Cursos de Formação Especial

Curso online de NR10: veja como fazer

Curso online de NR10

O curso online de NR10 se encarrega de passar para seus alunos a noção de segurança e saúde do trabalhador envolvido em todos os modos de prestação de serviço nessa área. Afinal, o debate sobre os riscos críticos aos quais estão expostos os trabalhadores de instalação e serviço de rede elétrica se tornou um tópico recorrente no Brasil desde a década de sessenta.

No ano de 1978, a NR10 foi publicada por meio do MTE, o Ministério do Trabalho e do Emprego. No entanto, o índice alto e preocupante de acidentes ocorridos na época sujeitou a norma a uma série de alterações. Assim, no ano de 2004, o cidadão brasileiro foi introduzido a uma norma NR10 reformada. Essa seria sua última modificação até os dias atuais, sendo utilizada e praticada ainda hoje.

Ficou curioso para saber mais sobre esse indispensável curso online de NR10? Confira a seguir tudo sobre a norma, sua aplicação e seus cursos especializados!

No que implica o curso online de NR10?

O curso online de NR10 é baseado em uma norma regulamentadora. Isto é, tem como objetivo a garantia da integridade e segurança dos trabalhadores que lidam com redes elétricas. Assim, a norma NR10 é encarregada de implementar medidas preventivas e de controle para profissionais que atuam e prestam serviços relativos às instalações elétricas.

No curso online de NR10, os alunos costumam ser introduzidos às etapas principais para aplicar uma gestão segura nas atividades pertinentes às construções elétricas. Como, por exemplo:

  • Consumo
  • Geração
  • Distribuição
  • Transmissão

Incluindo também as etapas seguintes:

  • Montagem
  • Projetos
  • Manutenção da operação de instalações elétricas
  • Serviços empregados nas proximidades

Curso online de NR10

O que será apresentado no curso online de NR10?

Medidas de prevenção e controle

Em suma, os alunos são apresentados às medidas de prevenção e controle que fazem a diferença nos processos preventivos de segurança.

Desenergização

A desenergização corresponde a uma combinação de ações controladas, sequenciadas e coordenadas. Isto é, somente as instalações elétricas com liberação para serviço são consideradas como desenergizadas. Para tanto, é necessário respeitar os procedimentos adequados e obedecer a seguinte sequência:

Seccionamento

O seccionamento corresponde ao ato de descontinuar a eletricidade total, obtida perante a ativação de um dispositivo devido.

Impedimento de reenergização

O impedimento da reenergização estabelece condições que impossibilitam que o equipamento ou circuito desenergizado volte a ser reenergizado. A intenção dessa medida preventiva e protetora é garantir o controle de seccionamento para o trabalhador.

Constatação de ausência da tensão

A constatação de que a tensão está ausente consiste em verificar efetivamente se o circuito elétrico não está emitindo tensão em seus condutores.

Instalação de um aterramento provisório com equipotencialização de condutores nos circuitos

Uma vez que a inexistência da tensão é constatada, os condutores poderão ser conectados ao cabo terra do conjunto temporário de aterramento. Assim, sujeitando as fases à  equipotencialização.

Curso online de NR10

Inbraep

O curso online de NR10 módulo básico da Inbraep é um requisito indispensável, tendo caráter obrigatório para todos os profissionais que atuam indiretamente ou diretamente com BT (pu seja, baixa tensão). A validade do curso é de dois anos, e sua reavaliação é feita por intermédio de um segundo curso de reciclagem oferecido pela Inbraep.

É importante salientar que aqueles profissionais que, em seu trabalho, interagem indiretamente ou diretamente com AT (isto é, alta tensão), terão que realizar o curso online de NR10 complementar, direcionado ao Sistema Elétrico de Potência.

A baixa tensão, para qual é necessária o curso de módulo básico, diz respeito a uma tensão maior do que cinquenta volts em uma corrente alternada. Ou, em uma corrente contínua, maior que cento e vinte volts. Quando em corrente igual, a tensão deve ser inferior a mil volts em uma corrente alternada. Em uma corrente contínua, é necessário que não ultrapasse cento e cinquenta volts, entre terra e fase e entre fases.

Em suma, o curso online de NR10 da Inbraep tem validade em todo o território nacional, além de receber certificação instantânea. O  certificado é expresso por encarregados técnicos. O início pode ser dado imediatamente após a realização do pagamento de valor único e sem qualquer custo adicional. O curso é objetivo e simples, com 100% de aprovação dos anos. No caso de recuperação, nenhum valor extra é cobrado.

Topeletrica

O curso online de NR10 da Topeletrica é indicado aos profissionais que pretendem realizar pela primeira vez a sua capacitação em Segurança de Instalações Elétricas. O curso prepara os alunos para atuar em instalações de telefonia, Instalações industriais, instalações residenciais e outras inferiores a mil volts.

Além disso, a Topeletrica também fornece ao público um segundo curso. Esse, por sua vez, é destinado àqueles profissionais que já são capacitados no curso de Segurança em Instalações Elétricas.

Curso NR10 Online

O curso online de NR10 da Curso NR10 Online é liberado imediatamente e tem acesso gratuito para aqueles que pretendem iniciar o curso em NR10. O pagamento do valor é realizado somente se o profissional se sentir satisfeito e quiser sua certificação.

Em caso de insatisfação do aluno, o Curso NR10 se responsabiliza em devolver a quantia paga integralmente, sem qualquer objeção e burocracia.

A eficácia do curso online de NR10 da empresa é comprovada pelos mais de sessenta e cinco mil profissionais já treinados na área de elétrica.

Desse número, a plataforma de estudo ostenta 100% de aprovação – além do número de um milhão de inscritos no YouTube, sendo o maior canal latino-americano especializado no assunto.

Para garantir o acompanhamento do aluno tanto fora quanto dentro do horário comercial, o Curso NR1P Online dispõe de um plantão de atendimento via WhatsApp.

O desenvolvimento do material do curso é realizado por profissionais com qualificação avançada, contando com projetos pedagógicos e participação de nomes que atuaram no Samu, Corpo de Bombeiros e Senai.

Além do time de gigantes, a empresa é pioneira na criação de uma plataforma que simula primeiros socorros e práticas de combate em princípio de incêndio.

O certificado emitido pelo curso online de NR10 respeita inteiramente a norma regulamentora do mesmo, dispondo de QRcode para controle contra fraudes e segurança de seus alunos.

Deixe seu Comentário