Cursos

3 boas opções de curso online de fotografia

Curso online de fotografia

Alguém ainda procura por curso online de fotografia? Há alguém realmente interessado em investir na profissão e não aqueles que gostam da área apenas por hobby? Entendemos o seu questionamento, porque sem dúvida uma das carreiras que mais sofreu com o advento dos dispositivos móveis, com o aprimoramento da tecnologia digital foi a de fotógrafo.

Se por um lado proporcionou melhorias inegáveis, como melhora de resolução, zoom, pós-edição etc, por outro possibilitou que qualquer pessoa com um celular decente possa tirar fotos de boa qualidade sem muito custo. Essa inclusão de milhões de pessoas no universo da fotografia digital fez muitos adquirirem a impressão de que o serviço de um fotógrafo se tornou desnecessário.

Muitos até entendem que um profissional irá fazer mais do que simplesmente um enquadramento qualquer e apertar um botão digital como a maioria faz. Há a consciência que contar com um serviço profissional irá proporcionar fotos melhores em todos os aspectos, seja de iluminação, ângulo, pose, criatividade etc. No entanto, o bolso acaba falando mais alto fazendo boa parcela do público optar não fazer esse investimento por uma solução caseira, que se não é a ideal, ao menos quebra o galho, e investir em outras áreas.

Diante desse contexto, certamente o mercado de fotógrafo fica bastante reduzido. Restrito apenas para pessoas com condições de investimento e cientes da diferença que um profissional pode fazer na hora de registrar momentos para a eternidade.

Mas a vida ainda é possível para os profissionais da fotografia, há outras possibilidades a se explorar que garantem um bom sustento. Possibilidades que estimulam muitos a procurar curso online de fotografia.

Saiba mais sobre o mercado de trabalho desse profissional e das opções de curso online de fotografia a seguir.

Confira!

O mercado de trabalho do fotógrafo

Certo, o que vem logo a cabeça é o fotógrafo de casamento, aniversário, batizado, enfim, de eventos. Sem dúvida é um segmento a se explorar e antes da revolução digital era o setor que mais fornecia oportunidades aos profissionais da área.

Hoje esse mercado ficou bem reduzido por causa das facilidades proporcionadas pelos dispositivos móveis. Além de atrair a atenção dos dispostos a pagar por um serviço profissional ainda tem que competir com outros profissionais e empresas que acumulam vários anos na estrada e contam com materiais sofisticadíssimos.

Vida dura, certamente.

Entretanto, a área de eventos não é a única possível de se explorar.

Ora, qualquer jornal que se preze, por exemplo, precisa ilustrar suas principais notícias com fotos.

Jornais? Revistas? Não são veículos em extinção?

Ok, a mídia impressa com certeza sofreu um baque tremendo e tenta se adaptar aos novos tempos. Apesar de muitas projeções e previsões catastróficas ainda não é possível cravar se esses veículos vão virar fumaça até o fim da próxima década ou se continuarão firmes e fortes.

Contudo, não se esqueça que esses veículos contam com versões digitais, portais de notícias que são os mais acessados do país. Se há a imagem no impresso, certamente há imagem no digital e alguém precisa tirar essas fotos, certo?

Empresas de comunicação, como agências, jornais, revistas são possibilidades para o profissional de fotografia.

Curso online de fotografia

Mais opções

O campo da moda também é uma opção. Seja no impresso ou digital, o público que acompanha as últimas novidades do mundo da moda continua forte e os eventos e publicações voltados para esse universo continua numeroso.

Outros segmentos possíveis de buscar oportunidades é o da gastronomia e da arquitetura.

Seja para fins publicitários ou ilustração de reportagens, nada mais sedutor para despertar a fome ou vontade de um leitor do que a imagem de uma refeição suculenta e saborosa.

Muitas propagandas de turismo e guias de turismo tentam cativar público mostrando a bela arquitetura de regiões específicas. Prática que oferece muitas oportunidades a quem trabalha com fotografia.

Quem ama fotografia por ter um olhar apurado, sensível, um senso de estética muito particular e atraente, certamente poderá encontrar o seu espaço em museus e galerias.

O retorno financeiro pode vir até com publicações de livros com belas imagens abordando temas específicos. Talvez o melhor exemplo que temos no Brasil seja os brilhantes trabalhos de Sebastião Salgado.

Essa sensibilidade pode ser útil também no cinema. Certamente já ouviu falar de diretor de fotográfica, não é? Pois bem, nos cursos online de fotografia é muito provável que venha receber formação que lhe torne capaz de desenvolver uma linguagem estética que o habilite a empregar os seus talentos em produções audiovisuais.

Curso online de fotografia

Agora que analisamos as possibilidades do mercado de trabalho do fotógrafo atualmente, veja algumas opções de curso online de fotografia para poder aprender mais sobre esse universo sem precisar sair de casa.

Curso online de fotografia: Certificado Cursos Online

O curso online de fotografia do Certificado Cursos Online é gratuito e tem carga horária de 35 horas. Fornece certificado de conclusão que pode ser utilizado como horas extracurriculares, extensão universitária, em concursos públicos, promoções internas e diversas outras funções.

No curso aprenderá sobre luz e cores, equipamentos e formatos, composição da imagem, enfim, a formação básica para se tornar um profissional.

Curso online de fotografia: LearCafé

A LearnCafé fornece vários cursos relacionados a fotografia. Boa parte deles totalmente gratuito. Os cursos disponíveis abrangem a formação básica de um fotógrafo profissional a trabalhos de edição realizados em programas como Photoshop.

Os cursos fornecem certificação reconhecida em todo território nacional.

Curso online de fotografia: Escola Pública de Fotografia

A Escola Pública de Fotografia é um canal do Youtube que faz um compilado de técnicas de fotografias, novidades da área e dicas incríveis. Incríveis mesmo, como, por exemplo, dicas de como tirar uma boa foto da lua.

As aulas são ministradas pelo professor e fotógrafo profissional Sit Kong Sang, com mais de 20 anos de experiência dando aulas de fotografia em cursos do SESC E SENAC.

Não fornece certificação, no entanto, nessa área o portfólio acaba fazendo mais diferença. O acesso é gratuito.

Gostou deste conteúdo sobre curso online de fotografia? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós. Seu apoio faz toda a diferença. Veja mais opções de curso online conferindo o nosso conteúdo.

Deixe seu Comentário