Cursos

Curso online x curso presencial: qual o melhor?

Curso online x curso presencial

Com o passar dos anos, diversos métodos de ensino foram testados e adotados pela sociedade. Atualmente, a principal discussão é sobre curso online x curso presencial. Apesar de ambas serem bem conhecidas, muitos especialistas ainda discutem qual delas é a melhor para o meio acadêmico.

No entanto, nem sempre essa discussão leva a uma resposta exata para todos os públicos. Em especial, visto que hoje há milhares de áreas do conhecimento que funcionam muito bem nos dois modelos. Geralmente, vemos mais áreas de cursos livres se aproveitando dessa vantagem.

Na pintura, por exemplo, a diversos professores que preferem ensinar no modelo online para que seja confortável ao lecionar. Desse modo, sendo um curso livre que pode ser feito sem grandes preocupações, principalmente visto que normalmente os alunos possuem o material necessario para o estudo em casa.

Por outro lado, aulas voltadas para a saúde podem sentir alguns efeitos negativos do modelo online, visto que os equipamentos dificilmente estarão a disposição do aluno. Na maioria desses casos, os professores acabam tendo que demostrar apenas na forma teórica, algo que pode prejudicar o aluno.

Como visto, existem dois lados dessa situação. Mesmo assim, ainda é possível encontrar diversas vantagens em cada um dos modelos. Veja mais sobre cada um deles logo abaixo.

Curso online

Um curso online ou EaD – Ensino a Distância – consiste em um modelo onde não há necessidade do aluno frequentar uma instituição física. Nesse caso, ele receberá o conteúdo, na teoria, com a mesma qualidade que um curso presencial. Além disso, como já foi citado, não são todos os cursos que apresentam a mesma qualidade. Em especial, no caso das áreas que precisam da parte prática.

Hoje, principalmente devido os avanços tecnológicos, um curso online pode ser a melhor opção para muitas pessoas. No entanto, não é possível dizer que ele é perfeito, inclusive sendo apontado como um modelo desastroso e incompleto por muitas pessoas. Em alguns casos, até sendo rotulado com um método desnecessário.

Apesar disso, ele apresenta diversas vantagens. Dentre elas, o fácil acesso. Como todos sabem, um curso presencial exigi muito tempo de todos os seus alunos e professores. Por isso, muitas pessoas acabam optando por um modelo EaD, assim permitindo atingir mais indivíduos que tenham interesse no curso.

Já em questão de custo, vemos outra grande vantagem para o modelo online. Nele, é possível encontrar uma diminuição considerável do preço na totalidade. Em especial, quando vemos os custos que o aluno terá com transporte e alimentação, caso ele more muito longe da escola.

Atualmente, estima-se que um curso online, sem contar com valores extras, sejam cerca de 30 por cento mais acessíveis que os presenciais. Geralmente, muitas universidades até promovem que o aluno escolha esse modelo, assim abaixando o custo que a escola teria com local presencial para as aulas.

Vale a pena?

Bem, mesmo com diversas vantagens isso ainda varia muito do seu caso. Se você mora muito longe de uma escola presencial, ou simplesmente não gosta de se locomover diversas vezes durante a semana, essa é com certeza a melhor opção. Todavia, é sempre interessante que você fique atenta sobre o curso.

Em alguns casos, a escolha de uma formação online pode exigir que você fique muito limitado em questões mais práticas, normalmente sendo mais comum em áreas que necessitam de um laboratório, por exemplo.

Curso online x curso presencial

Curso presencial

Indo para o lado mais tradicional, temos o curso presencial. Nele, diferente do anterior, você já sentirá muita diferença em questão de aprendizado. Devido ser um modelo antigo, ele apresenta métodos de ensino que já estão bem adaptados para diversas funções. Em especial, no caso de como o conteúdo chegará ao aluno.

Atualmente, esse modelo é quase predominante em cursos mais voltados para a manipulação de equipamento, sendo hoje uma das principais vantagens. Como já foi dito, um curso presencial oferece a possibilidade que o conhecimento teórico seja expandido para a prática.

Por exemplo, um curso presencial de química. Nele, você poderá encontrar diversos experimentos que são feitos com a base teórica adquirida anteriormente. Para isso, grande parte dos cursos promove que seus alunos utilizem laboratórios fornecidos pela escola. Desse modo, fazendo com que a prática possa ser feita e observada presencialmente, algo bem difícil de acontecer caso um curso seja feito online.

Além disso, também devemos considerar a possibilidade de retirar dúvidas em diversos momentos durante a aula. Em um curso online, é necessario que você fale em outro momento ou diretamente com o professor por e-mail. Desse modo, sendo necessário que você procure em outros locais sobre o assunto.

Vale a pena?

Como no outro caso, essa resposta acaba dependendo muito da sua situação. Hoje, é quase garantido que você contará com um excelente profissional caso escolha um curso presencial. No entanto, nem sempre ele estará disposto a passar o conteúdo de uma maneira que você consiga absorver, assim voltando a dúvida de curso online x curso presencial.

Devido a isso, é interessante que você pesquise bem sobre localização e, em especial, quem irá apresentar as aulas. Atualmente, não é difícil de encontrar essa informação, geralmente tendo no próprio anúncio ou site do curso.

Qual o melhor?

Bem, é bem complicado de responder sobre qual curso é melhor. Em especial, visto que não há apenas uma resposta para todos. Nessas situações é interessante que seja avalie diversos pontos como localização, transporte, custo e, até mesmo, comodidade.

Para muitos, a solução perfeita que atende tudo isso é o modelo online. Todavia, é bem comum de encontrar indivíduos que simplesmente não se sentem confortáveis estudando em casa. Geralmente, essas pessoas nunca tiveram grandes problemas na vida acadêmica quando mais jovens. É importante ressaltar que o ensino fundamental e médio geram um costume ao modelo mais tradicional, assim sendo mais aceito em cursos de graduação ou livres.

Por outro lado, caso estudar em casa não seja um problema, você provavelmente optará por um curso online. Em especial, visto que você conseguirá economizar uma boa parte do seu tempo que seria gasto apenas se locomovendo de um lugar para o outro. Portanto, é interessante que você pense bem nas suas escolhas na hora de decidir entre curso online x curso presencial.

Deixe seu Comentário