Cursos

Curso online de aromaterapia: conheça os principais

Curso online de aromaterapia

Sem dúvida, você já deve ter ouvido falar de aromaterapia e curso online de aromaterapia. O que você talvez não tenha ouvido falar é bem dessa prática e aprendizado. Afinal de contas, esse modo alternativo de terapia é pouco difundido entre os brasileiros, onde muitos ainda consideram a atividade como um charlatanismo esotérico e sem fundo comprovado.

Esse, de fato, é um pré conceito equivocado e que não condiz com a realidade do curso online de aromaterapia e da atividade em si. Afinal de contas, a prática é considerada pela ABMC (sigla para Associação Brasileira de Medicina Complementar, um tratamento de propriedades curativas que usa o olfato e os benefícios de óleos essenciais.

O nome dessa prática terapêutica alternativa já nos dá uma pista sobre sua função e efeito. Etimologicamente falando, a palavra “aromaterapia” faz alusão à uma cura alcançada pelo aroma. Assim, a aromaterapia é classificada como uma medicina alternativa, natural, curativa e também preventiva.

E se você acha que essa é uma invenção recente, saiba que a descoberta das propriedades curativas dos aromas é mais antiga do que você imagina. Conheça a seguir um pouco mais sobre a origem do exercício dessa medicina natural e do que é repassado através do curso online de aromaterapia!

Origem da aromaterapia

Em suma, pode-se dizer que a aromaterapia está presente entre a humanidade desde a antiguidade do mundo. Afinal, praticamente todas as civilizações antigas – como, por exemplo, Roma, Grécia, índia, China e Egito – se beneficiaram do uso de perfumes, incensos e óleos. De fato, essências eram usadas na antiguidade tanto no âmbito cosmético quanto em sessões e rituais que visavam curas espirituais.

Apesar de sua origem remota, essa medicina alternativa só ganhou destaque no século vinte, onde a aromaterapia foi estruturada medicinalmente. A partir de então, foram mapeadas as diversas finalidades medicinais dos óleos essenciais, o que deu permissão para que a aromaterapia progredisse como um sistema e atividade terapêutica.

O termo, por sua vez, foi cunhado por um químico de origem francesa chamado René Gattefossé. A prática foi batizada de “aromathérapie” após o químico observar o poder de cura que o óleo de lavanda atuava em queimaduras. Após René oficializar a prática, ela ganhou um papel próprio, sendo separada da atividade fitoterapêutica.

De fato, a aromaterapia também promove o uso das capacidades curativas das plantas. Os óleos essenciais utilizados pelos aromaterapeutas são inteiramente puros, de origens botânicas conhecidas, com composições químicas completas, de acordo com a produção na natureza. Ou seja, eles não usam partes da planta ou a planta completa, mas sim suas propriedades.

Curso online de aromaterapia

O que são óleos essenciais?

Os óleos essenciais mencionados acima são substâncias excepcionalmente concentradas e voláteis, que contam com princípios ativos que variam conforme sua fórmula e composição química. A depender da planta usada, o óleo apresentará uma diversidade de densidades, cores e aromas.

Como os óleos essenciais são usados?

A aplicação dos óleos essenciais pode ser feita diluindo sobre a pele por meio de um veículo carreador, bem como por intermédio de inalação, gel, loção, creme, massagem. Além disso, também pode ser simplesmente aplicado puro.

O procedimento escolhido dependerá do modo como o uso promoverá efeitos emocionais,  mentais e físicos, provocando alterações na concentração, no estado de ânimo, nos batimentos cardíacos, na respiração, entre outros.

Agora que você compreendeu do que se trata a aromaterapia, talvez esteja interessado em conhecer essa medicina alternativa e milenar. A seguir, abordaremos mais sobre o curso online de aromaterapia, apresentando os principais para aqueles que desejam se matricular e aprender mais sobre essa prática curativa. Confira!

O que é curso online de aromaterapia?

Como aprendido acima, o curso online de aromaterapia se concentra em uma área da fitoterapia que consiste na utilização dos efeitos aromáticos de óleos de essenciais para processos de cura e prevenção de doenças. Ou seja, o curso se concentra em uma ciência que estuda, explora e aplica propriedades botânicas para beneficiar medicinalmente a humanidade.

Em suma, o óleo essencial é extraído de uma planta aromática para em seguida ser isoladamente aplicado ou combinado com demais aromas, tudo a depender do indivíduo e da sua condição de saúde. Como na medicina tradicional, essa medicina alternativa e natural requer propriedades distintas, que variam de acordo com as enfermidades apresentadas.

Para quem o curso é recomendado?

O objetivo do curso online de aromaterapia é ensinar aos alunos métodos terapêuticos e aromáticos que visam o bem estar total, integrando emocional, mental e físico. Em suma, é um curso voltado para pessoas que procuram alternativas naturais para cuidar da saúde, aprendendo modos seguros e eficazes de usar óleos através da olfação. Além disso, é amplamente recomendado como um curso complementar para terapeutas e profissionais da área da saúde ou do ramo da estética.

O que é ensinado no curso online de aromaterapia?

Em linhas gerais, o curso online de aromaterapia tende a abordar:

  • Propriedades e princípios individuais de cada óleo;
  • Modos de extração,
  • As naturais vibrações dos óleos essenciais;
  • Formas de usar;
  • Contraindicações;
  • Cuidados;
  • Veículos carreadores;
  • Entre outros.

Para compreender melhor o que cada curso oferece aos seus alunos, preparamos uma lista com os três principais cursos online de aromaterapia. Confira abaixo!

Principais cursos online de aromaterapia

Programa Pele de Pétalas (https://semanadaaromaterapia.com/lista-de-espera/)

O Programa Pele de Pétalas é tão popular, aprovado e recomendado por alunos que atualmente conta com uma lista de espera. Para ingressar, é preciso se inscrever e esperar por uma vaga. Sem dúvida, vale a pena para quem quer aprender mais sobre essa medicina alternativa. Afinal, o programa oferta exercícios práticos, apostilas, vídeo aulas e acompanhamento para seus alunos.

Saúde Aroma (https://ekanta.net/saude-aroma)

O Saúde Aroma é um curso online diferenciado pois se baseia nas medicinas ayurveda e chinesa, as mais antigas do mundo. Além disso, o curso não trata apenas de enfermidades físicas, como de traumas, sofrimentos e vivências emocionais processadas negativamente.

Além disso, ensina os alunos a prepararem produtos cosméticos e terapêuticos para garantirem uma renda adicional.

Conaroma (https://conaroma.com.br/formacao/)

O Conaroma tem uma abordagem bastante acadêmica, introduzindo os alunos à história, fisiologia e anatomia vegetal. Ou seja, esse curso online de aromaterapia é mais voltado a estruturalizar a prática, compreendendo melhor os compostos aromáticos e o que envolve sua produção. É, sem dúvida, um curso muito completo, com diversas disciplinas e finalidades.

Deixe seu Comentário