Cursos

Curso online de zumba: é possível aprender?

Curso online de zumba

Nos últimos anos a dança zumba virou sucesso em diversos países espelhados pelo mundo, inclusive no Brasil. No entanto, muitas pessoas não se sentem confortáveis ou conseguem tempo para ir até uma escola de dança. Para isso, um curso online de zumba é uma excelente opção.

Mesmo assim, muitas pessoas ainda se questionam sobre a real eficácia desse modelo quando se trata de aprender a dança zumba. Para isso, é necessario entender sobre diversas coisas que poderão atrapalhar ou ajudar que você aprenda sobre essa dança tão conhecida atualmente.

O que é zumba?

Zumba é uma dança que é prática com o intuito de deixar seu corpo preparado fisicamente, assim permitindo que ele ganhe resistência. Ou seja, ela poder ser considera uma dança aeróbica. Além dessa característica, a zumba também é conhecida por utilizar músicas latinas em sua prática, muito comum de ser adotado por ritmos como salva e merengue, ambos bem conhecidos.

Apesar desse estilo de música ser o mais comum na zumba, ela não é a única. Atualmente, é possível encontrar instrutores de zumba que encorporam gêneros como hip-hop e pop, geralmente sendo utilizados por profissionais com mais experiência.

Dentre locais mais comuns de achar especialistas em zumba, estão as academias, normalmente sempre contando com aulas em diversos horários. No entanto, nem sempre essa situação compensa. Como é comum, diversas pessoas não tem tempo suficiente para frequentar uma academia. Nesses casos, os cursos online de zumba é a melhor opção.

Originalmente, a zumba foi criada em 2001 por Alberto Perez, conhecido por ser o empresário responsável por grande parte do sucesso desse estilo de dança. Em questões comerciais, a empresa Zumba Fitness LCC detêm todos os direitos da dança. Geralmente, a zumba é licenciada para as academias, embora seja necessário que um profissional certificado para lecionar as aulas.

É possível aprender com um curso online de zumba?

Bem, atualmente a diversos profissionais que fazem questão de criar esses cursos de zumba. No entanto, é complicado afirmar que você aprenderá essa dança somente com videoaulas, visto que muitas pessoas não conseguem mesmo no modelo presencial. Para isso, é sempre interessante que você pesquise um pouco sobre o estilo.

Apesar disso, diferente da maioria dos estilos, a zumba acaba tendo uma grande vantagem, o licenciamento. Devido a zumba contar com o suporte de uma empresa, seus produtos e estilo de dança acabam sendo vendidos. Desse modo, no caso da dança, o instrutor terá que passar por um treinamento. Assim, sendo muito raro que você encontre um professor licenciado que não fará você entender os fundamentos da zumba.

Atualmente, é possível encontrar instrutores em diversos locais espalhados pelos Brasil. Em especial, visto que o treinamento na maioria das vezes é feito online, permitindo que mais pessoas possam ser licenciadas pela Zumba Fitness LCC.

Com toda essa facilidade, muitas pessoas até buscam fazer o treinamento em uma das sedes da zumba no Brasil, embora seja recomendado que o aluno já tenha contato com o estilo. Por outro lado, caso você já seja uma profissional da dança, isso dificilmente irá atrapalhar. Portanto, essa é uma opção a ser considerada.

Curso online de zumba

Como aprender com um curso online de zumba?

Aprender com um curso online de zumba depende de diversos fatores. Dentre eles, o seu condicionamento físico. Nas aulas presenciais, por exemplo, você terá um suporte qualificado para que a prática seja feita de forma segura e sem desgastar tanto o seu corpo. Por outro lado, caso você faça as aulas online com moderação isso não será um problema.

Já em questão de conteúdo, os cursos online tendem a ser até mais interessantes do que os presenciais. Em especial, caso você não queria ficar em uma sala com outras pessoas. Hoje, diversos indivíduos acabam se sentindo desconfortáveis ao dançar na frente de outras pessoas.

Por outro lado, é importante ressaltar que um local espaçoso é bem recomendado para essa prática, visto que os movimentos da zumba, assim como outras danças, pode exigir que você se locomova muito. Além disso, a dança zumba é considerada um meio de exercício. Desse modo, sendo interessante você ter um cuidado especial com os objetos que estão ao seu redor durante a prática.

Vale a pena fazer um curso online de zumba?

Como já foi dito, fazer um curso online pode ser muito difícil para quem procura um conteúdo de excelente qualidade. Em especial, quando buscamos a melhor opção.

Atualmente, diferente de outros estilos de danças, a zumba não possui tantas opções de curso. Na verdade, é bem raro de encontrar um curso que realmente seja certificado para ensinar zumba, visto que os instrutores licenciados dificilmente querem repassar seus conhecimentos de forma online. Em especial, por ser uma prática que envolve a atividade física.

Por outro lado, é totalmente possível que você consiga aprender grande parte do conteúdo. Hoje, pelo menos a prática já está bem otimizada para o modelo EaD – Ensino a Distância. No entanto, é sempre interessante que você não se limite apenas ao curso online, sendo essencial estudar um pouco por conta própria.

Além disso, nem sempre um curso online de zumba trará um custo tão acessível assim para o aluno. Segundo diversos professores acostumados com o EaD, ele exige muito de ambas as partes envolvidas no processo de aprendizado. Em especial, visto que o profissional não terá controle do ambiente em que o aluno está situado, assim demandando um maior esforço para manter a atenção do cliente e, desse modo, aumentando o custo de alguns cursos onde o professor fará as aulas ao vivo zumba.

Considerações finais

Em suma, é possível aprender a dançar zumba sem grandes problemas hoje em dia. No entanto, temos que lembrar que não são todas as pessoas que se sentiram confortáveis para aprender dessa maneira. Assim, sendo recomendado que você já tenha certo conhecimento de dança.

Por outro lado, caso você nunca tenha tido contato com essa dança, recomendamos que seu local esteja bem preparado, sempre deixando bastante espaço para fazer essa atividade física. Desse modo, permitindo que você tenha um aprendizado seguro e fluido durante o curso online de zumba.

Deixe seu Comentário