Cursos

Curso online de Nutrição: conheça as melhores opções

Curso online de Nutrição

Um curso online de nutrição pode ser uma ótima opção para os interessados em se tornarem nutricionistas, mas não é necessário um bacharelado. Existem muitas opções no mercado que podem te satisfazer de acordo com as suas necessidades.

Os tipos de curso online de nutrição

Existem pessoas que querem se formar nutricionistas, mas também existem as pessoas que simplesmente estão interessadas na saúde. Existem cursos online de graduação para quem deseja se formar um nutricionista com bacharelado e tudo. Também existem cursos livres e de extensão para quem deseja entender mais sobre saúde e enriquecer seu repertório.

É preciso ressaltar a diferença entre ambos, pois eles possuem funções, durações e preços diferentes. Uma pessoa que fez um curso online livre não poderia atuar da mesma maneira que um nutricionista formado, pois para exercer a profissão é preciso ter um diploma de bacharelado em alguma instituição reconhecida pelo MEC.

Confira todas as características de ambos os tipos de curso abaixo:

  • O curso de bacharelado é o único que permite que o profissional atue como nutricionista
  • Os cursos livres são de extensão para diversas áreas e agregam no currículo
  • Quando o curso é de formação custa bem mais e dura 4 anos
  • Já os cursos livres são de curta duração e é possível encontrá-los até mesmo gratuitamente

Explicando melhor

Resumindo, se você quer atuar em clínicas, receitar dietas, cuidar do controle de alimentos em estabelecimentos que oferecem comida (restaurantes, hotéis, pousadas, etc), desenvolvimentos de produtos entre outros, precisará se formar em uma universidade.

Se optar pelos cursos livres, poderá estudar tranquilamente online, com um preço bem em conta ou de maneira gratuita. É excelente para pessoas que se formam em áreas que lidam com a saúde como educação física, pedagogia, terapia, gastronomia e que queiram enriquecer seu currículo.

Outro fator é que os cursos livres possuem inúmeras vertentes e “sub-cursos”, isso é, você poderia fazer um curso de nutrição vegetariana ou vegan, por exemplo. Dependendo da ocasião pode ser um acréscimo ao currículo de um formando ou de alguém que já é formado em nutrição.

Vale lembrar que os cursos online também contam como horas complementares para cursos que tenham relação de alguma forma com nutrição, então pode ser uma excelente alternativa para os graduandos. Já para os graduados, conhecimento nunca é demais, assim como experiências no currículo.

Curso online de Nutrição

Curso online de nutrição em universidades

A verdade é que embora muitas instituições ofereçam o curso de nutrição presencial, o EaD é algo bem novo no Brasil, portanto não encontrará tantas opções no mercado. Também vale ressaltar que faculdades com ensino à distância geralmente impõem provas presenciais, então organize bem a sua agente nos períodos de avaliações.

Universidade Cruzeiro do Sul

É uma instituição de ensino renomada que oferece inúmeros cursos EaD e o de nutrição entra nessa lista. Os alunos poderão usufruir de vídeo-aulas, conteúdos escritos e, claro, tirar dúvidas com professores. Só é preciso analisar direito a sua região, pois algumas só contam o curso semipresencial.

Anhanguera

A universidade Anhanguera está se expandindo cada vez mais e criando novos módulos. Ela conta com cursos EaD e semipresenciais de nutrição, de acordo com a sua escolha. Isso é bastante útil, pois algumas pessoas precisam ter esse contato com o professor, mesmo que pouco.

Unipar

A Unopar oferece um curso online de EaD com a possibilidade de se reunir presencialmente uma vez por semana, caso seja do interesse do aluno. É uma forma semipresencial, mas não é explícito se as aulas presenciais são obrigatórias ou não. Apesar disso, pode ser uma maneira muito satisfatória de estudar para muitas pessoas.

Unip

A Universidade Paulista também conta com cursos semipresenciais para os alunos de nutrição. Embora ainda esteja começando a formar a sua estrutura EaD, possui bastante referência no mercado. Ela está inserindo cada vez mais cursos no módulo EaD e semipresencial.

Curso online de nutrição livre

Existem inúmeros sites que disponibilizam cursos de nutrição online. Alguns com preços bastante em conta e outros até mesmo gratuitamente. Confira alguns que são confiáveis abaixo para não haver erros:

Learn Cafe

Um ótimo site com muito conteúdo e cursos de nutrição. A gama é muito ampla, desde o foco na obesidade, até alimentação saudável, para perder peso, alimentações restritivas, etc. Os preços dos cursos são bem em conta, além de poderem ser acessados livremente. Além disso, você pode conferir alguns gratuitamente.

Certificado Cursos Online

Um site recheado de cursos gratuitos dos mais variados tipos. Aqui você pode achar cursos muito interessantes de nutrição, como o de amamentação (para as mamães) ou de educação alimentar, além de falar sobre obesidade. Se você não está podendo investir muito dinheiro, vale a pena conferir o site. Com certeza agregará bastante conhecimento no seu repertório. O certificado é pago, mas não é obrigatório. Além de acrescentar bastante horas no caso de universitários.

Cursos Online SP

O site disponibiliza cursos de nutrição diversos como o de amamentação, alimentação vegetariana, cuidado e aproveitamento de alimentos, conservação de alimentos, alimentação para suplementação (ganho de massa muscular) e muito mais. Alguns diplomas são gratuitos e outros são pagos, mas todo o conteúdo do site é de graça.

Iped

Também possui diversos cursos gratuitos que podem interessar muitas pessoas, como alimentação de atletas, suplementação de atletas, cursos sobre amamentação materna e alimentação saudável. Alguns cursos podem ser pagos, para isso é necessário assinar o site (você também pode comprar individualmente). Os diplomas também são pagos.

Qual é a melhor opção de curso online de nutrição?

Isso vai depender da sua intenção. Se deseja trabalhar na área como nutricionista, precisará de bacharel, então opte pelo curso em universidades. Caso queira apenas aprimorar seu currículo, principalmente se estiver em uma área relacionada, com certeza os cursos livres são a melhor opção, pois serão mais econômicos, flexíveis e pouparão muito tempo.

Lembre-se de optar por uma instituição de ensino confiável e caso não se adapte ao curso online de nutrição, tente ao menos o semipresencial. Não existe nenhum problema em precisar ter um contato mais direto com professores e com a sala de aula, pois cada pessoa aprende de maneiras diferentes.

Deixe seu Comentário