Cursos

Curso online de Filosofia: veja como e quais fazer

Curso online de Filosofia

Somente pessoas interessadas em lecionar em escolas públicas ou privadas, em centros públicos e privados, têm interesse em curso online de Filosofia, certo? Afinal, em qual outra área alguém com essa formação pode aspirar?

Esse é o entendimento, talvez, da maioria das pessoas que só tem contato com a filosofia, ou que só a percebem, na escola. Mas esse é um pensamento totalmente equivocado. Sim, de fato a carreira acadêmica é a que oferece mais oportunidades a pessoas com tal formação, no entanto, isso não significa que não existam outras áreas que esses profissionais possam trabalhar.

Mas quais áreas seriam? Aprofundaremos o mercado de trabalho do profissional formado em filosofia mais adiante, por ora basta saber que não são apenas pessoas interessadas em fazer carreira como filósofas que procuram curso online de Filosofia.

Por acaso, seriam pessoas atrás de um hobby, de uma ocupação para se distrair, como aposentados? Não, médicos, engenheiros, policiais e profissionais de diversas outras profissões também procuram o curso.

Filosofia trabalha com reflexões sobre a vida, sobre a moral, os costumes o que é certo e errado. É um ofício tão antigo quanto necessário no mundo de hoje com tantas versões, tantas narrativas, tanta complexidade.

Um médico, por exemplo, pode se ver as voltas com uma questão moral, sobre salvar uma vida ou não. Qual o melhor procedimento a fazer? A melhor conduta? Qual decisão é mais ética? A filosofia pode ajudar na tomada de decisão e ajudar a fazer as pessoas se sentirem melhor, aceitar ou não seus atos de forma mais saudável.

É pensando nessas questões que muitos profissionais acabam recorrendo a um curso de filosofia ou contratando diretamente um filósofo para debater essas questões.

Ficou interessado em saber um pouco mais sobre a profissão e de curso online de Filosofia?

Siga na leitura!

Mercado de trabalho do filósofo

Começando pelo mais convencional: a carreira acadêmica, sem dúvida. Se o desejo é se tornar professor do Ensino Médio, o curso a fazer é o de licenciatura. Para ser professor de faculdades e universidades é necessário além do curso básico de formação de filósofo fazer pós-graduação, mestrado e doutorado.

Mas como mencionado, a carreira acadêmica é a escolha mais óbvia, conservadora, previsível. Quais seriam outras possibilidades de trabalho caso tenha interesse em se formar filosofia?

O filósofo pode ser um pesquisador. Produzir diversos artigos e trabalhos científicos para ser publicados em veículos especializados. O registro de conhecimentos, descobertas, com certeza ajudam outras pessoas a explorarem o saber de outras formas.

Sem dúvida uma possibilidade dentro dessa área de pesquisa é trabalhar como escritor e palestrante. O sucesso no mercado editorial sem dúvida contribui para aumentar o prestígio e consequentemente a procura pelo profissional para a realização de palestras e participações em programas de TV, rádio, internet, além de entrevistas a jornais.

Os conhecimentos do filósofo certamente são úteis na área de crítica artística. O filósofo pode analisar livros, filmes, pinturas e diversas formas de arte e ser publicado em grandes veículos de comunicação.

O filósofo ainda pode integrar equipes ministeriais de governos, propor políticas públicas e projetos de lei a partir de sua análise da sociedade onde está inserido.

Filósofos e a tecnologia

Sabia que empresas de tecnologia estão recorrendo com frequência a filósofos? “Mas para qual finalidade?”, provavelmente matuta agora. A lógica é a seguinte: como bem sabe, a tecnologia está ocupando cada vez mais o cotidiano das pessoas. Os serviços estão ficando automatizados, executados por inteligências artificiais, os famosos “robôs”.

Quanto mais serviços executam, mais complexas vão ficando as tarefas que fazem e a expectativa é no futuro não existir mais nada que um robô possa fazer. A ideia é que as máquinas sejam capazes de fazer serviços pesados e de risco para proteger os humanos e, principalmente, baratear processos de produção.

No entanto, muitas dessas tarefas, dada as suas complexidades, necessitam que se faça escolhas que esbarrem no campo da moral, da ética. Máquinas, hoje, não têm condições de fazer escolhas atendendo critérios éticos, simplesmente cumprem com o comando que lhes foi passado, programado.

Com certeza o maior desafio para que as inteligências artificiais atinja novo patamar é o entendimento sobre moral, ética. As empresas de tecnologia estão investindo para se desenvolver sistemas na qual as máquinas possam aprender sobre esses temas intangíveis. Ora, quem melhor que os filósofos para discorrer sobre questões éticas, analisar conduta moral e ensinar os seus fundamentos básicos?

Curso online de Filosofia

Veja a seguir a lista de opções de curso online de Filosofia que separamos para os interessados em investir nessa área. Confira!

Curso online de Filosofia: FGV

A Fundação Getúlio Vargas tem curso online de Filosofia e muito bem avaliado. Ministrado pelos professores Giovânia Costa, Marcelo Guimarães e Joana Tolentino é um curso básico de filosofia de 35 horas dividido em 5 módulos.

O objetivo do curso é analisar a filosofia em sala de aula para auxiliar o professor a decidir sobre os melhores temas filosóficos a se abordar com os seus alunos.

A FGV Online emite certificado de conclusão.

Curso online de Filosofia: Filosofia política

Esse curso online de Filosofia é dirigido por Steven B. Smith, da Universidade de Yale. Sim, é gringo, mas há legendas em português disponíveis. O foco das aulas é introduzir os alunos a filosofia política.

O professor explica os conceitos de democracia, desigualdade, governo usando de exemplos para ilustrar esses conceitos. São 24 aulas em vídeos que podem ser assistidos diretamente em seu canal no Youtube.

Curso online de Filosofia: LearnCafé

O site de curso online da LearnCafé tem 19 cursos online de filosofia ou relacionados. Muitos desses cursos são inteiramente gratuitos e podem ser assistidos quantas vezes o aluno quiser.

Algumas das modalidades disponíveis:

  • História da Filosofia;
  • Temas e teorias da Filosofia;
  • Filosofia e Sociologia;
  • Ética e cidadania;
  • Fundamentos filosóficos da educação.

Todos os cursos da LearnCafé fornecem certificado de conclusão.

Gostou deste conteúdo sobre curso online de Filosofia? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio e sua opinião com certeza são muito importantes para nós. Sem dúvida seu apoio faz a diferença. Veja mais cursos online de diversas áreas de trabalho conferindo mais do conteúdo do CTC Digital.

Deixe seu Comentário