Cursos

Curso online de programação de jogos: como fazer?

Curso online de programação de jogos

Aprender a programar hoje em dia é uma das habilidades mais desejadas por diversos mercados. Em especial, na indústria de jogos. Devido a isso, muitas pessoas acabam procurando um curso online de programação de jogos, geralmente para se profissionalizar nessa área futuramente.

No Brasil, a indústria de jogos movimenta milhões de reais todos os anos, sendo uma das principais mídias consumidas em todo território nacional, principalmente na última décadas. Para muitos, esse seria o mercado ideal, visto que trabalhar com jogos é realizar o sonho de criança para muita gente.

Apesar de ser um mercado enorme, os cursos de graduação na área de desenvolvimento de jogos não são tão completos nas universidades brasileiras. Grande parte devido o pouco tempo e atenção que essa área recebe no país. Por outro lado, muitos programadores sempre buscam ir atrás desse incrível sonho de trabalho com jogos.

O que é preciso para começar um curso online de programação de jogos?

Atualmente, embora não haja tanto investimento, muitas empresas especializadas em cursos online acabam produzindo centenas de videoaulas que são de grande ajuda. No caso da programação para jogos, alguns acabam requisitando que você já tenha noções básicas de códigos e lógica, embora isso não seja o costume desse mercado.

Caso você seja um iniciante na programação, esse com certeza será um passo que irá pesar bastante na escolha de um curso online. Todavia, isso não é uma limitação tão grande. Em algumas situações esse fato acabará inclusive te ajudando, visto que você aprenderá a programar já com um objetivo, além de começar familiarizado com um software de desenvolvimento.

Linguagens utilizadas em curso online de programação de jogos

Antes de começar um curso online de programação de jogos, é sempre interessante pelo menos entender o que será ensinado durante as aulas. No caso da programação, isso acaba até fazendo com que você surja uma curiosidade de entender qual o objetivo de linguagem cada uma delas.

Curso online de programação de jogos

C# e C++

Atualmente, como muitos outros mercados, a programação de jogos abrange linguagens já conhecidas por profissionais com certa experiência. Dentre elas, temos linguagens como o C Sharp – também visto na internet como C# – uma das mais utilizadas em todo o mundo.

Para os jogos, o C# será uma ferramenta básica para quem pretende programar um conteúdo em diversos níveis de dificuldade. Essa linguagem é encontrada em diversos programas e aparelhos do nosso cotidiano. No entanto, seus maiores destaques ficam para jogos de computadores e consoles – nome dado a vídeo games de mesa.

Dentre os principais aparelhos que aceitam essa linguagem, estão o Playstation 4, X Box One, PC, além de jogos de celular que contam com o sistema IOS ou Android. Normalmente, todos esses dispositivos contam com alguma interação que envolve o C# dentro do jogo. Todavia, isso acaba sendo mais comum em jogos mais simples.

Além do C#, as grandes empresas do mercado costumam utilizar outras variações de C –  base para diversas linguagens – em seus jogos. Nessa linguagem, as desenvolvedores utilizam de modo a gerenciar recursos e garantir o funcionamento correto do programa. Atualmente, diversos programadores usam o C++ para permitir a orientação de objeto no cenário.

Na programação de jogos, os objetos podem ser considerados basicamente qualquer coisa que possa interagida com o personagem controlado, embora essa não seja a única parte que o programador terá que fazer no processo de desenvolvimento.

JavaScript

Além dos já citados, temos o JavaScript, muito utilizado por diversos programadores. No entanto, a maioria dos profissionais que aprendem essa linguagem acabam indo para a programação para web. Nesse caso, muitos jogos utilizam essa programação mais por questão de comodidade, visto que o JavaScript é muito utilizado em quase todas as páginas da internet.

Devido não ser sua função, a maioria dos programadores se sentem bem limitados com essa linguagem. Todavia, caso você já tenha experiência com ela, provavelmente será uma ótima vantagem para aprender outras linguagens. Em especial, as que são ensinadas nos cursos online.

Melhor curso online de programação de jogos

Apesar de ser uma área bem nova, o desenvolvimento de jogos já conta com muitos cursos de alta qualidade. No entanto, nem sempre eles compensam visto o seu valor e falta de experiência dos professores, geralmente sendo apenas programadores que apresentam as aulas.

Pensando nisso, separamos algumas plataformas que poderão ajudar nessa escolha tão difícil para quem está começando no desenvolvimento de jogos. Confira!

Alura

Contando com mais de 800 cursos profissionalizantes atualmente, a Alura é com certeza uma das plataformas mais bem preparadas para te ensinar sobre o desenvolvimento de jogos. Dentro do site, a empresa apresenta centenas de cursos que envolvem programação, inclusive todas as citadas anteriormente.

Em questão de ensino, a Alura conta com diversos especialistas que já participaram de varios jogos da indústria brasileira e internacional. Todavia, os preços do curso que estão disponíveis na plataforma acabam pesando muito na escolha desse conteúdo. Em especial, visto que a empresa vende apenas um plano de assinatura anual.

Atualmente, o plano mais básico da empresa começa por 900 reais, valor elevado quando comparado a outras plataformas. Entretanto, esse fato pode ser vantajoso visto que, já incluso no valor, a Alura fornece mais 991 cursos online.

Udemy

A Udemy é uma plataforma de ensino através de videoaulas, semelhante ao modelo adotado pela Alura. Na plataforma, você conseguirá comprar qualquer curso online de desenvolvimento de jogos individualmente. Geralmente, o preço cobrado fica em torno de 100 reais por um curso de alta qualidade.

Dentro da Udemy, você poderá ver o comentário de antigos alunos que passaram pelo curso que seja do seu interesse. Além disso, a própria plataforma disponibiliza a primeira videoaula gratuitamente, quase sempre sendo uma apresentação do profissional.

YouTube

Como não poderia faltar, temos que citar o YouTube, o nome mais conhecido dessa lista. Caso você não saiba, essa plataforma conta com diversos tutoriais produzidos ao longo dos seus mais de 10 anos pelos seus usuários. Atualmente, é possível encontrar diversos conteúdos de extrema qualidade na plataforma com apenas uma pesquisa rápida.

Por outro lado, é sempre bom ficar atento se o conteúdo é realmente relevante. Para muitas pessoas, o site é uma excelente plataforma para quem busca aprender realmente da base, visto que o YouTube também conta com milhares de videoaulas relacionadas a lógica de programação, além de ser totalmente gratuito. Portanto, sendo uma das melhores opções para você que não pretende investir um valor monetário em um curso online de programação de jogos inicialmente.

Deixe seu Comentário