Cursos

Curso online de arquivologia: 4 opções

Curso online de arquivologia

Você tem a organização como uma de suas características principais? Você costuma cuidar e preservar documentos e demais instrumentos que possam, futuramente, serem consultados como uma fonte de informação? Então talvez você goste de ser apresentado ao curso online de arquivologia. Nunca ouviu falar desse curso? Sem problema!

Nesse artigo, você aprenderá tudo que envolve a graduação, conhecendo opções de curso online de arquivologia, sendo introduzido ao mercado de trabalho e a atuação de um arquivista. Ficou curioso para saber mais sobre essa profissão tão importante para a sociedade? Continue lendo e fique por dentro de todas as informações!

O que é arquivologia?

Em linhas gerais, a arquivologia consiste em curso que tem como princípio básico estudar as técnicas, princípios e funções para guardar, organizar, conservar e arquivar documentos de maneira ordenada e facilmente acessível.

Além disso, os profissionais, chamados de arquivistas, são igualmente encarregados por restaurar objetos, documentos, CDs, DVDs, dentre outros. Por isso, as qualidades principais para ingressar em um curso online de arquivologia é ser uma pessoa paciente, que preza pela de ordem e organização.

Quer saber mais detalhes sobre o curso online de arquivologia? Abaixo, nós fornecemos todas as informações pertinentes aos aspirantes a arquivistas, tais como:

  • Grade curricular;
  • Duração do curso;
  • Funções;
  • Atuação profissional;
  • Mercado de trabalho;
  • Principais cursos online de arquivologia;

Acompanhe para mais informações!

Visão geral do curso online de arquivologia

O curso de arquivologia é responsável pela formação de profissionais capacitados a lidar com arquivos e documentos. Assim, implementando e planejando o acesso, a preservação, a organização e a identificação dos papéis e demais instrumentos. Em geral, o curso para capacitar arquivistas é oferecido na modalidade de bacharelado, tendo, portanto, uma duração média de quatro anos. Quando falamos do curso online de arquivologia, no entanto, o número de horas pode variar, bem como a maneira de conduzir e lecionar as matérias pertencentes.

Convencionalmente, existem algumas atividades padrões que devem ser cumpridas pelos cursistas, tais como o trabalho para a conclusão do curso e o estágio de praxe. Essas especificações, entretanto, podem ser relativizadas a depender do curso de arquivologia ofertado online.

Em todos os casos, o curso de formação de arquivistas integra a área de gestão. Isto é, o graduado – e futuro profissional arquivista – é encarregado pelo cumprimento de atividades que abrangem a administração de arquivos, estejam eles presentes em um ambiente físico ou em um ambiente virtual. Assim, é esperado que um futuro arquivologista domine uma série de áreas atuais da tecnologia, além de apresentar flexibilidade e capacidade de organização e planejamento.

Curso online de arquivologia

Atuação de um arquivologista

Ao término do curso, o especialista em arquivologia estará capacitado para trabalhar com os mais variados suportes hoje disponíveis. Como, por exemplo, bancos de dados digitais, disquetes, DVDs, CDs, microfilmes, filmes, fotografias, papéis, entre outros.

No que diz respeito ao mercado de trabalho reservado à área, pode-se dizer que ele é bastante vasto para os futuros profissionais arquivistas. Afinal de contas, os especialistas poderão trabalhar em autarquias de governos federais, estaduais e municipais. Ou seja, locais onde são disponibilizados documentos para o acesso público de pesquisadores e da população em geral.

O mercado de trabalho para os arquivologistas também abarca os setores privados. Ou seja, os profissionais na área poderão atuar gerindo os arquivos de universidades, escritórios, hospitais, escolas, museus, entre outras instituições similares.

Qual a diferença entre o curso online de arquivologia e o de biblioteconomia?

Alguns podem estar se perguntando quais são as diferenças do curso de biblioteconomia para o curso de arquivologia. Em suma, a diferença primordial entre os cursos é que, no caso da biblioteconomia, é proposto o seguimento de um padrão internacional. Esse, por sua vez, é voltado para a organização de teses, revistas, livros e acervos de modo geral. O curso online de arquivologia, por outro lado, tem como orientação de segmento a necessidade particular de seu usuário. Em outras palavras, a organização é adaptativa, variando conforme as exigências do contratante.

Grade curricular de Arquivologia

Curioso para a grade curricular desse curso cada vez mais importante socialmente? Em suma, as disciplinas de arquivologia são formadas por conteúdos tanto práticos quanto teóricos. De fato, a grade pode variar de curso online para curso online, mas a maioria tende a seguir um padrão inclusivo e completo. Por exemplo, algumas das disciplinas de arquivologia mais comuns para os cursistas são:

  • Introdução à Arquivologia
  • Introdução à Ciência da Informação
  • Expressão Escrita e Oral
  • Metodologia Científica
  • Introdução à Sociologia
  • Metodologia de Pesquisa Arquivista
  • Armazenamento de Documentos
  • Tecnologia de Reprodução
  • Gestão de Informação

Outras grades curriculares podem compreender as matérias a seguir:

  • Cultura e Informação
  • Introdução à Informática
  • História da Arquivologia
  • História da Administração

As matérias destinadas a capacitar o futuro arquivista, por sua vez, tendem a incluir as seguintes:

  • Técnicas de higienização
  • Paleografia
  • Legislação arquivista e Política
  • Gestão de Documentos da Arquivologia
  • Gestão de Documentos Digitais da Arquivologia

Curso online de arquivologia

Ficou interessado pelo que envolve a formação e atividade dos acadêmicos e futuros especialistas em arquivologia? Nós separamos quatro opções de curso online de arquivologia para você conferir e, quem sabe, se matricular! Através deles, você garante seu certificado e pode atuar no mercado arquivista. Para saber mais sobre cada um deles, basta clicar nos links fornecidos e se informar sobre suas próprias condições, como duração e grade curricular. Confira tudo que você precisa a seguir!

Mercado de trabalho

Após a finalização do curso online de arquivologia, o especialista estará capacitado para ingressar no mercado de trabalho. Sem dúvida, essa é uma área em atual ascensão. Afinal de contas, os serviços prestados pelos arquivologistas são cada vez mais necessários. Por isso, o profissional tem a chance de trabalhar em uma série de organizações, privadas ou públicas, lidando e organizando documentos.

Além disso, o arquivista pode trabalhar prevenindo a deterioração de arquivos e documentos (como, por exemplo, fotografias), conversando e restaurando-os. Em última análise, ainda há a possibilidade de prestar consultoria, orientando empresas privadas a organizar, manusear, manter e consultar seus documentos.

Deixe seu Comentário