Cursos

Curso online de gestão de projetos: aprenda aqui!

Curso online de gestão de projetos

Uma área que está ganhando espaço em pequenas, médias e grandes empresas, a gestão de projetos traz uma série de responsabilidades que precisam ser muito bem definidas para uma organização de sucesso. Por isso, empresários e executivos apostam no setor para contar com empresas ainda mais rentáveis em estrutura econômica e de gestão pessoal. O curso online de gestão de projetos tornou-se muito procurado nos últimos anos.

A supervisão de profissionais da área passou a ser mais valorizada, visto que a otimização na conclusão de projetos passou a ser notada. O papel desse profissional é analisar como todos os setores de uma organização podem auxiliar na conclusão de determinado trabalho. Integrando todos os setores, será possível obter uma empresa que trabalha de forma coesa.

E a importância do profissional da área é muito maior em empresas de pequeno porte, pois qualquer descuido com planejamento orçamentário pode comprometer a organização de forma séria. A ideia é contar com alguém que possa prever os próximos passos, avaliar quanto pode ser gasto e antecipar futuros problemas que podem ser encarados pela organização.

Funções de um gestor de projetos

Um curso online de gestão de projetos vai abordar aspectos importantes de organização. A função do profissional da área é observar e planejar todas as ações dentro de determinado projeto, evitando que qualquer aspecto saia do controle. Todos os projetos de sucesso precisaram deste tipo de profissional, que “fiscalizou” todas as possibilidades e controlou os próximos passos.

A administração de riscos é um aspecto importante, pois é normal que qualquer projeto apresente esta variável. É importante dizer que qualquer possibilidade de fracasso deve ser encarada, independente se é total ou parcial. A ideia é fazer com que sejam analisadas todas as possibilidades de não chegarmos até esse ponto.

Avaliação de riscos

Para discutir a presença dos riscos, os profissionais da área costumam abordar três referências para o sucesso de um projeto O primeiro deles é qualidade, já que avalia qual é o valor que o projeto pode produzir. Todo plano traz algum valor agregado para que tenha sentido ser projetado. Dessa forma, há uma qualidade mínima que precisa ser garantida a partir do momento em que os planos começam a sair do papel.

A gestão de mudanças também é muito importante dentro de uma empresa. A entrada de um projeto muda totalmente a rotina das pessoas, e essa mudança de tarefas deve ser acompanhada de perto. A ação de todos os envolvidos fará com que os riscos do projeto aumentem ou diminuam, pois tudo gira em torno de desempenho. Estruturar a melhor forma de trabalhar também é uma missão que deve ser explicada dentro de um curso online de gestão de projetos.

A integração entre os setores também é fundamental para que os processos aconteçam. É preciso estar de olho em todos os sistemas, negócios e organizações envolvidos. Apenas com o trabalho conjunto, será possível obter um excelente resultado em um projeto. Um bom exemplo é a implementação de um sistema de vendas, que precisa necessariamente de todas as equipes da empresa envolvidas para que funcione.

Curso online de gestão de projetos

5 cursos online de gestão de projetos

Manter-se atualizado nesta área é fundamental para que tudo corra bem dentro do setor. A tecnologia sempre traz novidades para quem quer otimizar tarefas dentro de um projeto importante. Por isso, esteja sempre observando a possibilidade de buscar cursos na área, já pensando em um aprimoramento constante. E para obter praticidade, os cursos online são uma excelente solução.

Gerenciamento do Escopo de Projetos

Este curso online de gestão de projetos é oferecido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O principal objetivo é repassar quais são os trabalhos necessários dentro de um projeto, antecipando qualquer tipo de imprevisto real e irreal. Passo a passo, são revisitadas as etapas que um grande projeto exige e são discutidos todos os componentes abordados pelos profissionais de diferentes áreas.

Neste conteúdo, é extremamente discutida a importância de um escopo para a realização de um projeto. Sem um plano devidamente estruturado, dificilmente será possível contar com bons resultados na sequência. Apesar de uma carga horária de apenas cinco horas, os conteúdos online são absolutamente incisivos dentro da temática.

Curso Online de Gestão de Projetos

O conteúdo oferecido pelo Instituto Politécnico de Ensino à Distância (iPED) fala sobre grande parte dos fatores que podem gerar o sucesso ou o fracasso de um projeto, independente da profundidade em que ele é aplicado. As aulas online também destacam o escopo como item fundamental para que a sequência de ações possa ser bem definida.

O curso divide o trabalho em cinco grande fases de gerenciamento, repassando todos os passos que devem ser seguidos. A tecnologia também é muito abordada, apresentando softwares e soluções online que podem ajudar na gestão dos projetos. São 30 aulas disponíveis em vídeo, separadas em três níveis diferentes.

Principles of Project Management

Oferecido pela instituição internacional Class Central, o curso de princípios de gestão de projetos traz um panorama mais geral sobre o tema, falando sobre todas as fases que devem ser superadas durante o planejamento, o desenvolvimento e a execução. Há também o tema de controle da qualidade e de como os resultados podem ser importantes no momento de pensar em melhorias dos processos.

Gestão de Projetos

A Universidade de São Paulo (USP) também oferece um conteúdo diferenciado sobre o tema. Ministrado pelos professores Daniel Capaldo e Marly Carvalho, o curso traz 11 aulas que aprofundam todas as questões do setor. Entre os temais mais discutidos, podemos apontar a gestão dos riscos dentro do projeto, o controle e o planejamento, além da avaliação dos resultados posteriores.

Five Things Every Agile Project Manager Needs to Know About Facilitation

Preparado pelo Project Management Institute (PMI), o curso traz uma sequência de vídeos totalmente gratuitos para os profissionais da área. A ideia é trazer atualizações, apresentar mudanças em conceitos e mostrar de quais formas um gestor de projetos pode melhorar o próprio trabalho.

Com um conteúdo totalmente em inglês, esse curso online de gestão de projetos exige a certificação PMP para quem quer concluir todo o conteúdo. Há partes exclusivamente dedicadas a quem já tem experiência no setor e está buscando ser um especialista no gerenciamento de projetos.

Deixe seu Comentário