de conteúdo, as ferramentas mais utilizadas são:

  • Storify;
  • Para análise de concorrência:
  • Keyword Competitor;
  • SEMrush;
  • Google Advanced Search Operators.
  • Elaboração de conteúdo visual:
  • Canva;
  • IM Free;
  • Unsplash.

Monitoramento de métricas:

  • Google Analytics;
  • RD Station;
  • HubSpot.

Agendamento e análise de resultados:

  • mLabs.

Curso online de Social Media

Se interessou mais ainda pela profissão de social media? Acha que é a tua cara e com certeza dará conta do recado? Ótimo, agora que foi orientado sobre elementos básicos da profissão, precisa adquirir a parte teórica e depois a prática. Para isso, é preciso fazer curso de social media, pois tenha certeza de uma coisa: não dá para aprender tudo apenas fuçando na rede social. Como colocado acima, o trabalho exige mais de um tipo de habilidade:

  • Planejamento;
  • Organização;
  • Mensuração de resultados;
  • Elaboração de relatórios;
  • Produção de conteúdo.

E se você não tiver uma boa base teórica, certamente vai dançar. Ou seja, o curso é necessário, o que fica em discussão é se é necessário pagar por essa especialização. Há vários cursos onlines e gratuitos que muitos profissionais avaliam fornecerem o conteúdo necessário para construir uma carreira de sucesso na área.

Acrescenta-se que um dos requisitos para ser social media é ter formação prévia em comunicação, jornalismo, publicidade, relações públicas, administração, letras e áreas relacionadas. Portanto, não é complicado absorver o conteúdo necessário para exercitar a profissão investindo em cursos livres na área por se ter uma boa bagagem e experiência nas próprias redes sociais. Mas essa percepção pode variar de pessoa para pessoa. O importante é: sempre se manter atualizado.

Veja a nossa seleção de cursos de social media online a seguir.

Curso online de Social Media: Mx Cursos

O curso online de Social Media da Mxcursos é voltado para produção de conteúdo. É um curso rápido de 2h50min dividido em 6 módulos.

O aluno irá aprender a fazer planejamentos de mídias sociais e criar conteúdos relevantes focados em conversão de clientes. Também terá aulas de como interagir com os seguidores em diferentes redes, além de aulas focadas em gerenciamento de crises.

Este curso online de Social Media oferece material de apoio, suporte com professor e certificado de conclusão válido em todo o território nacional.

Curso online de Social Media: Facebook Blueprint

O Facebook fornece módulos de aprendizado que com certeza todo aspirante social media deve fazer para se inteirar sobre a maior rede social do mundo. Os módulos têm média de 15 minutos e são separados em 80 tópicos relacionados com o Face e o Instagram.

Há módulos tanto para iniciantes na profissão como para mais avançados. Esse curso online de Social Media de Facebook e Instagram fornece certificado digital, mas somente após a realização de prova que deve ser agendada.

Curso online de Social Media: Prime Cursos

Esse curso online de Social Media certamente tem carga horária mais extensa, mas uma linguagem simples e por isso pode ser um excelente ponto de partida para aprender os truques e segredos da profissão. São dez aulas divididas em 15 horas de duração. Saiba mais aqui.

Curso online de Social Media: Rock Content

A Rock Content é uma das principais agências de marketing digital do país e famosa por liberar bastante conteúdo gratuito sobre o tema – inclusive cursos online voltados para social media. Um com certeza interessante para os interessados em se especializar na área é o de Inbound marketing, pois é voltado em conteúdo que foca na atração, conversão, nutrição e encantamento de clientes.

São 9 aulas divididas em 5 horas de curso. Gratuito. Saiba mais aqui.

Gostou deste conteúdo sobre curso online de Social Media? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença.

Deixe seu Comentário