Cursos

Curso online de acordeon: 5 opções

Curso online de acordeon

Aprender a tocar um instrumento musical pode ser bem interessante. Apesar de muitas pessoas terem vontade de aprender ou de aperfeiçoar o que já sabem, não possuem tempo ou grande disponibilidade de dinheiro para fazer aulas de música. Deste modo, o jeito é recorrer a algum curso online de acordeon.

No entanto, temos muitas opções na internet e até mesmo algumas gratuitas. O que acontece é que algumas delas podem não ser didáticas ou eficientes para auxiliar principiantes, do mesmo modo que para músicos que desejam aperfeiçoar as suas técnicas pode ser bem frustrante contratar um dos cursos básicos.

Nessa perspectiva é importante analisar o que os cursos oferecem e se isso é o que realmente a pessoa procura.

O acordeon

O acordeon é conhecido no Brasil por sanfona ou ainda gaita. É um instrumento da família dos aerofones composto por duas caixas harmônicas de madeira e um fole. Deste modo o som é produzido a partir da passagem do ar contido no fole.

A distância entre o mecanismo de duas palhetas podem produzir um timbre mais grave ou mais agudo, e por este motivo o tamanho do instrumento fará diferença, quanto maior for o acordeon, mais grave será o som.

Esse instrumento pode conter teclados, que quando pressionados produzem as notas musicais. O acordeão possui o que chamamos de oitavas, que quando pressionadas produzem o som duplicado das notas, ecoando o timbre específico do acordeon.

Também pode possuir botões chamados de baixos, que têm a função parecida com os teclados, contudo tocam notas e acordes exercendo a função de baixo durante a execução da melodia.

Origem do instrumento

De origem alemã, o instrumento foi introduzido no Brasil e é muito tradicional em várias culturas, principalmente no nordeste e no sul. No Rio Grande do Sul o acordeon é chamado de Gaita, e é tocado em ritmos de música tradicionalista gaúcha.

No nordeste, o som mais embalado reproduz as músicas tradicionais do nordeste brasileiro, como o xote, e o instrumento é mais comumente chamado de sanfona. Uma curiosidade é que no sul do brasil, o músico que toca o acordeon é chamado de gaiteiro, e no nordeste, sanfoneiro.

Existem alguns tipos de acordeon, e para identificar as suas particularidades nós classificamos como cromático e diatônicos. O Cromático possui botões dos dois lados, e foi projetado para produzir notas com maior alcance sendo mais comum na Europa. No Brasil o mais comumente encontrado é o diatônico, que produz diferentes notas quando aberto ou fechado o fole, possuindo de um lado o teclado e do outro os baixos.

Opções para fazer curso online de acordeon

Na internet é possível encontrar muitos cursos que oferecem aulas para demonstrar como se toca acordeon. Muitas pessoas associam o fato de músicos tocarem as obras com perfeição e de maneira bela ao seu dom, atribuindo até mesmo a graças divinas.

Não podemos tirar o mérito das crenças, mas a verdade é que qualquer dom que não tenha empenho e estudo pode ser perdido. A excelência e perfeição vem a partir da dedicação e do mesmo modo o conhecimento não nasce com o ser humano, sendo necessário ter alguma orientação, mesmo que seja autodidata.

Portanto, o acesso aos materiais e leitura de partituras para a maioria das pessoas não é suficiente para que estes aprendam a realizar todos os movimentos e notas , e as aulas se tornam fundamentais. Em alguns casos, algumas pessoas têm maior facilidade e conseguem aprender rapidamente ou sozinhas, mas quanto mais completo for o curso online, mais fácil de conseguir aprender.

Curso online de acordeon

Portanto vejamos algumas opções de curso online de acordeon

1. Auladeacordeon.com.br

Neste site é disponibilizado gratuitamente uma apostila com explicações e exercícios que podem ser acessados por qualquer pessoa. Também é oferecido o método prático de acordeon, uma maneira bem didática e que abrange muitos tipos de alunos. Eles disponibilizam planilhas e têm um senso apurado para cobrar do aluno que este obtenha bom desempenho, também disponibilizando fóruns para tirar dúvidas.

2. Tocaracordeon.com

Aqui nós encontramos um site mais simples e que também promete disponibilizar aulas ministradas pelo músico Rafael Venazzi . É possível encontrar neste site algumas diferentes opções para iniciantes e pessoas mais experientes que desejam aperfeiçoar as técnicas musicais para tocar este instrumento.

3. Nossasmelodias.com

A plataforma Nossas melodias oferece um curso super completo com tópicos para sanar todas as dúvidas e exercícios fundamentais para que o aluno principiante se sinta seguro ao tocar o instrumento. O preço é acessível comparado ao custo benefício que este curso online oferece.

Do mesmo modo eles disponibilizam grupos no whatsapp que servem para os professores e alunos estreitam suas relações e auxiliar uns aos outros, sanando dúvidas de maneira mais rápida e eficiente e trocando suas experiências.

4. Centrodeacordeon.com

No site centro de acordeon é encontrado materiais e videoaulas gratuitos. No entanto, eles oferecem materiais pagos e mais completos, por meio de abertura de turmas para o aprendizado da arte musical com o acordeon. São cursos online com professores que ajudam, então não há somente aulas por vídeo. Vale a pena conferir!

5. WReducacional.com.br

Esta é uma escola WR Educacional. Ela oferece certificados de aprendizado de acordeon e muitos outros cursos. O curso é totalmente online e possui suporte para seus alunos bem como disponibiliza grande quantidade de materiais, tornando-se um curso completo.

Eles podem enviar materiais adquiridos por meio do curso pelo correio, uma vez que o aluno solicitar. As taxas são bem acessíveis e com muita dedicação o aluno pode sanar todas as suas dificuldades. Desta forma, o aluno pode escolher qual as opções mais se encaixam para dar continuidade aos seus estudos.

Conclusões finais a respeito do curso online de acordeon

Outros cursos online podem disponibilizar materiais, e existem diversas vídeo-aulas gratuitas em plataformas como o Youtube e o site Cifras Club.  No entanto, são conteúdos fragmentados e que se resumem a tutoriais de internet, não tendo a obrigação de oferecer os materiais mais completos para seus alunos, e conteúdos didáticos.

Há muitas opções de curso online de acordeon que possibilitam que  o aluno aprenda sem que precise sair de casa e ter aulas presenciais.  É possível aprender acordeon a distância, porém é necessário empenho e dedicação!

Deixe seu Comentário