Cursos

Curso online de serviço social: 6 opções

Curso online de serviço social

Dentro de qualquer segmento, o assistente social que é formado pelo curso de Serviço Social, presta apoio às pessoas que, de certa forma, não possuem acesso completo às suas condições de cidadão. Para ter esse conhecimento é possível fazer um curso online de Serviço Social. Além da incrível vantagem de não precisar sair de casa para receber esse aprendizado, os cursos online também possuem versões gratuitas para quem não possui condições, no momento, de pagar por um curso online de serviço social.

Dentro do serviço social, é possível planejar, colocar em prática e acompanhar projetos sociais na intenção de solucionar situações desfavoráveis aos grupos de maior fragilidade dentro da sociedade. Assim, o assistente social busca reintegrar e interagir com os necessitados de auxílio, como crianças que sofrem abusos físicos ou psicológicos, mulheres que sofrem com violência doméstica e são privadas de trabalhar, detentos que precisam ser reintegrados na sociedade, etc.

Para se tornar um assistente social, é necessário especialização na área. A graduação deve ser reconhecida pelo MEC e também obter registo no Conselho Regional de Serviço Social. Para exercer a graduação nessa área, a especialização pode ser feita presencialmente ou online.

As principais e mais procuradas opções para o curso online de serviço social são:

Drogas, Direitos Humanos e Laço Social

Esse curso visa entender o fracasso da política antidrogas, entender a erradicação das mesmas e a proibição da sua circulação. Além disso, busca entender melhor a política da população de rua e suas vulnerabilidades associadas, internações e os aspectos jurídicos, aspectos técnicos e políticos da criminalização, etc. É um dos cursos mais polêmicos e requisitados dentro do serviço social. Tem a capacidade de expandir a visão e forma de pensar do profissional.

Enfrentamento ao Trabalho Escravo

De forma abusiva e exaustiva, o trabalho escravo escala o trabalhador em uma jornada de trabalho exaustiva e o priva de total liberdade. Além disso, a perda de dignidade também caracteriza o trabalho escravo, já que todo ser humano tem direitos iguais à mesma dignidade. Muito diferente de infrações trabalhistas, o assistente social visa restaurar a qualidade de vida, liberdade, dignidade e carga horária do trabalhador.

Para identificar o trabalho escravo, o assistente social deve atentar-se em alguns pontos como: trabalho forçado, jornada exaustiva, servidão por dívida, condições degradantes e vergonhosas. Em um conjunto, o profissional aprende no curso que tudo isso (e muito mais) caracteriza o trabalho escravo e qual a melhor forma de combatê-lo.

Curso online de serviço social

Combate ao Racismo no curso de Serviço Social

Considerado um dos maiores males da humanidade, o racismo está há anos intrínseco na sociedade. Por essa questão, nesse curso, o assistente social visa tão ferrenhamente combater esse mal da sociedade ao refletir sobre a herança história do escravismo e do racismo, infelizmente, presente no cotidiano. Assim, o foco principal é identificar os tipos de racismo e realizar os procedimentos necessários para restaurar a igualdade, respeito, justiça, solidariedade e empatia.

Conselheiro Tutelar

Para quem deseja garantir e zelar pelo direito das crianças e adolescentes, esse curso é o ideal. Através da didática, os profissionais aprendem a lidar com vários tipos de situação de risco e desrespeito em relação à criança e ao adolescente, além de aprender a identificar quais direitos estão sendo violados e como restaurá-los da forma correta. Outrossim, para realizar esse curso, a formação no Ensino Superior não é suficiente, pois exige um preparo contínuo para todos os profissionais.

Bullying

Um dos principais culpados pelas causas de isolamento, sofrimento físico, psíquico e até mesmo suicídio, é o Bullying. Ele é estudado como forma de identificar as manifestações do mesmo de forma gratuita. Não apenas realizando pesquisas, mas também visando criar métodos para que este ato seja consideravelmente reduzido.

Nesse curso, o profissional aprenderá a definição do Bullying e suas ramificações, como o Bullying é praticado e quais seus protagonistas, além de também entender as consequências e causas desse ato.

Estatuto do Idoso

Destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior aos 60 anos, o Estatuto do Idoso é um dos cursos de maior procura no serviço social. Assim, o assistente social estudará o direito à vida, liberdade, respeito e dignidade do idoso. Além disso, o profissional também estuda as medidas específicas de proteção e a apuração judicial de irregularidades em entidades de atendimento.

Por que o curso online de Serviço Social é tão importante?

Os maiores desafios enfrentados pela sociedade, principalmente no âmbito financeiro, acabam refletindo cada vez mais na desigualdade e desrespeito social. O Serviço Social é de suma importância para fazer valer os direitos do cidadão. Desde 1993, pela Lei nº 8.662/93, o serviço social é reconhecido e regulamentado pelo código de ética do CFESS (Conselho Federal de Serviço Social).

Na sociedade, esse profissional necessita compreender a realidade de diversos indivíduos, tais realidades como: violência, desemprego, preconceito, exploração infantil, inexiste preocupação com a saúde, etc. Colocar em prática as políticas sociais e combater a desigualdade é um dos principais objetivos do Assistente Social.

Houve-se um tempo em que o Serviço Social era influenciado pela Igreja Católica. Porém, nos dias de hoje, é levado em consideração as necessidades e exigências da sociedade capitalista. Isso faz com que o assistente social tenha diversos limites e obstáculos para com a ética profissional.

Hoje em dia, esse profissional tem como um dos desafios, desenvolver propostas de trabalho criativas e inovadoras que sejam capazes de efetivar direitos dos trabalhadores e incluir pessoas dos mais diversos segmentos sociais, tal como sua classe social, religião, entre outros.

Considerações finais sobre o curso online de Serviço Social

É dentro do contexto de lutar por uma sociedade digna, justa, com ideais respeitados, que se encontra o profissional do Serviço Social. Transformar e agir em prol de pessoas que necessitam de ajuda faz com que o profissional desse ramo se sinta útil e importante no desenvolvimento de uma sociedade inclusiva e sem barreiras.

A profissão na assistência social fornece um grande sentimento de gratidão e satisfação. Isso ocorre pois faz também com que o profissional perceba que, muitas vezes, seus problemas não são nem um pouco importantes quando comparados aos problemas de outra pessoa que necessita muito mais de ajuda. Justamente por essa vontade de fazer a diferença e lutar pelo que é justo, é que tantas pessoas estão a procura do curso online de serviço social.

Dessa forma, independente de ter tempo disponível ou não, a pessoa pode especializar-se e e fazer o curso online de Serviço Social. Isso sem sair do conforto de casa e sem ocorrer grandes alterações em sua agenda.

Deixe seu Comentário