Cursos de Tecnologia

Curso online de fibra ótica: veja os melhores

Curso online de fibra ótica

A fibra ótica se apresenta em forma de um fio que é extremamente maleável e estreito. Também contém na sua composição vidro puro, plástico e demais isolantes elétricos para garantir a alta resistência às correntes elétricas. Essa tecnologia vem se espalhando com uma agilidade assustadora, substituindo em grande escala a Internet tradicional, inovando nos exames médicos e auxiliando nas cirurgias para problemas visuais. Como é um mercado que está em constante expansão, muitos profissionais da área buscam aprimorar seus conhecimentos, assim como muitos iniciantes buscam ingressar na carreira. Acompanhe o artigo e escolha qual o melhor curso online de fibra ótica.

Funcionamento da fibra ótica

Provavelmente, muitas pessoas já tiveram uma introdução adiantada sobre o funcionamento da fibra ótica lá no Ensino Médio, mas não lembram. A Fibra ótica atua dentro do conceito da física que se chama Refração da Luz. Como a física é uma área que muitas pessoas têm dificuldade em entender, o exemplo mais fácil é o seguinte:

Se você mergulhar na água junto com uma lanterna acesa que esteja mirando na superfície, de forma um pouco inclinada para que ela não fique reta, é possível notar que a luz vai seguir uma determinada direção dentro da água que é diferente do que ela segue fora dela. Quando voltamos à superfície, podemos notar que a lanterna sofrerá um desvio e isso acontece pois os dois ambientes contém refrações diferentes.

Porém, a refração possui um ângulo limite para que seja possível notá-la em ação. Se a luz da lanterna for lançada em determinado sentido diferente desse ângulo, ela não conseguirá ultrapassar a superfície e voltará a se refletir dentro da água. Esse tipo de acontecimento é chamado de reflexão total.

Dentro da fibra ótima, é exatamente isso que acontece. A luz que há dentro dela fica percorrendo de uma extremidade à outra, refletindo-se sem parar nas paredes internas.

Tipos de tecnologias aprendidas no curso online de fibra ótica

Os tipos de fibras óticas são vários e mudam conforte a fonte luminosa usada e também mediante a quantidade de sinais que poderão ser emitidos dentro da fibra. Os tipos mais conhecidos e comuns, são:

Monomodo

O nome mesmo já diz: a propagação é feita de um único modo. A fibra apresenta um núcleo pequeno, isso significa que está permitida a transmissão de sinais a grande distância. A fibra monomodo possui, sim, uma qualidade superior, porém, a sua fabricação é mais cara e o manuseio mais complicado.

Multimodo

A multimodo é o tipo de fibra mais utilizada nas situações em que é necessário a conexão a curta distância. Isso significa que a sua capacidade de fibra é um pouco inferior quando comparada com as outras, o seu sinal é menor e pode causar perda das informações conforme a distância for aumentando.

Curso online de fibra ótica

Muitas vezes, as pessoas possuem interesse em se aprofundar em um novo assunto através de cursos e ensinos. Porém, como na maioria dos casos a semana é extremamente corrida e há grandes possibilidades de o custo ser muito maior, existe a possibilidade de realizar o curso online de fibra ótica. As instituições mais populares para esse fim, são:

Curso online de fibra ótica

Instituto Monitor

Esse curso é profissionalizante e possui a didática completa, prepara o aluno para um novo mercado de trabalho e oferece as ferramentas para participar de futuros projetos, instalações e mantimento das redes de telecomunicações. Incluir certificado de conclusão válido.

EAD CCNA

O curso da CCNA é modalidade EAD e conta com carga horária de 40 horas para o módulo de fibra ótica e 40 horas para o módulo de redes, além de incluir certificado válido em todo Brasil. O curso é uma ótima opção para quem procura conhecimentos sólidos sobre Fibra Ótica e suas aplicações na telecomunicação. O Curso também apresenta projetos reais para que o aluno tenha melhor noção de como funciona na prática.

Os cursos online disponibilizam diversos benefícios para as pessoas que procuram cursar. Um deles é a redução de gastos com transporte e deslocamento, afinal, em um curso presencial é extremamente importante que o aluno compareça em todas as aulas para que o seu conhecimento não fique incompleto.

Outra vantagem da modalidade EAD, é a liberdade que o estudo proporciona. É possível que o aluno estude em qualquer lugar e a qualquer hora.

Benefícios da fibra ótica

Essa modalidade de fio tem tido grande sucesso na substituição dos fios de cobre, principalmente no segmento das telecomunicações. Como não sofrem interferência eletromagnética, a perda de informações que pode ocorrer não é tão relevante.

A segurança também é um grande ponto positivo para quem procura usar a fibra ótica. Ela dificulta bastante os desvios de sinais e são consideradas um dos meios mais seguros para transportar dados. Isso é ótimo para todas as pessoas que procuram um alto nível de privacidade para os conteúdos que acessam.

Como já vimos, a matéria mais comum para a criação das fibras, é o vidro que é produzido da sílica, que vem especialmente do quartzo. Esse é um dos minerais que estão presentes em maior abundância, o que faz com que o custo seja relativamente baixo e que isso também não interfira de forma maligna no meio ambiente.

A energia que a fibra ótica consome também é baixíssima, isso porque a fibra ótica é um sistema muito mais autônomo e não tem a necessidade de muitos equipamentos trabalhando junto a ela.

Considerações finais

É muito importante que os profissionais desse segmento estejam sempre atualizados e cientes dos avanços tecnológicos que surgem a cada dia. Dessa forma, é provável se manter no mercado de trabalho ou conseguir uma recolocação profissional.

Para as pessoas que visam ingressar na carreira, o mercado de trabalho é vasto e possibilita a atuação em diversas áreas, seja dentro de alguma empresa ou como autônomo. Justamente por isso, o curso online de fibra ótica, possibilita um ótimo início e uma introdução eficaz no assunto e, com o passar do tempo, o profissional pode optar por adquirir outras especializações na área para prestar um atendimento mais completo.

Deixe seu Comentário