Cursos

Como fazer curso online de Direito?

Como fazer curso online de Direito?

Em algum momento da sua vida você já pensou em fazer um curso online de Direito? Ficou na dúvida de como fazer isso? Não se preocupe, a matéria de hoje tem dicas muito bacanas para você saber exatamente o que fazer.

Seja por falta de tempo, seja por falta de dinheiro, o curso online de Direito é uma opção para muitas pessoas. Aliás, ainda que muitas pessoas acreditem que é algo péssimo, fazer o curso online não é nenhum demérito. É necessário apenas ter atenção com relação a alguns requisitos.

Então, saiba hoje tudo o que é necessário para fazer um curso online de Direito.

Por que fazer um curso online de Direito?

Muitas vezes não temos tempo o suficiente para fazer um curso presencial em nossas vidas. Seja um curso de especialização, de graduação ou de pós-graduação, há inúmeras possibilidades de estudo online. Afinal, o ensino a distância tem crescido cada vez mais no país e incentivando jovens a estudar cada vez mais.

Logo, se o seu tempo é curto porque você já trabalha, o curso online é o ideal para você. Outra motivação muito comum para se fazer um curso online de Direito, é a questão do dinheiro.

Uma faculdade de Direito (em nível de graduação) pode custar, em média, dois mil reais por mês. Isso é realmente muito dinheiro para se investir por cinco. Então, muitas pessoas optam por diminuir o custo em mais da metade e fazer um curso online.

Portanto, é apenas uma questão de tempo e economia investir em um curso online. Por outro lado, pode ser que na sua cidade exista apenas um polo de ensino para educação a distância. Nesse caso, é válido fazer um curso de Direito sem maiores problemas.

Isso porque muitas vezes essa é a única forma que as pessoas encontram para estudar. Afinal, mudar de cidade é um investimento muito alto, porque envolve a locomoção, moradia, alimentação, etc.

Um curso online de Direito bem avaliado e qualificado pode ser a solução para todos esses problemas. No fim das contas, você ainda termina com um diploma na mão.

Como fazer curso online de Direito?

Tem diferença no diploma?

Essa é a dúvida mais frequente entre as pessoas que optam por fazer um curso online de Direito. Isso porque a sociedade ainda olha com maus olhos um curso feito inteiramente em EAD, sem compreender como a educação é a mesma. Por outro lado, o mercado de trabalho também pode enxergar com maus olhos um diploma de EAD.

Mas calma! No seu diploma, quando impresso e validado, não há nada que indique que seu curso foi feito em EAD. Assim, a menos que você coloque no currículo que fez um curso online de Direito, nenhuma empresa irá questionar sobre isso.

É preciso ressaltar, porém, que essa não é a única semelhança entre os diplomas. Mesmo um diploma de curso online de Direito é qualificado e reconhecido. Ainda mais se você fizer em um lugar bem avaliado pelo Ministério da Educação.

Então, o seu diploma será como qualquer outro (exatamente o mesmo que o de um curso presencial) e de mesma qualificação. Além do mais, também será válido em todo território nacional e utilizado como certificação para o mercado de trabalho.

Escolhendo o melhor curso online de Direito

Quando se fala de um curso online de Direito e se entende que o diploma não tem diferença, surge outra dúvida. Afinal, como escolher o melhor curso online de Direito para que se pareça com um presencial? A resposta pode te surpreender nesse caso.

Bom, para início de conversa, em um curso de Direito em uma faculdade (seja presencial ou não), a grade deve corresponder ao que exige o Ministério da Educação. Dessa maneira, todo curso de Direito existente, é regularizado por um mesmo órgão público. Esse órgão é responsável por ditar o que deve ser abordado e qual deve ser a qualificação dos professores.

Quando uma Universidade ou Faculdade correspondem com o ensino proposto pelo Ministério, recebem boas avaliações. Além do mais, o curso também pode ser avaliado por outras entidades de pesquisa científica (como a CAPES) em nível de pós-graduação.

As avaliações são convertidas em notas e essas são as notas que definem se a Universidade é boa ou não. Assim, para escolher o melhor curso online de Direito, basta checar os locais mais bem avaliados por esses órgãos.

Se ver muitos cursos com a mesma nota, abra a grade curricular e observe o corpo docente. Depois basta escolher o que melhor se adequa ao que você acha melhor. Saber o preço de cada curso também é uma ótima forma de filtrar o curso ideal.

Como fazer um curso online de Direito?

Depois que você estiver escolhido o curso que acha melhor, basta pesquisar os documentos necessários e fazer a matrícula. Pode ser que em alguns lugares você tenha que se locomover até um polo presencial e fazer uma prova de classificação, mas isso é mais raro.

Depois disso, seu tempo de estudo é o mesmo que os dos demais estudantes e o ano letivo é o mesmo que de um curso presencial. Portanto, você ainda terá provas, trabalhos e leituras obrigatórias.

Fazer um curso online de Direito exige mais dedicação da pessoa. Afinal, no conforto de nosso lar, costumamos ficar mais avoados com algumas coisas. Sem nenhum professor para te vigiar, você faz os seus horários.

Então, é necessário ter cuidado e saber dosar as aulas de acordo com a grade horária para não ficar sobrecarregado. Além do mais, é importante tentar frequentar as aulas online no horário estipulado, porque alguns lugares podem fazer chamada e você repetir a matéria por falta.

Em muitas Universidades e Faculdades você tem acesso à Biblioteca, então nem sempre precisará gastar com material. A maioria também oferece um chat online e ao vivo para tirar dúvidas dos alunos.

Percebe-se, portanto, que um curso online de Direito é igual a qualquer outra graduação presencial. A única diferença é que ela é feita de casa e, às vezes, pode ser feita no tempo que você bem entender. No mais, o curso tem a mesma avaliação e diploma válido, logo, vale a pena o investimento.

Deixe seu Comentário