Cursos

Quer fazer um curso online de VJ? Veja aqui!

Curso online de VJ

A primeira coisa que precisa ficar esclarecida para quem busca por curso online de VJ é: VJ é diferente de DJ. O ofício é bem próximo um do outro, há inegáveis similaridades, contudo, tem diferença. Os dois trabalham com mixagem de som, mas enquanto um tem como matéria prima única e exclusivamente o som o outro trabalha também com a imagem. Esse “outro” que fique bem claro é o VJ.

Sem dúvida os Vjs ganham muito de seu ganha pão em casas noturnas, mas também são requisitados em galerias de arte, teatros, shows, grandes eventos em espaços urbanos com grande aglomeração de pessoas de modo que possam projetar em tetos e paredes imagens para serem visualizadas pelo maior número possível de expectadores.

O que é necessário para se torna um VJ? Quais são as técnicas que domina? Quais são os principais cursos online de VJ?

Abaixo responderemos a todas essas dúvidas.

Confira!

O que é um VJ?

Antes da lista de curso online de VJ, “VJ” é a sigla de Video jockey, o equivalente a operador de vídeo. O principal trabalho desse profissional é utilizar imagens, vídeos e misturá-los em tempo real. Essa mistura exige o uso de técnicas apuradas. Por exemplo, é comum que o Vj tenha que saber técnicas de edição de vídeo, de imagem e até de ilustração, pois é necessário que tenha bastante repertório visual.

O objetivo do VJ é proporcionar uma boa experiência visual sabendo sincronizar na hora certa imagens e sons, o momento certo de jogar mais luz ou diminuí-la. O VJ é um artista que utiliza a imagem como a sua matéria prima. O que determina a qualidade de um VJ para o outro é a sua capacidade de improviso, a capacidade de saber utilizar o que tem em mãos para gerar uma nova experiência visual. Os recursos vão desde vídeos, computadores, celulares e até videogames.

A origem da profissão

Prosseguindo com este texto sobre curso online de VJ, como dito anteriormente, o lugar que garante o ganha pão da maioria dos VJS é a casa noturna, as baladas. Nesses espaços podem se utilizar das paredes livres da pista de dança para projetar imagens que embalem o público em uma experiência sonora e imagética totalmente imersiva. E foi exatamente nas casas noturnas que surgiu a figura do VJ, principalmente com o surgir ou popularização da música eletrônica.

O advento desse gênero tornou as pistas de dança o foco da juventude baladeira acompanhada da tríade música, vídeo e luz. Primeiro veio à música, depois a luz e na tentativa de apresentar alguma novidade o vídeo entrou em cena. A junção desses elementos logo fez a figura do VJ uma peça especial para o sucesso das baladas noturnas.

Não demorou muito para as experiências imersivas proporcionadas pela arte ganhar espaço em outros centros, como galerias de artes e eventos públicos em espaços urbanos. Nesses espaços, aliás, a experiência se assemelha muito a projeções dos antigos cinemas de rua que exibiam em construções públicas a céu aberto filmagens para consumo da plateia aglomerada nas praças e nas ruas.

Curso online de VJ

Curso online de VJ: Aprenda projeção mapeada

O curso online de VJ é ministrado por Will Monteiro, VJ com vasta experiência no mercado, trabalhando em diversas casas de espetáculo, shows, teatro, dança, entre outros.

Seus conhecimentos abrange desde manipulação de programas de edição de vídeo a modelagem de objetos em 3D.

O curso online que ministra é voltado para pessoas que precisam partir do zero. Isto é, não têm conhecimento algum sobre a área, mas nutrem desejo de aprender e investir na carreira. O curso promete que ao seu término os participantes estarão aptos para trabalhar em eventos diversos como raves, congressos, aniversários, Formaturas, casamento etc.

As aulas deste curso online de VJ ensinam a operar os softwares para fazer projeção mapeada, mixagem de imagens em tempo real e outras técnicas pertinentes a função de VJ. As aulas ocorrem por meio de vídeos, mas também há suporte via Skype.

Não é obrigatório fazer este curso online de VJ em apenas uma semana ou por um breve período pré-determinado. Apesar do ideal ser a pessoa aprender no menor tempo possível, sabe-se que nem todos têm a mesma rotina e facilidade de aprendizagem. Por isso, a senha de acesso ao curso não expira, possibilitando ao aluno ver e rever quantas vezes quiser as aulas para tirar as dúvidas. Sem dúvida uma grande vantagem!

Curso online de VJ: Ilan Kriger

Esse canal do Youtube não é exatamente um curso online de VJ. Ilan Kriger é o CEO na Social wave e trabalha ajudando Djs e produtores de eventos a fazerem suas festas bombar.

O canal é cheio de dicas para os trabalhadores da cena musical eletrônica, desmistifica alguns mitos, indica ferramentas úteis gratuitas e uma série de outros macetes que ajudam a fazer a diferença para se consolidar no mercado musical.

Certamente essas dicas serão de grande ajuda depois que se formar como VJ. Aliás, como conseguir os primeiros trabalhos como VJ?

Curso online de VJ: o início de carreira

Para quem está começando na área, sem dúvida o jeito mais fácil e rápido de conseguir os primeiros trabalhos na área, aliás, em todas as profissões, é a rede de amigos. O famoso Networking.

Ao conseguir indicações e obter oportunidades seu nome passará a ser mais conhecido e os convites para participar de eventos começarão a surgir de forma espontânea. Isto claro, você fazendo valer o curso online de VJ e realizar bons trabalhos nesses eventos.

Mas e se a sua rede de amigos não for tão ampla ou tão diversa ao ponto de conseguir indicações de trabalho? Ou se a região que você mora tem opções muito limitadas? Uma alternativa a esse problema é procurar empresas que terceirizam esse tipo de trabalho.

Ofereça os seus serviços, se tiver um portfólio melhor ainda, e se candidate para participar de alguns eventos, mesmo que seja para caráter experimental, de teste.

Gostou deste conteúdo sobre curso online de VJ? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós.

NOTA GIOVANNA: fiz o que pude, fiz várias pesquisas, mas a maioria dos cursos disponíveis são presenciais ou pequenos eventos de algumas horas. A oferta maior é de curso de DJ. Caso surja ou encontre mais opções online fico de incluí-los no texto.

Deixe seu Comentário