Cursos

Curso online de Administração: conheça os melhores

Curso online de Administração

Se antes as pessoas não valorizavam os cursos online, agora estão começando a dar preferência, pois além de ser mais em conta, poupa tempo. Existem muito conteúdo de ótima qualidade online e alguns deles são até mesmo gratuitos. Confira abaixo as melhores opções para fazer um curso online de administração.

Curso online de administração: Universidade, técnico ou de curta duração?

Antes de escolher um bom curso online de administração, precisa ter em mente qual seu objetivo, sua renda e quanto tempo pretende investir. Entenda melhor abaixo sobre as 3 opções e assim vai conseguir decidir o que é melhor para você.

Bacharel em administração

Nesse caso você teria que fazer um curso online em alguma universidade. Geralmente uma particular, pois as públicas não costumam oferecer os cursos online (na verdade oferecem cursos de curta duração e, geralmente sem certificado, mas não cursos de formação).

A duração é de 4 anos, mas o método pode variar entre as universidades. Você terá uma carga horária de 3000 mil horas e conseguirá abranger o máximo possível sobre o conteúdo. Para poder lecionar precisará fazer uma pós-graduação se especializando em pedagogia.

Algumas universidades que oferecem o curso de maneira online são a Uninove, a Santa Marcelina, a Unipar e a Positivo. Você vai pesquisar como EAD (Ensino a distância) e notará que o preço é bem menor do que um curso presencial, na faixa de R$230 até R$400.

Essa é a melhor opção se:

  • Caso você queira tornar a administração sua principal profissão
  • Se você quer se especializar e está disposto a investir tempo e dinheiro de maneira séria
  • Caso você já tenha um curso técnico e queira enriquecer ainda mais seu currículo

Curso online de Administração

Curso técnico de administração

São cursos profissionalizantes e de duração média (no máximo 2 anos, mas costumam levar de 6 meses a 1 anos) que te preparam bastante para o mercado de trabalho de maneira prática, embora em uma universidade você teria acesso a muito mais teoria.

Também costumam ser pagos, embora algumas instituições permitem que você o faça gratuitamente presencialmente, como a ETEC. Seus valores acabam sendo menores do que a de uma universidade por conta da duração menor.

Alguns exemplos de boas instituições de ensino que disponibilizam esse curso são a ECID, o Senac e o Instituto Monitor. Você ganha um diploma de conclusão de curso técnico ao final de tudo, mas fique ciente de que nem todos podem valorizar esse diploma tanto quanto o de um bacharel.

Caso você cumpra os requisitos abaixo essa é a melhor opção:

  • Você quer aprender administração de maneira séria e trabalhar com isso
  • Pretende fazer uma faculdade de administração no futuro
  • Não quer gastar anos aprendendo
  • Não procura aprender tanto a teoria, mas sim na prática

Curso online de administração de curta duração

Se você quer fazer cursos online de administração que possuam uma curta duração, pode ficar tranquilo, pois existem inúmeras opções de qualidade no mercado, tanto gratuitas, quanto pagas. A duração pode variar, pois eles apresentam conteúdo de maneira diferente.

Algumas instituições podem colocar o curso à disposição para acessar sempre e podem durar entre 2 e 50 horas. Outros podem ir liberando seu conteúdo aos poucos, de maneira que duram alguns meses, não deixando que o estudante escolha seu método de ensino.

A Udemy é um site que disponibiliza inúmeros cursos online e administração não é a exceção. Ela disponibiliza em preços baixos e o aluno pode acessar quando quiser, da maneira que quiser. Alguns até disponibilizam um certificado.

Inúmeros sites também disponibilizam cursos de maneira gratuita como o Curso Online Educa, onde você só precisa clicar e estudar. A Gin EAD também oferece qualidade em seus cursos online e a Prime Cursos funciona da mesma maneira.

Esses cursos online podem oferecer estruturas em que você pode cursar gratuitamente, mas precisa pagar uma taxa para receber o diploma. A FGV é um exemplo de instituição que oferece curso de administração de maneira gratuita e com direito ao certificado.

Cursos online de administração alternativos

Ainda existem 2 maneiras de estudar administração online: Universidades oferecem cursos online gratuitamente e você pode acessar vídeos no Youtube, pois existem algumas pessoas que disponibilizam aulas de maneira sequencial e com uma alta qualidade.

Caso você cumpra os requisitos abaixo, com certeza os cursos de curta duração são pra você:

  • Não possui muito dinheiro para investir, ou não quer fazer isso
  • Administração não será sua profissão primária e sim um complemento
  • Deseja apenas conhecer  a função antes de tomar uma decisão
  • Não tem tempo a perder e quer ser rápido
  • Você aprende rápido

Alguns pontos importante para ressaltar

  • Verifique bem a região dos cursos, no caso de bacharel e técnico, pois eles contam com provas presenciais
  • No caso de cursos com estruturas como o da Udemy, você não terá provas
  • Não subestime os cursos rápidos ou mesmo os cursos técnicos, pois eles são muito úteis em inúmeras situações
  • Existem cursos relacionados à administração e mais específicos, como gestão pública, estratégias, negócios
  • Administração de RH, de Marketing, de Vendas e etc são áreas e com cursos específicos para qualificação e atuação

Um exemplo é que caso você deseje estudar e trabalhar fora do país, dificilmente sua faculdade aqui teria algum peso no currículo. É normal ouvir relato de pessoas com curso técnico ou cursos rápidos de 3 meses que são superiores a pessoas com curso superior e pós. Claro que no Brasil não funciona assim, mas talvez você não queira ficar aqui no país, não é mesmo?

Escolhendo seu curso online de administração

Primeiro calcule quanto você pode investir financeiramente, mas saiba que isso não é uma preocupação, pois até mesmo os cursos superiores podem ser encontrados à preços muito baixos. Assim como algumas instituições de cursos técnicos podem disponibilizá-lo gratuitamente.

Depois decida quanto tempo está disposto a investir. Não adianta gastar 4 anos fazendo uma faculdade, mas não deseja ter uma empresa própria ou no mínimo cuidar dos negócios de uma empresa em um cargo bem remunerado, não é mesmo?

Após ponderar pelos 2 fatores, basta escolher a opção que possui melhor feedback por parte dos alunos. Saiba que é possível ter um ensino de muita qualidade em um curso online de administração mesmo que ele seja gratuito.

Deixe seu Comentário