Cursos

Curso online de organização: veja como fazer

Curso online de organização

Com tantas coisas para se fazer hoje em dia, é preciso equilibrar o lazer com afazeres e é aí que entra a organização. Apesar de haver muito acesso à métodos de organizar sua rotina, não são muitas pessoas que reconhecem que precisam. Nesse caso você pode usufruir de um curso online de organização.

Por que fazer um curso online de organização?

São tantos meios de lazer que estão disponíveis atualmente, como TV, internet, vídeo-games, disponibilizando séries, filmes, jogos, etc. Mas, em contraste, o mercado de trabalho começa a exigir múltiplas habilidades e o indivíduo que não se aprimorar fica pra trás. Experimente ficar 5 anos sem fazer nenhum tipo de curso e provavelmente estará desatualizado, pois tudo está mudando cada vez mais rápido.

Com base nisso, precisamos trabalhar, sempre estudar algo novo e ainda encontrar tempo para o lazer. Isso, se tratando de pessoas solteiras, pois casais e pessoas com filhos enfrentam mais responsabilidades ainda. A organização de uma rotina, com equilíbrio entre responsabilidades e lazer é essencial nos dias atuais.

Pessoas desorganizadas tendem a procrastinar, adiar projetos e compromissos, isso quando não os abandonam. Acabam se enrolando em uns afazeres enquanto outros são esquecidos. Muitas vezes uma vida cheia de problemas e estagnação se deve simplesmente à falta de organização.

Já existem pesquisas científicas que comprovam os efeitos que a organização causa no cérebro e na autoestima dos indivíduos, portanto saiba que a desorganização também possui suas consequências.

Em suma, se organizar é a melhor maneira de conseguir o que deseja e alcançar seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

Os tipos de curso online de organização

É possível encontrar cursos mais genéricos, abrangendo a organização pessoal e de partes da casa, assim como cursos mais direcionados, como organização da casa, ambiente de trabalho, cômodo específico, crianças, animais, etc.

Também existem alguns cursos como o de organizador de eventos que são capacitantes para a exercer a profissão, mas ela também envolve noções de marketing, lidar com os clientes, vendas, decoração, etc. É uma área a parte e mais direcionada da organização.

O de organização pessoal é mais focado em organizar seus afazeres em uma lista e dividir suas tarefas conforme as horas do dia.

Boa parte desses cursos são gratuitos, mas também encontrará alguns que são pagos. Não existe nenhum tipo de curso de universidade de organização como lato sensu, mas isso não significa que alguém graduado ou graduando não deveria optar por fazer um. Aliás, é justamente no período da universidade e logo quando se termina que a pessoa precisa de organização e rotina.

Apesar de algumas pessoas serem naturalmente organizadas, saiba que existem métodos e técnicas para desenvolver essa habilidade.

Curso online de organização

Home organizer

Existem algumas pessoas que são consideradas home organizers, ou seja, especializadas em organizar a casa. Geralmente elas prestam seu serviço em conjunto com empresas de decoração, mas isso varia bastante. Embora não seja um curso técnico nem faculdade, é uma profissão que vem crescendo no mercado.

Geralmente você não precisaria de um certificado de organização, até porque todo o conhecimento é para uso próprio, no entanto aqueles que desejam exercer essa função precisam ter um diploma à vista para confirmar que possuem instrução.

Administração ou organização?

São coisas distintas, mas que possuem bastante pontos em comuns. O ponto é que um curso de administração pode ser técnico e até bacharel, lidando com toda a gestão de determinado ambiente, enquanto o de organização é sempre livre, mas de forma alguma desnecessário.

Encontrando um curso de organização online

Alguns desses cursos são pagos e outros são gratuitos, mas você não encontrará nenhum por um preço muito avançado.

Método Konmari em diversos sites

Vamos começar por um famoso, que é o método da Marie Kondo. Ela é uma organizadora e empreendedora que já possui sites, blogs, cursos, livros e até programas na Netflix. Seus métodos de organização vão além de arrumar a casa e a rotina, mas envolvem um processo de se arrumar interiormente.

É chamado de método Konmari e vem conquistando cada vez mais pessoas ao redor do mundo. A japonesa resume a arrumação complicada quase ao ponto minimalista, auxiliando muito as pessoas à melhorarem sua qualidade de vida.

O Learn Cafe oferece um curso do método por apenas R$20,00, com direito ao certificado, mas sabia que alguns outros sites como Buzzero e Abed também oferecem o curso do método. É possível encontrá-lo especificamente em diversos sites e vídeos. É interessante procurar conhecer as pessoas mais famosas e reconhecidas do meio, caso deseje realmente se tornar alguém organizado.

WRE Educacional

O site oferece um curso de organização gratuita, mas com foco nos ambientes. Apesar disso, também conta com dicas para lidar com alguns afazeres e responsabilidades. O diploma é pago, mas você provavelmente não precisará de um, não é mesmo? Ele conta com materiais de estudo e vídeo-aulas.

EV Fundação Bradesco

O site da Fundação Bradesco, conta com uma EV (Escola Virtual) que disponibiliza um curso de organização pessoal, que é focado em realização de tarefas, divisão de compromissos, do tempo e auxilia nos processos em casa, trabalho e outros ambientes. O site não revela nenhum valor, mas garante o certificado digital.

GAP Treinamentos

A GAP disponibiliza um curso completo de Personal Organizer direcionado para pessoas que desejam trabalhar na área. O valor varia conforme as ofertas, mas o curso completo está por volta de R$1500,00, contando com um sistema completo de organização que abrange os ambientes e as tarefas diárias.

Considerações finais sobre o curso online de organização

Apesar de não ser necessário nenhum certificado para aplicar o curso em sua vida, saiba que isso talvez possa ser um diferencial. Saber que um funcionário possui um preparo e uma organização, pode ter bastante peso no momento da contratação. Quantas vagas de emprego não deixam a característica “organização” como uma condição?

A verdade é que para participar de um curso online de organização, você também precisará de um mínimo de organização (ironicamente) para estudar o suficiente, de maneira saudável e eficiente, além de já colocar em prática o que está aprendendo.

Deixe seu Comentário