Cursos

Curso online de violino: veja alguns aqui

Curso online de violino

Aprender a tocar qualquer instrumento musical traz muitos benefícios para a pessoa que o pratica, e é possível aprender violino com curso online de violino. Os instrumentos de corda possuem um belo timbre, e ao mesmo tempo são diferentes entre si. O violão difere da viola, e os dois são bem distintos da guitarra.

O baixo por sua vez tem tons mais graves, e o violino é considerado por muitas pessoas o mais belo instrumento musical de cordas. Não podemos esquecer que existem diversos instrumentos de cordas que também podem ser complexos de tocar, como a  harpa. Todos estes instrumentos exigem que a pessoa possua uma boa coordenação motora e muita dedicação para aperfeiçoar as técnicas musicais.

O violino é um instrumento de cordas friccionadas, as quais vibram mediante a fricção de um arco. O grupo de instrumentos de cordas friccionadas incluem o violoncelo (cello), contrabaixo, entre outros. Esse instrumento é o menor instrumento do grupo. O som do violino é mais agudo e o tom deste instrumento corresponde ao tom soprano de voz.

O violino é composto por aberturas acústicas que possibilitam reverberação e produção do som, Caravelhas e cavaletes para apoio das cordas e o estandarte. Para afinação é utilizado o fixo. As cordas inicialmente eram feitas de tripas de animais caprinos.

Atualmente as cordas dos instrumentos musicais são produzidas de materiais sintéticos ou de aço. Esse instrumento possui a queixeira para apoio do violinista o qual utiliza o arco para tocar as cordas, o qual é feito de madeiras especiais e crinas de cavalo ou nylon.

Como funciona o violino?

O violino precisa ser segurado na posição correta, apoiado sobre o ombro do músico e estabilizado a partir do encaixe do queixo no local específico do instrumento, projetado para este fim, e as pernas abertas enquanto as costas ficam eretas e peito voltado para a frente.

Com uma da mãos o músico pressiona as cordas e com o outro ele manuseia o arco sobre as cordas produzindo o som. É preciso ter a postura correta para tocar o instrumento e ao mesmo  tempo delicadeza para produzir o som afinado com o arco de nylon.

O modo de tocar este instrumento pode parecer complexo a uma primeira vista, no entanto a partir da prática é muito fácil acostumar-se com a postura e os movimentos delicados necessários. Para aumento da fricção das cordas e do atrito é passado sobre a crina do arco um produto chamado breu, o qual protege as crinas e melhora a qualidade de produção do som.

História do violino

Esse instrumento musical foi fabricado pela primeira vez na Itália, no século XVI. A fabricação pioneira foi feita pela família Stradivarius, marca que produziu os violinos mais valiosos do mundo, mesmo que existam poucos exemplares atualmente. A profissão que fabrica manualmente esses instrumentos musicais se chama Luthieria.

Assim como o próprio instrumento, as aulas para quem pretende aprender a manuseá-los e tocar belas melodias podem ser bem caras. Muitas vezes as pessoas não têm tempo hábil de aprender a tocar um destes instrumentos musicais e acabam preferindo se arriscar a aprender de forma autodidata em horários alternativos.

Para isso, há alguns cursos onlines que podem disponibilizar materiais, vídeo-aulas de como interpreta as cifras e reproduzir os sons das notas da maneira correta.

Curso online de violino

Vejamos alguns cursos online de violino disponíveis na internet

No site Musicdot são disponibilizados desde o nível inicial para aprendizado de diversos instrumentos musicais, bem como para o violino. O valor a ser cobrado para que a pessoa tenha acesso às aulas, tarefas e deste e de outros instrumentos é feito em planos semestrais, e por um valor bem acessível. São vídeos bem didáticos e são disponibilizadas algumas partituras bem legais que valem a pena ser praticadas.

A plataforma Violino Didático por sua vez oferece logo o curso completo, desde os primeiros passos e até mesmo para quem não está partindo do zero. O tempo de acesso a plataforma não é limitado e o preço a ser cobrado é bem barato.

A Violino didático disponibiliza muitos vídeos de aulas e também de práticas, viabilizando que as pessoas possam ter acesso ao aprendizado de forma mais democrática, visto que as aulas presenciais com professores de música são normalmente muito caras. O curso é dividido em três módulos e necessita apenas que seja feita a inscrição e o pagamento.

Spalla Di Base é um curso para principiantes que disponibiliza uma grande diversidade de materiais para os alunos e de forma bem didática. Além disso eles oferecem suporte por meio de redes sociais e WhatsApp para tirar dúvidas, tornando o curso online e a distância bem mais completo e possibilitando a troca de experiências entre seus alunos.

Este curso também é por tempo vitalício e a comunidade criada pela plataforma permite que não somente professores experientes, mas também alunos possam ajudar aos novatos. Essa pode se uma opção mais completa para quem deseja praticar online.

Curso online de violino gratuito

Há também os cursos online de violino do Cifra Club, onde são disponibilizados de maneira gratuita vídeos tutoriais. Entretanto, são poucos vídeos e podem ser menos completos do que os cursos para iniciantes. Nessa perspectiva seria mais interessante para músicos conhecedores de alguma teoria e com alguma prática que queiram aperfeiçoar as técnicas musicais  e os conhecimentos que já possuem.

Como escolher o melhor curso online de violino?

Após dar uma verificada nos cursos citados acima, você pode optar pelo que melhor se encaixa em seu bolso. Ou então, de acordo com a sua necessidade. Partindo do pressuposto que a maioria das pessoas possuem dificuldades de aprendizado e existem poucos prodígios por aí, nem sempre é fácil ser autodidata e começar do zero sem orientação de profissionais com qualificação.

Sendo assim os cursos que oferecem aulas mais completas e suporte para aprendizado podem ser mais indicados, enquanto não houver a opção de aulas presenciais.

É possível aprender a tocar violino online?

As técnicas de aprendizagem de qualquer instrumento musical envolvem tanto estudo e dedicação quanto qualquer outro curso, seja ele a distância ou presencial. Claro que à distância e online a pessoa pode ter mais propensão à distração. Contudo, com empenho e dedicação, e a ajuda de algum curso online de violino é possível aprender muito!

Deixe seu Comentário