Cursos

Curso online de administração financeira e orçamentária (AFO)

Curso online de administração financeira e orçamentária

Assim como todas as disciplinas cobradas em concursos públicos atualmente, a administração financeira e orçamentária, possui uma grande importância para o preparo do aluno. As provas de concursos estão cada vez mais concorridas, tendo em vista que a estabilidade e os salário atrativos, motivam muitas pessoas a se prepararem para carreiras públicas. Com isso, a realização de um curso online de administração financeira e orçamentária (AFO) torna-se praticamente obrigatório para o concurseiro.

A partir dessa compreensão, é preciso que o aluno reflita sobre as melhores maneiras de estudar para os concursos que têm a disciplina no edital. Os maiores casos de sucesso com a obtenção da aprovação são os dos concurseiros que optam por fazer cursos de AFO. Isso ocorre, tendo em vista que a matéria é relativamente difícil e engloba conhecimentos jurídicos que os alunos nem sempre possuem.

Os cursos online podem tratar a disciplina de maneira isolada, que conta com um enfoque muito grande para os assuntos abordados nos editais, ou ainda, podem optar por fazer um estudo mais abrangente da matéria. Depende sempre do aluno, optar pelo curso que melhor define a suas expectativas de aprendizado. Além disso, é interessante verificar no edital e nas provas passadas se o concurso cobrou o conteúdo de AFO de maneira geral ou mais extensa.

Por que optar pelo curso online de administração financeira e orçamentária (AFO)

Primeiramente é importante que o concurseiro defina as suas prioridades da melhor maneira possível. Esse aspecto compreende uma série de questões relevantes, como o tempo disponível para o estudo, o investimento programado para essa finalidade, e ainda o foco do aluno em determinados concursos. Somente dessa maneira, é possível identificar qual é a melhor para se estudar AFO.

Tendo em vista que a realidade da maior parte das pessoas que desejam prestar concursos é a falta de tempo e de dinheiro, o curso online é uma das maneiras mais viáveis adotadas. Ao optar pelo curso em EAD, o aluno pode estudar de maneira a não atrapalhar sua rotina e ao mesmo tempo absorver todas as informações contidas no edital. Além disso, os valores cobrados tendem a ser mais acessíveis nos cursos online, quando comparados a opções presenciais.

Diante de todas essas vantagens, é preciso que se faça uma análise em relação a disciplina que cada pessoa tem, em muitos casos o curso presencial pode influenciar positivamente para quem não tem a disciplina necessária para estudar em casa a partir do computador. Entretanto, caso o aluno esteja motivado e definitivamente comprometido com o estudo, o curso online certamente é a opção mais interessante.

Principais cursos online de AFO

Após refletir e se decidir pela inscrição em um curso online, é necessário que o aluno veja as opções disponíveis.  É possível optar por cursos de maior destaque no mercado, como é o caso dos cursos das empresas:

  • Estratégia Concursos;
  • Casa do Concurseiro;
  • Gran Cursos Online;
  • Direção Concursos; entre outros.

Entretanto, caso o foco do aluno não seja realizar um grande investimento inicial, é possível adquirir e realizar outros tipos de cursos pra concursos que abordam o tema de administração financeira orçamentária (AFO), como:

  • Grupo Gestão Pública;
  • Educa Mundo;
  • Direito para Concursos;
  • Ges Concursos; entre outros.

Independentemente da opção escolhida, é necessário que se veja os conteúdos abordados pelo curso. É preciso que o curso esteja e acordo com o edital do concurso pretendido. Caso o curso tenha conteúdos a mais do que necessário não há problema, basta riscá-los da lista de estudo, ou estudá-los para maior aprofundamento e aproveitamento em outros editais. Entretanto, não há muito o que fazer se o curso não aborda determinados aspectos solicitados no edital em questão. Por isso, cuide na hora de adquirir o curso.

Curso online de administração financeira e orçamentária

Conteúdos do curso online de administração financeira e orçamentária (AFO)

Não há um consenso entre os conteúdos abordados em cada curso. Isso ocorre, uma vez que cada edital de concurso cobra determinados aspectos que outros podem ou não cobrar. Existem concursos com editais mais profundos do que outros, assim como possuem diferentes níveis de estudo do aluno, como ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, entre outros.

Entretanto, a maioria dos cursos abordam temas gerais cobrados em quase todos os editais do país. São eles:

  • Princípios orçamentários;
  • Plano plurianual;
  • Classificações orçamentárias;
  • Lei de Responsabilidade fiscal;
  • Receita e Despesa da União;
  • Receita Pública;
  • Lei de diretrizes orçamentárias; entre outros.

Todos esses conteúdos são complexos e demandam muito comprometimento por parte do aluno. A grande vantagem é que nos cursos online os professores são muito bons, é possível ter o contato com grandes nomes do direito. Fator este que muitas vezes não é possível para o aluno que mora em cidades pequenas ou que não tem como viabilizar financeiramente o ingresso em cursos presenciais com estas figuras.

Considerações finais

O curso online de administração financeira e orçamentária vem ganhando muito espaço no cotidiano dos concurseiros de todo o país. A matéria é uma das mais cobradas no principais editais de concurso, e por isso deve-se ter uma atenção especial ao incluí-la na rotina de estudos.

Na internet é possível encontrar muitas opções de cursos que ensinam desde o princípio de AFO em linhas gerais até o estudo bem mais profundo. A partir disso, o mais indicado é que se pesquise bem antes de fazer o investimento, já que nem sempre a opção mais barata é a que melhor atende as expectativas do aluno.

O início de uma trajetória de estudos para concursos normalmente é muito animador, o aluno fica empolgado com todos os benefícios e vantagens inerentes a carreira pública. Entretanto, a motivação pode se esvair ao longo da preparação, pois não é um processo fácil. Nesses momentos é preciso estar atento, e lembrar que a aprovação vale a pena o esforço empreendido.

É nesse momento que a escolha do curso online de administração financeira e orçamentária (AFO), faz toda a diferença. Professores dinâmicos e didáticos surtem no aluno um sensação de que o aprendizado efetivamente está acontecendo, e a partir daí não fica tão difícil se motivar e continuar a caminhada!

Deixe seu Comentário