Cursos

Curso online de Ableton: 6 boas dicas para você aprender

Curso online de Ableton

Nos últimos anos muitas pessoas vêm procurando por novas formas de aprender sobre produção musical. Em especial, buscando um curso online de Ableton, uma ferramenta muito utilizada por profissionais da área. No entanto, alguns indivíduos acabam não sabendo como aproveitar direito o curso que na maioria da vez custa um valor monetário bem elevado.

Pensando em te ajudar nisso, iremos citar algumas dicas que com certeza serão úteis caso você pretenda focar ou simplesmente entender o básico desse programa tão conhecido. Confira!

Evite distrações em seu curso online de Ableton

Começando pela base, temos sempre que preparar o local ideal para que o estudo realmente funcione e seja eficaz. Para isso, não podemos ignorar que as distrações sempre estarão presentes no ambiente, embora elas possam ser minimizadas de modo a evitar que elas venham a atrapalhar seu estudo.

Dentre eles, podemos citar os barulhos externos que acabam incomodando, apesar de nem sempre percebemos isso em situações de lazer. No entanto, temos que lembrar que essa questão é bastante opcional, principalmente visto que muitas pessoas se sentem mais confortáveis para aprender quando estão ouvindo música ou podcast.

Apesar disso ser algo bem comum, é recomendado um certa moderação no volume dessa mídia. Segundo muitos especialistas, a música é relaxante até o certo ponto para o comportamento humano. Todavia, nos casos de volume elevado, isso pode ser prejudicial para o estudo, uma vez que seus batimentos cardíacos tendem a acompanham o ritmo da música.

Além disso, nem sempre o método consumir mais de conteúdo é ideal para quem busca ser eficaz nesses momentos. Nos audiolivros e podcast, por exemplo, eles podem apresentar muitas informações ao mesmo tempo, geralmente sendo prejudicial e impedindo que uma tarefa simples de estudo leve bem mais tempo.

Desligue o celular

Atualmente, o grande responsável pela falta de concentração são os celulares, quase sempre estando no nosso bolso ou em cima da mesa. Para evitar que ele incomode, é sempre interessante que esse dispositivo esteja no modo avião durante o momento de estudo, embora algumas pessoas realmente não possam fazer isso por questões pessoais.

Se essa é a sua situação, é recomendado pelo menos que o aparelho esteja no silencioso, desse modo evitando parte das distrações. Em especial, as redes sociais. Geralmente, as notificações que ficam expostas nesses aplicativos atrapalham muito o seu estudo e, consequentemente, na sua produtividade.

Curso online de Ableton

Feche programas desnecessários

Além dos celulares, outros aparelhos acabam atrapalhando diretamente no seu rendimento. No caso de um curso online, isso pode ser encontrado ainda no seu computador através dos próprios programas. Hoje em dia, é muito comum que as pessoas utilizem diversas páginas abertas em seus navegadores, muitas vezes até fazendo com que o usuário se esqueça quais abas realmente são utilizadas.

Nessas situações, você poderá fechar a maioria delas, assim permitindo que apenas um ou duas páginas ocupem a sua tela. É importante ressaltar que muitas vezes o número de páginas acaba pesando diretamente no desempenho do seu computador. Em especial, visto que Ableton está aberto grande parte do tempo, assim atrapalhando na sua produtividade.

Atualmente, o Ableton exige uma parte considerável do seu processamento, embora os computadores mais novos consigam executar o programa sem grandes problemas. Por outro lado, vemos os navegadores consumindo um componente específico para funcionar chamada memória RAM, essencial para o funcionamento correto do Ableton.

Comece pelo básico

Agora que está tudo certo para começar seus estudos, temos que entender o que é interessante ser estudado. Atualmente, achar um curso online de Ableton é algo extremamente fácil, podendo abranger diversos níveis de conhecimento. Por outro lado, muitas pessoas acabam se antecipando de mais em questão de conteúdo, já interagindo com ferramentas mais avançadas ainda no início do processo.

Para evitar que isso aconteça, o ideal é que você procure um curso online de Ableton que ensine muito bem a base do programa antes de entrar em processos mais completos. No YouTube, por exemplo, você encontra diversos conteúdos que podem ser muito interessantes para esse início.

Como você já deve saber, o YouTube é uma plataforma totalmente gratuita, grande vantagem para quem não quer começando investir um valor monetário já nos seus primeiros passos. Todavia, caso você tenha disponibilidade financeira, plataformas como o Udemy supriram a sua necessidade inicial com maior rapidez, dificilmente te limitando em algum aspecto da jornada de aprendizado.

Invista em você

Como já foi visto, o investimento monetário sempre é bem-vindo para aprender sobre um conteúdo novo. Para um curso online de Ableton, isso pode render um grande conhecimento e te ajudar a organizar melhor suas ideais. Em especial, por esse conteúdo pago contar com diversas vantagens para quem a compra, quase sempre contando com um suporte diretamente com o produtor da videoaula.

Apesar disso ser bem recomendado, o fator monetário pode entrar somente futuramente, sendo mais necessário caso você já tenha muita experiência no ramo de produção de conteúdo musical. Todavia, não é somente de investimento financeiro que um curso online de Ableton requer, muitas vezes sendo necessário um bom tempo disponível para estudar.

Atualmente, o investir um tempo para seu aprendizado é uma das tarefas mais difíceis, quase sempre necessitando que você deixe de fazer outras coisas da sua agenda. Para isso, é sempre bom ter tudo anotado, além de criar um cronograma de estudos que realmente forneça um melhor produtividade e não atrapalhe sua rotina.

Aprenda um novo idioma

Indo para uma dica mais voltada para o profissional, temos o aprendizado de um nome idioma. Atualmente, muitos produtores musicais com vasta experiência buscam aprender novas técnicas em cursos em outras línguas. Geralmente, esses profissionais acabam estudando o idioma inglês. Vale lembrar que devido ser a língua mais falada no ocidente, ela acaba gerando muito conteúdo. Em especial, voltados para a área de computação.

Por esse motivo, temos que ressaltar essa dica para quem pretende investir muito em um renovado curso online de Ableton futuramente. Por outro lado, caso você já tenha um conhecimento intermediário da língua inglesa e esteja começando a aprender sobre produção musical, talvez um professor nesse idioma seja o mais recomendado, embora os preços sejam mais elevados.

Deixe seu Comentário