Cursos

Curso online de secretaria escolar: onde fazer?

Curso online de secretaria escolar

O curso online de secretaria escolar aborda alguns pontos de atuação do profissional. Este curso é ofertado à distância com o intuito de ter um alcance para profissionais que não dispõem de tempo hábil para realizar encontros presenciais de qualificação.

O ensino EAD

O ensino a distância ou EAD para o curso de secretaria escolar foi feito para profissionais como professores, que não dispõem de tempo, ou não tem acesso a escolas de preparação profissional e necessitam se preparar para a área de atuação. O curso oferece materiais a respeito da função que deve ser desempenhada pelo secretário, e quais as suas competências. O profissional pode ser formado em pedagogia ou secretariado, e pode optar por cursar a qualificação como uma especialização profissional.

Bases do curso online de secretaria escolar

O curso de secretaria escolar baseia-se na função a ser exercida pelo responsável e quais as atribuições do cargo. Para isso é preciso que seja abordado temas como a organização e o funcionamento das secretarias, bem como realiza uma abordagem a respeito da importância do setor para a comunidade  escolar.

A secretaria escolar é uma parte importante da administração da escola, a qual deve ser integrada as demais esferas de gestão escolar. Algumas das competências mais importantes do funcionário deste setor é o arquivamento de documentação, que são registros substanciais para a organização e atuação da escola perante processos corriqueiros.

No curso online são oferecidos materiais que contém subsídios para a certificação das funções e competências do secretário escolar, bem como esclarece a respeito dos padrões exigidos, e protocolos que são seguidos, além de tangenciar sobre direitos e deveres no seu local de trabalho em diversas ocasiões. O curso online de secretariado deve ser feito para preparar os profissionais para a execução das tarefas conforme o que é exigido no exercício de sua função.

Vídeo Aulas gratuitas

O Portal Educação disponibiliza em seu canal do youtube, vídeos que abordam o tema e são capazes de tirar dúvidas. O acesso é gratuito, e o conteúdo consiste em vídeo aulas simplificadas que visam complementar a formação profissional. Do mesmo modo existem diversos outros sites que disponibilizam, de forma gratuita, manuais, cartilhas e artigos a respeito do funcionamento de uma secretaria escolar e como são desempenhadas as tarefas da responsável que ocupa o cargo.

Curso online de secretaria escolar

Atribuições da secretaria escolar

A secretaria escolar deve manter todos os registros, arquivos e documentações de forma organizada a fim de que possam ser acessados sempre que solicitados, seja qual for o motivo. Os documentos incluem boletins, históricos e requerimentos, bem como devem ser arquivadas justificativas e atestado médicos, entre outros mais complexos.

As matrículas, abertura de turma, organização de horários, entre outros aspectos que interferem diretamente no funcionamento da escola são responsabilidade do setor, que atua na gestão de forma mais presente e é a responsável pela resolução de conflitos, caso houverem.

A secretária tem legitimidade para a geração de documentos e informações geradas na instituição, isso por que é um órgão administrativo competente com profissional capacitado. A geração de documentos oficiais geradas na secretaria da escola deve ser aceita em outras escolas, sem que haja a necessidade de autenticação em cartório, por exemplo.

As funções aprendidas no curso online de secretaria escolar:

  • Matrículas;
  • Rematrículas;
  • Gestão de turmas;
  • Organização do calendário escolar;
  • Manejo de transferências;
  • Edição dos históricos escolares;
  • Emissão de documentos;
  • Certificação de conclusão.

Curso online de secretaria escolar com credenciamento do MEC

A Educa Mundo é uma plataforma de ensino que oferece o curso, com reconhecimento do Ministério da Educação MEC. Entretanto, é cobrada uma taxa pelo material e treinamento. Cursos gratuitos também são disponibilizados em plataformas online, entretanto não se tem certificado de garantia que são completos e possuem todas as informações necessárias para a capacitação profissional.

Por outro lado, o currículo do curso de secretariado escolar oferecido pela Faculdade Futura possui cerca de 630 horas previstas de aulas presenciais e EAD, e custa cerca de 1200 reais. Esse é um curso no formato de pós graduação voltado para professores de ensino fundamental, médio e pedagogos. Também é disponibilizado para gestores, diretores e coordenadores, bem como para supervisores e administradores. O pré requisito para este curso é que o candidato seja formado em graduação de ensino superior.

Softwares de gestão escolar e o preparo profissional

Atualmente os desenvolvimentos tecnológicos e a inteligência artificial estão presentes no modo de realizar quase todos os processos que antes eram feitos manualmente. Registros são salvos na nuvem e podem ser acessados de qualquer lugar, desde que se tenha o login protegido por senha.

Apesar dessas vantagens, existem os riscos da rede de invasão de sistemas por softwares ou usuários mal-intencionados. Desta forma o uso de softwares para a gestão escolar tem sido incorporado ao modo que são realizados os processos. Se por um lado facilita e agiliza as tarefas realizadas pelo secretário, bem como torna mais fácil prestações de conta e integração com os sistemas governamentais para controle das aprovações de alunos, por outro lado exige que o profissional tenha a competência de desenvolver habilidades de utilizar a ferramenta.

Em contrapartida, os programas utilizados tem a tendência de substituir até mesmo o arquivamento de documentação física. E deste modo, melhorando problemas de logística e espaço de armazenamento, resultando em buscas mais rápidas e organização maior de documentos, os sistemas de computador vão tomar o espaço e ser os principais meios de realizar as tarefas. Portanto os profissionais devem reciclar os seus conhecimentos a respeito do uso destas ferramentas para que não fiquem defasados.

Segurança

Os riscos de invasão podem ser remediados com investimento em segurança online, o que torna o software quase perfeito para abranger as tarefas realizadas em secretarias. Hodiernamente os boletins com notas escolares e históricos já são gerados em programas de computador, onde são armazenados. Entretanto, o salvamento na Nuvem ainda não chegou ao domínio de instituições públicas, o que pode trazer economia para o poder público se aplicado. Do mesmo modo, o ensino EAD, no qual é oferecido curso online de secretaria escolar segue a demanda do mercado que está cada vez mais presente no mundo virtual.

Deixe seu Comentário