Cursos

Curso online de corte e costura: 3 opções

Curso online de corte e costura

Se você tem interesse em curso online de corte e costura, saiba que não está sozinha. Reportagem publicada pela Folha de São Paulo em 2018 mostrou que o número de matrículas em escolas de corte e modelagem cresceu até 50% em comparação ao último ano. Esse crescimento é visto em todas as modalidades de ensino, inclusive a distância, graças as facilidades proporcionadas pelo meio digital.

Essa é uma notícia que talvez pegue muita gente de surpresa, pois serviço de corte costura é uma atividade muito antiga e caiu em desuso com a ascensão das grandes fábricas de produção têxtil industrial. O que explica o interesse por esse tipo de curso em pleno século XXI? Seria um saudosismo de pessoas de terceira idade buscando um passatempo?

Não, nada disso, a procura por cursos tem sido feita por público de diversas faixas etárias, muitos jovens, porque a procura por esse tipo de serviço está sendo requisitada por público tão numeroso quanto diverso.

Essa é a chave da explicação desse fenômeno. Corte e costura tem dado oportunidade de empreendedorismo e não apenas um lazer cultivado como hobby.

Ocorre que com a ascensão de pautas sensíveis quanto a questões de sustentabilidade, responsabilidade ambiental, de consumo, preservação de recursos naturais, etc, muitos consumidores estão optando por escolher peças produzidas artesanalmente.

Acresce também a questão da identidade, a busca por uma identidade, um estilo próprio, o desejo por personalização. As peças produzidas pelas grandes fábricas têm o defeito de serem muito parecidas ou idênticas, passando a impressão para seus consumidores que consomem sempre a mesma coisa, são uma produção em série. Peças feitas com corte e costura manualmente ajuda a se livrar dessa sensação e encontrar uma voz própria.

Empreendendo com corte e costura

Muito bem, adorou a notícia de que há um mercado em ascensão de corte e costura sob medida, porque sempre quis trabalhar na área por gostar do trabalho. Mas uma coisa é gostar de fazer corte e costura, outra é empreender com corte e costura. Administrar um negócio é uma disciplina a parte e muitos acabam caindo em ciladas que acabam inviabilizando o sonho de viver trabalhando na área.

Portanto, antes de seguir para a lista de curso online de corte e costura vamos passar algumas dicas de como elaborar o seu plano de negócio. Encare essas dicas como uma continuação do curso online de corte e costura, o pós-curso, pois as aulas se concentrarão na atividade em si e não no seu gerenciamento.

Curso online de corte e costura

Escolha o seu nicho

O erro comum de muitos empreendedores de corte e costura é iniciar as suas atividades querendo abraçar o mundo, oferecer todo tipo de serviço na área. A médio e longo prazo isso sem dúvida é contraproducente, pois colabora para que percam o foco, acumulem serviços, não consigam cumprir prazos, passam a enfrentar problemas de logística, material e no fim o que ganham é mais estresse do que lucro.

Não, defina um nicho, um segmento, uma área específica para se especializar. Isso certamente fará os processos se simplificarem e, assim,organizar melhor a sua rotina e estrutura de trabalho. Exemplos de segmento em corte e costura:

  • Consertos;
  • Costura sob medida;
  • Confecção de roupas infantis;
  • Moda íntima;
  • Plus size.

Entre outras possibilidades.

Ao definir o nicho, o próximo passo é definir o tipo de material que precisará investir para realizar o trabalho.

Entre o seu cliente

Dando sequência a este post sobre curso online de corte e costura, o passo seguinte a escolha do nicho e do investimento em material de trabalho é definir o seu público. Certamente todo nicho tem tipos diferentes de público e cada público exige uma abordagem diferente e atrativos diferentes. Tentar atrair a todos pode resultar em não conseguir atrair ninguém, além do trabalho de se obter tamanha atenção.

A dica é escolher um perfil para focar toda a comunicação nele, oferecer todos os tipos de produtos que seja do seu agrado. Se faça as seguintes perguntas:

  • Qual a idade do meu público-alvo?
  • Qual o seu poder aquisitivo?
  • É feminino, masculino ou infantil?
  • Compra pela internet ou em lojas físicas?
  • Quais necessidades o meu produto vai atender desse perfil?

Valorize o seu trabalho

Nesta última dica antes de apresentar as opções de curso online de corte e costura, o conselho é saber e não ter medo de valorizar o seu trabalho. Esse papo de trabalhar por amor serve para aquelas que não dependem disso para sobreviver ou têm medo de encarar a profissão seriamente.

Não caia nessa. Cobre o preço que achar que vale a pena, pois trabalhar de graça ninguém merece. Você tem experiência, talento e boletos.

Curso online de corte e costura

Vamos agora apresentar as principais opções de curso online de corte e costura. Confira cada um deles para saber quem fornece as melhores condições e, principalmente, o melhor conteúdo.

Curso online de corte e costura: Certificado Cursos online

Esse curso online de corte e costura do Certificado Online tem carga horária de 50 horas e inteiramente de graça. Pode acessar o conteúdo das aulas de qualquer lugar e a qualquer hora, quantas vezes quiser!

Este curso online de corte e costura fornece ainda certificado de conclusão que pode ser usado para enriquecer currículo, computar como horas extracurriculares, ser incluído em avaliações de empresas e muitas outras funcionalidades.

Curso online de corte e costura: Instituto Universal Brasileiro

O curso online de corte e costura do Instituto Universal conta com diversos módulos ensinando as mais variadas aplicações de corte e costura. Fornece 6 apostilas, manual prático, 86 vídeos para consulta, DVDs e informativos em PDFs.

Curso online de corte e costura: Prime Cursos

O curso da Prime é gratuito e conta com mais de 15 módulos de aprendizagem. A carga horária total é de 35hs e com direito a certificado de conclusão de curso ao seu término. Não há pré-requisitos para se inscrever no curso, é apenas sugerido que a pessoa tenha ao menos concluído o ensino médio. Mas não é obrigatório.

Gostou deste conteúdo sobre curso online de corte e costura? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença.

Deixe seu Comentário