Cursos

Curso online de Teologia: como estudar EAD

Curso online de Teologia

Sem dúvida, o curso online de Teologia está entre um dos mais interessantes disponíveis para os estudiosos. A Teologia é o estudo da existência de Deus, questões referentes e o conhecimento da divindade. A Teologia, em suma, também estuda todas as religiões em um contexto histórico, realizando pesquisas e interpretando da melhor maneira e mais correta possível, os fenômenos, tradições e dogmas religiosos.

A moral, influências, escrituras, etc, também são estudadas pela Teologia, além das ciências humanas como Antropologia e Sociologia. O curso de Teologia sempre gera infinitas dúvidas em todas as pessoas. Dentro do curso, é possível analisar as religiões em diferentes contextos e períodos históricos.

O Teólogo é o responsável por pesquisar, analisar e expor como a religião influenciou as sociedades e quais serão as religiões do futuro. Acompanhe abaixo, tudo sobre o curso online de Teologia.

Como fazer o curso online de Teologia

Como qualquer curso, o ensino EAD precisa ter comprometimento e responsabilidade como se fosse um curso presencial. Mesmo que haja maiores vantagens como poder estudar a qualquer hora e em qualquer lugar, o ensino deve ser levado com seriedade e respeito, obtendo a noção de que se trata de um curso sério e com validação do MEC.

Uma coisa que é necessário entender sobre os cursos EAD, é a abordagem dos conteúdos poder variar de acordo com o posicionamento político da instituição. As faculdades católicas tendem a oferecer o curso com o foco nessa doutrina. É importante ficar atento a esses detalhes antes de fazer a matrícula, a fim de evitar alguns transtornos indesejáveis.

Estudar Teologia EAD traz diversos benefícios, como a facilidade de estudar em casa, economia com mensalidade, economia com deslocamento, acessibilidade ao material, etc. Para quem não possui total condição financeira para pagar 100% o curso de Teologia, há muitos ensinos EAD que disponibilizam do ProUni.

O ProUni é um programa federal que concede bolsas de estudos em faculdades particulares, e que podem ser usadas também nos cursos EAD. Algumas dicas para quem vai iniciar no curso de Teologia EAD, são:

Organizar a rotina

É muito válido organizar horários e compromissos, dessa forma, é possível estipular um tempo certo para os estudos e para o lazer. Isso traz mais flexibilidade, principalmente para quem trabalha home office. O fato de organizar a rotina faz com que fique mais fácil manter o foco e ter controle sobre o que já foi feito e o que está pendente.

Disciplina em 1º lugar

A disciplina é o que faz as pessoas seguirem regras, atingirem resultados e objetivos almejados. A disciplina e o otimismo andam de mãos dadas e sempre há uma recompensa para todos os seus esforços. Deixar a zona de conforto e ter disciplina é fundamental para quem procura estudar EAD. Assim, é mais fácil não se perder com distrações e futilidades.

Prazos Estabelecidos: Deixar as coisas para depois, em sua grande maioria, não acarreta em benefícios e qualidades. Estabelecer uma agenda, arrumar seu tempo de forma sincera, negociar prazos e respeitar seu ritmo de produtividade é ideal para que ocorra tudo bem durante os cursos EAD. Dessa forma, é possível se adaptar no que fica melhor para o professor e para o aluno.

Curso online de Teologia

Faculdades que ofertam o custo online de Teologia

A metodologia de ensino depende muito da instituição. Algumas universidades preferem dar ênfase aos estudos de textos sagrados. Outras, preferem promover uma análise da sociologia e da antropologia das religiões em um geral. Independente do que for escolhido, os estudantes conseguirão adquirir profundo conhecimento sobre diferentes tradições. O curso de Teologia tem duração de, aproximadamente, quatro anos e disponibiliza de habilitações em bacharelado e licenciatura.

O Bacharel em Teologia atua como pesquisador, consultor ou pode atuar no ministério como padre ou pastor. O Licenciado em Teologia pode atuar como professor de ensino religioso em diversas escolas. Tanto para o bacharel, quanto para o licenciado, geralmente a grade curricular pouco difere.

Basicamente, quem obtém a licenciatura tem acesso às disciplinas voltadas para psicologia e metodologia de ensino. Hoje em dia, mais de trinta faculdades brasileiras oferecem o curso de Teologia EAD, obviamente, com o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Para quem gosta de flexibilidade e conseguir conciliar as atividades do dia a dia, algumas faculdades que permitem isso, são:

  • Universidade de São Paulo (UNICID);
  • Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL);
  • Centro Universitário do Distrito Federal (UDF);
  • Universidade Norte do Paraná (UNOPAR);
  • Universidade de Franca (UNIFRAN).

Geralmente, no curso presencial e também no EAD, é necessário que o aluno seja encaminhado para um estágio supervisionado a fim de adquirir conhecimentos e práticas necessárias para defender seu Trabalho de Conclusão de Curso, o chamado e temido TCC. Para saber quais as outras instituições que promovem o ensino EAD, é válido informar-se também nas faculdades da sua cidade ou cidades próximas.

O mercado de trabalho para o Teólogo

O ministério é um dos caminhos mais procurados por quem se formou em Teologia. Muitos dos alunos formados buscam fazer parte de alguma religião ocupando o posto de líder religioso a fim de celebrar cultos. O mercado de atuação é bem diversificado e pode abranger até mesmo ONGs e instituições de filantropia e trabalhos sociais.

Considerações finais

Independente da modalidade do ensino, seja presencial ou EAD, é necessário dedicação e decisão para fazer o curso online de teologia. O estudo da teologia desenvolve um importante papel na sociedade e se engana quem pensa que é uma faculdade para formar freiras e padres. Quem possui o curso de Teologia pode atuar em diversos locais, como: hospitais, escolas, corporações militares, etc.

O curso de Teologia proporciona ao aluno uma formação humana e não é necessário nenhum tipo de doutrina religiosa em específico, nem mesmo acreditar em Deus. O que determinará a religião do estudante, é a área de atuação que ele escolher após formado. Os profissionais que cursam Teologia podem atuar como pesquisadores e prestando acompanhamento espiritual para pessoas questionadoras da fé e da existência de algo superior.

Para quem gosta de teorias, esse curso é ideal pois possui um grande volume de leitura e exige muita dedicação por parte dos alunos. Para quem não possui disponibilidade de locomoção ou disponibilidade de horários, é a melhor opção acaba se tornando o curso online de Teologia.

Deixe seu Comentário