Cursos

Curso online de Lettering: fique craque!

Curso online de Lettering

A arte de desenhar letras, ou Lettering, tem ficado cada vez mais popular e muitas pessoas estão vendo isso como um hobby ou como uma forma de ganhar dinheiro e investir em uma carreira. Acompanha o artigo e descubra como fazer o curso online de Lettering.

O que é o Lettering?

O Lettering é uma linda forma que visa transmitir mensagens através de letras. Porém, essas letras não são simplesmente escritas normais, mas sim um conjunto de originalidade, sentimento e técnica. Esse tipo de arte tem como um dos principais objetivos brincar com as formas na hora de criar um texto que parece uma ilustração.

O Lettering é basicamente a calma que faltava no meio de tanta correria e agitação. Com seus traços variados, faz com que as pessoas prestem atenção na mensagem que está sendo passada e sintam afinidade com o que está sendo dito. Além disso, o Lettering ajuda as pessoas a se lembrarem de que nem tudo é tecnologia, às vezes precisamos nos desligar e lembrar de que somos humanos.

O Lettering não tem regra, a não sei deixar a criatividade fluir. As mensagens que são passadas podem ser bem-humoradas, românticas, motivadoras, letras de música, etc. Depende muito do estado de espírito do momento e da mensagem que quer ser passada.

Essa forma de expressão surgiu quando pessoas iniciaram um movimento para valorizar os trabalhos feitos a mão. A intenção era transmitir um sentimento e caráter mais humano para as pessoas, logo, a “imperfeição” do Lettering começou a ser cada vez mais buscada, pois se trata de uma arte extremamente espontânea.

Lettering x Tipografia x Caligrafia

Parece que é tudo a mesma coisa, mas não é. Essas três denominações são tipos de escrita muito diferentes uma da outra. Entenda:

Tipografia

A tipografia é voltada para o estudo de como as letras e seus modelos podem interagir entre si em uma determinada superfície. É mais comum do que se pensa ouvir as pessoas se referindo ao Lettering como Tipografia. Esse é um erro bem grave que é cometido até mesmo por alguns profissionais que não estão tão bem informados quanto deveriam.

Lettering

Como já explicamos, o Lettering é a arte de desenhar letras, seja com lápis, caneta, giz, tintas, entre outros. Algumas pessoas trabalham com o Lettering diretamente no computador criando as letras de forma online e depois repassando para o papel na forma de desenho.

Caligrafia

A Caligrafia é o mais fácil de entender pois é um conceito já tem conhecido da maioria das pessoas. Consiste em uma técnica que visa treinar para a melhora da letra e para deixá-la mais artística.

Curso online de Lettering

Curso online de Lettering

Cursou

Nesse curso é possível aprender todo o processo de desenho das letras e também da sua criação. Tudo é ensinado de uma forma que o entendimento seja fácil. É ótimo para iniciantes e possui uma estrutura de curso muito bem planejada.

Saibalá

Esse curso ensina todos os princípios do Lettering e seus fundamentos. Além disso, ensina técnicas de desenvolvimento de letras que podem ser muito eficaz na hora do aprendizado. O curso é dividido em 14 aulas que mostram passo a passo de como iniciar. É possível, ainda, acompanhar as aulas realizando o processo de aprendizado na prática.

Casa Beta

Com o ensino da Casa Beta, é mais fácil aprender todos os segredos de Lettering na prática, além de aprender a criar composições e desenvolver um estilo próprio de escrita.

Mercado de trabalho e áreas de atuação

Geralmente, quem faz o curso de Lettering é porque procura uma forma de conquistar a independência financeira. Lógico que esse motivo não é regra pra ninguém, afinal, muitas pessoas acabam fazendo o curso simplesmente por passatempo. Porém, caso o motivo seja para atuar de forma profissional, o Lettering abrange diversas áreas e para diversas finalidades.

No geral, esse profissional trabalha como autônomo oferecendo seus serviços em troca de dinheiro. Porém, existem empresas que contratam um Lettering como freelancer e outras que o contratam de forma efetiva. Em geral, um profissional formado em Lettering pode atuar nos seguintes trabalhos:

Identidade Visual

Essa carreira precisa de um profissional que tenha muita responsabilidade e empatia para entender o que exatamente o cliente quer, afinal, é uma nova marca que está sendo criada, por isso é preciso que toda atenção do mundo seja depositada ali.

Arte em painéis

Pessoas que frequentam restaurantes, bares, cafés e lancherias, sabem muito bem o que está na moda e é mais utilizado na parede desses locais. Cardápios a vista, frases ou ilustrações estão cada vez mais na moda e o responsável por realizar essa tarefa é o Lettering.

Eventos

Eventos em geral, principalmente formaturas e casamentos são um prato cheio para que o profissional descubra um universo gigantesco de novas oportunidades. A maioria desses profissionais adora esse tipo de evento pois abrange uma quantidade muito maior de público.

Personalização de produtos

Camisetas, itens decorativos, almofadas, plaquinhas, entre outros, só é possível serem feitos de forma extremamente criativa e diferenciada a partir do momento em que o profissional de Lettering entra em ação. A sua competência é tanta que até canecas, xícaras e plaquinhas acabam fazendo sucesso.

A propósito, um profissional Lettering pode se especializar e abrir a própria marca de produtos personalizados e, dessa forma, vender produtos completamente originais.

Tipografia

Mesmo que sejam duas coisas diferentes, é muito interessante aliar essas duas técnicas. Afinal, um profissional Lettering é ótimo para auxiliar e trocar conhecimento com um Criador de Tipografia e, assim, um auxilia o outro no desenvolvimento de suas próprias famílias tipográficas.

Além disso, a criação que sai dessa parceria pode render bons frutos, já que é possível realizar as modificações das letras e depois digitalizá-las, fazendo com que virem uma fonte disponível para venda na internet. Essa fonte poderá facilmente ser consumida por demais profissionais. Essa é uma das maiores provas de que o Lettering é sim uma profissão e também prova como o curso online de Lettering pode abrir portas para futuros profissionais.

Deixe seu Comentário