Cursos

Curso online de canto: dicas para você aprender

Curso online de canto

Aprender a cantar é o sonho de muita gente. Todavia, algumas pessoas acabam não procurando um curso online de canto para que o aprendizado realmente funcione. Atualmente, diversos professores podem ser achados sem nenhum problema na internet, embora grande parte do conteúdo acessível seja através de aulas gravadas.

Mesmo assim, isso nunca foi um empecilho, muitas vezes até ajudando as pessoas que não tem tanto tempo disponível, mas não querem deixar de aprender com professores de alta qualidade. Pensando nisso, criamos uma pequena lista que serão extremamente uteis caso você esteja iniciando em um curso de canto. Confira!

Tenha postura

Se você nunca teve aulas de canto, dificilmente terá o costume de ter uma postura correta para essa prática. Atualmente, esse é um dos fundamentos para quem pretende cantar com excelência em apresentações ou gravações. Segundo muitos profissionais, a postura é a parte mais importante na hora do canto, geralmente sendo algo que é aprendido nas primeiras aulas.

Apesar de básico, a postura correta nem sempre é ensinada por instrutores de canto. Todavia, é sempre interessante procurar um curso que realmente mostre com perfeição essa posição, além de mostrar que o profissional se dedicou para fazer a montagem das aulas.

Em questão de produtividade, uma postura errada irá danificar completamente o entendimento de aulas futuras. Em especial, para a prática de exercidos na voz, uma vez que isso impedirá inclusive aplicação de fundamentos do canto como a própria respiração. Nesse caso, você provavelmente irá acabar se decepcionando com o curso, valendo a pena inclusive estudar sobre a postura antes de iniciar os estudos.

Exercite a voz

Além de ter postura correta, o canto também exige um exercício prévio antes de começar uma aula, embora seja necessário somente uma vez por dia. Atualmente, há diversas formas de exercitar a voz para que ela fique ideal para o canto. Como um instrumento, a voz também precisa ser afinada corretamente antes de começar uma aula ou apresentação.

Para isso, muitos cursos acabam dedicando de duas a três aulas curtas para te ensinar esse fundamento tão importante do canto. Em alguns casos, o exercício para a voz é ensinado na aula seguinte a explicação sobre a postura, ambas consideradas pilares por diversos profissionais do meio musical.

Embora o exercício para a voz seja ensinado como base, muitos cantores acabam aprendendo novas técnicas para que essa prática seja mais eficaz. Geralmente, esses aprimoramentos acabam resultando em uma melhora considerável na potência e vida útil da voz. Todavia, esse aspecto tente a variar muito entre pessoas, sendo necessário todo um estudo voltado para uma voz especifica.

Curso online de canto

Evite roupas apertadas

Junto a uma base de conhecimento técnico, também é interessante que você se atente a diversos aspectos que podem atrapalhar na execução de algum exercício ou música. No caso de ensaios e, em especial, nas apresentações, é sempre recomendado que você utilize roupas mais folgadas e leves, assim não gerando desconforto.

Como você já deve percebido, geralmente palcos com apresentações tendem a ser bem quentes comparados ao clima ambiente do resto do local. Essa variação se deve pelo número de luzes que ficam ao redor do cantor ou banda, além de necessitar de um grande esforço físico por parte dos envolvidos. Para evitar isso, roupas mais apertadas quase não são utilizadas, assim evitando que o desempenho do evento seja afetado.

Treinar

Apesar de uma dica extremamente simples, muitas pessoas acabam não colocando em prática o aprendizado adquirido com o curso online de canto. Nesses casos, o aluno dificilmente encontrará um resultado que realmente seja agradável, apesar de ainda ter o conhecimento técnico.

Por outro lado, é possível organizar seus treinamentos em quase qualquer lugar, especialmente por precisar somente de um ambiente silencioso. Como já foi dito, a voz de cada pessoa é única, assim sendo necessário que o aluno tenha a curiosidade de entender como seu corpo age durante o canto.

Além desses detalhes, é sempre bom ressaltar que a prática frequente gera diversos benéficos para quem busca melhoras evidentes. No caso da voz, ela ganhará maior durabilidade e potência, permitindo que você tenha total capacitada de passar muito tempo cantando sem tanto desgaste.d

Não estude tanto

Treinar com certeza é algo muito importante para a sua evolução. Todavia, estudar muito, principalmente no caso do canto, pode ser prejudicial. Como já foi explicado, a execução de uma apresentação musical requer um grande esforço físico. Em especial, do diafragma, uma das partes mais utilizadas para o canto.

Além disso, caso o esforço intenso seja frequente, o artista pode acabar deteriorando a voz, assim impedindo que ele consiga alcançar notas mais elevadas e, consequentemente, na evolução musical. Por outro lado, nem sempre isso será um problema caso você tenha pleno conhecimento da base ensinada no curso online de canto.

Em muitos casos, algumas pessoas acabam querendo aprender muito conteúdo em pouco tempo, gerando até uma boa melhora nos primeiros dias. No entanto, isso tem um limite para o aluno. Inicialmente, é recomendado que você pratique até uma hora por dia, sempre tendo pausas e aquecendo a voz antes do estudo.

Beba água

Ainda nas dicas sobre cuidados da voz, temos a hidratação. Segundo muitos especialistas, a ingestão de água é algo essencial para quem busca aprender a canto. Em especial, os que levam a voz como principal ferramente de trabalho. Atualmente, é recomendado que uma pessoa faça beba de dois a três litros de água todo dia.

Para que a hidratação seja eficaz, essa quantidade deve seja divida em pequenas quantidades, assim evitando que ela fique ressecada em algum período. Por outro lado, é sempre bom exceder um pouco a quantidade média, especialmente caso você more em regiões de clima seco, como no nordeste brasileiro.

Descanse e repouse a voz

Indo para a dica final, temos o próprio descanso da voz. Como já foi explicado, o aquecimento para o canto é algo muito utilizado por profissionais. No entanto, principalmente para aproveitar bem o curso online de canto, é interessante que você também aprenda nos primeiros dias sobre como desaquecer a voz, algo simples que é essencial para uma boa saúde vocal.

Deixe seu Comentário