Cursos

Curso de coaching online: veja como fazer!

Curso de coaching online

Se você está em busca de um bom curso de coaching online, veio ao lugar certo. Além da contribuição ao crescimento profissional, um coach pode ajudar a elevar as chances de sucesso da carreira, sendo uma excelente forma de aprimorar e descobrir habilidades.

Com efeito, o coaching contribui na conquista de objetivos, fazendo com que a satisfação seja uma das mais fortes características de quem faz esse tipo de curso. De fato, é possível melhorar, cada vez mais, as competências adquiridas, a fim de que, posteriormente, você seja responsável por auxiliar, motivas e estimular outras pessoas a atingirem os seus sonhos.

Pensando nisso apresentamos, ao longo deste artigo, como funciona o curso, algumas opções para você escolher, bem como as diferenças entre os termos coaching, coach e coachee. Boa leitura!

Coaching: como funciona?

Trata-se de um processo voltado à elevação da performance de uma empresa, grupo ou indivíduo. O maior objetivo desse processo consiste em gerar resultados positivos, otimizar o desempenho e potencializar, passo a passo, o poder pessoal dos clientes.

Para tanto, o coaching emprega técnicas, ferramentas e metodologias cientificamente validadas e aplicadas pelo profissional devidamente habilitado, qual seja, o coach. Semelhante a uma “assessoria”, o trabalho tende a se iniciar com a tentativa de fazer com que o profissional compreenda o que os clientes (coachees) sentem, pensam, aprendem e reagem às mais distintas situações.

Em seguida, o coach trabalha (sempre de modo colaborativo) no desenvolvimento de estratégias que visam a evolução profissional e pessoal em aspectos considerados importantes para cada cliente.

Os atendimentos ocorrem em sessões que podem incluir feedbacks, proposição de tarefas e acompanhamento das ações. As práticas usadas pelo coach são, conforme mencionado, amplamente embasadas em estudos da administração, educação, filosofia, neurociência, ciências organizacionais e psicologia.

O processo, em suma, envolve comprometimento, aprendizado e autoconsciência de ambas as partes, culminando em alternativas capazes de ampliar significativamente as conquistas e as realizações.

6 excelentes opções para escolher o seu curso de coaching online

Confira, a seguir, uma breve lista com alguns dos melhores cursos de coaching que separamos para você:

1. Iped

Este curso é composto de 3 módulos, cada qual dividido entre aulas dos mais variados temas. Sendo assim, o objetivo consiste em colaborar para a satisfação pessoal e profissional de cada pessoa de forma rápida e simples, por meio de todas as ferramentas online para estudo, tais como chat com instrutores, apostilas em pdf e vídeos.

Ademais, todos os estudantes aprovados podem solicitar um certificado, qualificando-o ainda mais para atuar nessa profissão.

2. IWR Coaching

O curso da IWR foi elaborado especialmente para o ensino à distância (EAD). Seu conteúdo é bem diversificado, tendo o propósito de fazer com que os alunos reconheçam suas próprias habilidades e desenvolvam as capacidades necessárias para solucionar problemas com eficácia e facilidade.

Dessa forma, você ampliará suas chances e oportunidades de impulsionar a sua carreira. São 124 horas de vídeo aulas e uma vasta gama de materiais de estudo à disposição dos alunos.

3. Portal Educação

O Portal Educação disponibiliza um conteúdo integralmente estruturado, em 80 horas no total, para atender as pessoas que nunca fizeram curso de coaching. Se desejar receber um certificado após a conclusão, você deve realizar uma prova avaliativa. Quando você for aprovado, receberá o documento, via Correios, em até 20 dias úteis.

Curso de coaching online

4. CEADH

O curso do Instituto Holos propicia aos alunos um certificado internacional. Com efeito, essa instituição é reconhecida por sua qualidade e excelência em mais de 23 anos de história.

Depois de efetivar a sua matrícula, você terá o acesso liberado ao conteúdo presente na plataforma Holos, podendo estudar a qualquer hora do dia ou da noite, contando com o prazo de até 1 mês para concluir todo o curso.

5. SB Coaching

A SB Coaching (Sociedade Brasileira de Coaching) oferece cursos online aos interessados em aprender sobre novos métodos de incentivo e motivação para conquistar objetivos. Devido, em grande parte, aos mais de 16 mil formados, a SB Coaching é reconhecida amplamente pela qualidade de seus cursos, sobretudo, a versão online – disponível para todas as regiões.

6. Unieducar

O curso ofertado pela Unieducar tem preço acessível e a opção de parcelamento. Os alunos podem selecionar a carga horaria, cuja duração máxima é de 280 horas. Na modalidade integral, o curso inclui certificado online, acesso a conteúdos extras, tutoria e avaliações.

É necessário, somente, ter disponibilidade para terminar o custo no tempo previsto pela instituição de ensino. Agora, cabe a você decidir qual o curso de coaching online mais interessante e vantajoso aos seus interesses.

Diferença entre Coaching, Coach e Coachee

Todos esses termos são provenientes do inglês e, portanto, é bastante comum que alguns se confundam em sua utilização diária. A origem dessas palavras é a mesma, isto é, o verbo “to coach”, que significa (em tradução livre) preparar, ensinar ou treinar.

O coaching, conforme mencionado, é um processo de treinamento voltado à evolução profissional e/ou pessoal. Essa capacitação envolve, pelo menos, duas pessoas: um coachee e um coach.

Coach, na língua inglesa, além de significar “treinar” é, também, um substantivo que pode ser traduzido por “treinador”. Isso significa que um coach é aquele profissional apto a aplicar as ferramentas e as técnicas de um processo de coaching.

Tais conhecimentos são aplicados aos coachees, que nada mais são que os seus clientes, aqueles que o contratam e serão beneficiados pela prática do coaching. Porém, ao transcender a relação entre contratados e clientes, firma-se uma verdadeira parceria na qual ambas as partes devem estar comprometidas com a melhoria da performance ou alcance de um determinado objetivo.

Essa sintonia precisa ser, tanto quanto possível, bastante firme, pois, de nada adiantaria um coachee aplicado e motivado se o coach não tiver vontade de entender e conhecer, com empatia, seu perfil e suas metas. Do mesmo modo, os melhores coachs podem fracassar se os coachees não se comprometerem verdadeiramente com seu próprio desenvolvimento.

Quem pode se tornar um coach?

Muitas pessoas se perguntam se esse ou quaisquer outros cursos de coaching exigem uma formação específica em psicologia, recursos humanos, administração etc. A resposta é, simplesmente, não. Afinal de contas, não existem pré-requisitos para iniciar uma carreira como um coach.

Sem embargo, os profissionais de todas as áreas podem ingressar no meio. Sejam autônomos, vendedores, consultores, professores, jornalistas, médicos ou advogados, entre outros. No entanto, é altamente recomendável buscar os conhecimentos necessários para exercer bem a profissão, o que pode ser obtido por meio do curso de coaching online.

Deixe seu Comentário