Cursos de Música

Curso online de baixo: veja 3 opções

Curso online de baixo

Se música é a sua vida, é o seu hobby preferido e adoraria tocar um instrumento com certeza este post de curso online de baixo vai ser de grande ajuda. Porque vamos não só indicar cursos online para aprender a tocar o instrumento como vamos explicar o que é um baixo, para que serve e quais as diferenças em relação a uma guitarra e a um contrabaixo.

Essas informações certamente são importantes se pensa em aprender a toca o instrumento, pois é recomendável que saiba muito bem as características do que pretende se especializar para não gerar a expectativa errada em relação aos resultados.

De lambuja, além dos melhores cursos online de baixo e de todas essas informações sobre o instrumento, também faremos uma breve lista dos modelos de baixos mais populares.

Se a música corre nas suas veias, sua cabeça borbulha com possibilidades musicais ou simplesmente quer fazer bonito perante a galera colaborando para os amigos tocar aquela música maneira, você não pode deixar de ler os tópicos abaixo.

Saiba mais sobre curso online de baixo a seguir.

Prossiga na leitura!

O que é baixo?

Baixo obviamente é um instrumento musical. O modelo convencional conta com 4 cordas, mas há variações de 5 e 6 cordas, por isso acabam sendo confundidos com guitarras. O som do baixo é caracteristicamente grave. O nome é uma referência a voz grave e potente na música clássica na qual é classificada como baixo, em contraposição a contralto, equivalente a voz feminina com as mesmas características.

A função do baixo é equilibrar o ritmo das músicas, ser, principalmente, um elo entre os sons dos instrumentos melódicos e de percussão.

Qual a diferença de baixo e contrabaixo?

Seguindo com este post de curso online de baixo, a pergunta que muitos se fazem ou só agora se dão conta: qual a diferença entre baixo e contrabaixo?

Muitos pensam que um se trata do contrabaixo elétrico, instrumento muito usado em rock e pop, e o outro seja contrabaixo acústico, usado em jazz e músicas clássicas. De fato, existem diferenças entre um e outro, no entanto, para distingui-los já existem essas próprias denominações: elétrico e acústico.

Na verdade, não há diferença. Não se cai em erro chamar o instrumento de contrabaixo ou baixo, pois todos os músicos vão entender do que se fala. Os termos aludem a fonte de inspiração para batizo do instrumento: a classificação de vozes na música clássica.

Como já exposto acima, o baixo é referência à voz masculina grave e potente na música clássica. O equivalente dessa voz é o contralto, a versão feminina. Ora, se o som é grave e gerado por um instrumento, certamente ele pode ser tanto masculino como feminino, ou “andrógino”, por isso muitos veem mais sentindo usar a junção de contralto e baixo, “contrabaixo”, para se referir ao instrumento. Mas não é uma regra.

Curso online de baixo

Diferença de baixo com guitarra

Dando prosseguimento a este post sobre curso online de baixo, e qual seria a diferença entre baixo e guitarra?

Vimos que não há nenhuma em relação a baixo e contrabaixo, mas o mesmo não se aplica ao se comparar com a guitarra.

Sem dúvida uma das principais diferenças é na quantidade de cordas: baixo tem 4 cordas e guitarra tem 6, porém há baixos com 5 e 6 cordas. Para diferencia-las se deve ficar atento ao som que produzem.

As cordas do baixo correspondem a afinação das 4 últimas cordas da guitarra, mas com a diferença de serem afinadas uma oitava abaixo. Isso significa, portanto, que são mais graves do que o som da guitarra.

Isso vale tanto para o baixo de 5 cordas como o de 6 cordas. Este último tem uma diferença que é a de ter uma corda mais aguda em Dó e uma mais grave em Si.

Modelos de baixo

Dando prosseguimento ao post de curso online de baixo, segue uma rápida lista de modelos populares do instrumento.

  • Dimension: Baixo lançado pela Squier, ligada a Fender, marca que sem dúvida serve de iniciação para muitos músicos. Esse modelo tem corpo confortável, ótima tocabilidade e captador com alto ganho;
  • Jaguar Bass: Esse modelo conta com um corpo anatômico, une em seu design boa pegada e conforto. Os captadores do instrumento têm controle de volume, permitindo uma grande variedade de texturas e sonoridades.

Curso online de baixo

Quais são os tipos de curso online de baixo disponíveis? Abaixo, fizemos uma seleção dos cursos mais acessíveis e de boa didática.

Confira!

Curso online de baixo: Music Dot

Certamente uma das maiores plataformas de curso online para aprender a tocar instrumentos musicais. No caso do curso online de baixo, a Music Dot ministra 41 atividades distribuídas em 6 aulas. O cronograma das aulas é o seguinte:

  • Primeira: As cordas soltas;
  • Segunda aula 2: As casas, os dedos e algumas notas;
  • Terceira 3: Conhecendo melhor o braço do baixo;
  • Quarta 4: Tocando com cifra;
  • Quinta 5: O primeiro Groove;
  • Sexta 6: Oitavando as notas.

O curso usa algumas músicas como base para os alunos aprenderem a tocar o instrumento. Algumas das músicas:

  • Back in Black;
  • Seu amor é demais;
  • Aba;
  • Clocks.

Acesso ao curso.

Curso online de baixo: Academia do Contrabaixo

Escola de contrabaixo online, onde o aluno que se cadastrar com login e senha terá acesso a todo o conteúdo disponível online no site. Há vários cursos de instrumentos e estilos, inclusive algumas modalidades gratuitas.

O curso online de baixo é voltado para o modelo acústico. Há 3 trocas de vídeo com o professor sobre as aulas, mediante cadastro Youtube ou Vimeo, entrevista por Skype ou WhatsApp, acesso a grupos de discussão e certificação de participação e de conclusão.

As aulas abrangem posição de mãos, posições adjacentes, escalas na mesma corda entre outros assuntos. São dez aulas no total.

Acesso ao curso.

Curso online de baixo: Avançando na música

Esse curso online de baixo tem módulos básicos voltados tanto para iniciantes como para níveis avançados. O curso se divide em 9 módulos e pode ser feito totalmente online sem precisar sair de casa.

Acesso ao curso.

Gostou deste conteúdo sobre curso online de baixo? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós. Faz toda a diferença. Leia mais postagens relacionadas acessando o nosso conteúdo.

Deixe seu Comentário