Quem nunca se preocupou em melhorar o currículo ou simplesmente investir em um projeto próprio? Nessas horas pensamos em como adquirir a instrução necessária, desta maneira, pode passar pela cabeça algum curso para suprir essa necessidade. Se, por qualquer motivo que seja, não for possível encaixar o deslocamento até algum lugar para ter aulas, um curso online pode ser a melhor alternativa. É comum que não pensemos em universidades de renome neste momento, mas que tal se perguntar sobre curso online de Harvard: é possível fazer?
Para quem não sabe, a famosa Universidade de Harvard disponibiliza centenas de cursos online nas mais diversas áreas. São 134 cursos divididos em 11 áreas, sendo que 61 dos cursos gratuitos. Para encontrar os cursos basta buscar pela plataforma Harvard Online Learning.
Pode ser útil saber por onde começar. A plataforma possui grande variedade de temas específicos. É possível buscá-los por área, duração e custo. Para auxiliar na busca, uma breve análise das áreas em questão:
Cursos online de Harvard que você deve conhecer
Artes e design
São 13 cursos voltados para arte nas mais variadas formas. Artes plásticas, música, cinema, o que for. Temas bastante específicos e bastante abrangentes. Existe uma grande demanda de qualidade em design na atualidade. Arte e marketing estão, mais que nunca, atrelados.
Negócios e gestão
São 38 cursos com tudo que você precisa saber para gerir um negócio. Independentemente da área, uma boa noção de mercado é sempre útil. O mercado exige profissionais preparados para lidar com a dinâmica dos negócios.
Ciência da computação
São 12 cursos voltados à computação. Uma das áreas que mais cresce e que, a cada dia se reinventa. Os profissionais de computação tem a necessidade de se atualizar constantemente. Então mesmo para profissionais já graduados e inseridos no mercado de trabalho, esses cursos podem ser muito relevantes.
Ciência de dados
São 15 cursos sobre ciência de dados. Novidade para a maioria, ciência de dados se trata, vulgarmente falando, da forma como os dados são analisados e processados. Num mundo onde o Google na maioria das vezes entrega a resposta que o usuário espera, saber como coletar dados e entregar respostas precisas pode ser o diferencial entre sucesso e a falência.
Educação e ensino
São 21 cursos para capacitação de profissionais na área de ensino. Estes são voltados para capacitação de profissionais que desejam seguir a carreira acadêmica. Desta forma os cursos abordam meios de contribuir para o ensino com pesquisa e atividades de extensão. Nesta universidade, o discente é capacitado para atuar na formação de outros profissionais, ministrando aulas em suas áreas específicas e especialização.
Medicina e saúde
São 23 cursos para residência e especialização em áreas de pesquisa que podem impulsionar o profissional da saúde no mercado de trabalho. Estes cursos são voltados a diversas áreas e algumas que estão em alta são da oncologia e doenças infectocontagiosas, as mais preocupantes. Além disso, os cursos na área de medicina e saúde também podem estar relacionados ao efeito de substâncias no organismo, atuando juntamente a processos farmacológicos e profissionais químicos.
Humanidades
São 27 cursos voltados para estudos sociais, onde envolvem as relações públicas, políticas, trabalhistas para o desenvolvimento sustentável. Estes cursos também atuam pelo viés de propor soluções para problemas sociais, logo sociólogos e antropologistas, bem como historiadores podem participar ativamente de pesquisas e proposição de ações que envolvam o mercado de trabalho, desenvolvimento socioeconômico, bem como desenvolvimento de teorias contemporâneas da nova era digital, tendo em vista o grande pólo tecnológico que existe na região.
Matemática
São 12 cursos que podem estar diretamente atrelados a alguns eixos didáticos ou mesmo para o desenvolvimento socioeconômico. Muitas dessas atividades podem envolver trabalhos desenvolvidos com empreendedorismo, investimentos, e não somente na carreira acadêmica. Além disso, estudos físicos para aplicações em desenvolvimento da agricultura e outras tecnologias estão presentes para promoção de desenvolvimento sustentável e rentabilidade para as áreas que abrangem a matemática.
Programação
São 9 cursos para aprender a programar. Gosta da área? Pois saiba que tem futuro, por esse motivo o investimento em programação tem se intensificado. São raros os bons programadores e as empresas os disputam ferozmente. Quem sabe um certificado de Harvard faça a diferença que o seu currículo precisa para conseguir a vaga dos sonhos.
Ciência
São 19 cursos voltados para desenvolvimento principalmente de energias limpas. Aqui estão atreladas às áreas ambientais que proporcionam desenvolvimento de tecnologias para uso de fontes renováveis de energia, conservação de solos e recursos hídricos, conservação de espécies, entre outros. Há muita pesquisa para alternativas ao uso do petróleo como fonte energética e de combustíveis.
Outrossim, a universidade possui grandes laboratórios de pesquisa onde podem ser desenvolvidos inúmeras pesquisas para geração de energia, purificação de águas marinhas, reciclagem de matéria, ou até mesmo desenvolvimento de teorias físicas e estudo dos átomos da química, para melhorar cada vez mais o uso da matéria.
Ciências sociais
São 19 cursos das ciências sociais que abrangem aspectos econômicos, antropológicos, e de diversas áreas que abrangem o estudo social. Podem ser voltados para teorias específicas, mais contemporâneas, de acordo com a área de interesse. Esses estudos podem ser aprofundados e principalmente nas novas relações trabalhistas que existem com o emprego da tecnologia. Sendo assim, pode ser um pouco mais abrangente e ter um leque de opções para todos os profissionais que se interessem em fazer especialização na renomada universidade.
As especializações em Harvard contribuem de forma extremamente positiva para o currículo de quem deseja ingressar principalmente em áreas de pesquisa. Os profissionais que atuam na universidade são renomados e o acesso aos cursos pode ser feito de maneira simples graças à globalização.
Sendo assim, cursos à distância ou presenciais são oferecidos a todos os tipos de alunos que desejam ter uma experiência fora do país. Por ter um grande conceito a universidade de Harvard é muito apreciada, mas nem todos se encorajam a aventurar-se ingressando em cursos online de Harvard. A fama dos cursos difíceis e também disputados podem fazer com que os alunos se sintam intimidados, mas a verdade é que esta é uma possibilidade e alternativa viável para profissionais que desejam melhorar seu currículo.
Deixe seu Comentário